Política e Resenha

“Rodovias da Vergonha”: Decisão Adia do TCU e ViaBahia Continua no Controle das BRs 116 e 324

O caos nas estradas baianas administradas pela ViaBahia está longe de terminar. Na última quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu adiar o tão esperado julgamento sobre o fim da concessão das BRs 116 e 324 à empresa. A decisão foi assinada pelo relator, ministro Antonio Anastasia, que prometeu reincluir o processo na pauta do dia 5 de fevereiro. Até lá, motoristas seguem enfrentando pistas deterioradas e serviços precários.

A revolta popular não é à toa. Sob a gestão da ViaBahia, as rodovias se tornaram sinônimo de perigo e frustração. Promessas de duplicação, construção de passarelas e viadutos ficaram no papel, enquanto pedágios continuam a ser cobrados sem nenhum retorno evidente. Segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, as estradas estão em “estado deplorável”. Motoristas concordam, descrevendo o cenário como um completo abandono.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ciente da situação insustentável, aprovou em outubro de 2024 um acordo para encerrar o contrato com a concessionária. A decisão foi firmada em um Termo de Autocomposição, após anos de litígios que apenas prejudicaram a sociedade. No entanto, com o adiamento do julgamento pelo TCU, a ViaBahia segue no comando, e os usuários, no prejuízo.

Na manhã desta quinta-feira (23), um repórter desabafou ao vivo: “Vamos continuar com esse péssimo serviço. Asfalto ruim, mau atendimento, sem obras e sem nenhum compromisso cumprido.”

A insatisfação também se reflete nas redes sociais, onde motoristas questionam a falta de fiscalização e cobram uma solução definitiva. A cada dia que passa, a sensação de abandono cresce, enquanto a ViaBahia permanece lucrando, mesmo sem atender às demandas mínimas de quem trafega pelas BRs 116 e 324.

O julgamento marcado para 5 de fevereiro será crucial para definir o futuro das rodovias e, mais importante, para devolver a dignidade aos milhares de baianos que dependem dessas vias. A pergunta que não cala: até quando a ViaBahia continuará no controle? A Bahia merece muito mais do que as “rodovias da vergonha”.