Três deputados do PV na Assembleia Legislativa assinaram a lista em apoio à candidatura do deputado petista Paulo Rangel ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, o deputado “verde” Roberto Carlos, que ainda se coloca como concorrente à vaga, ficou ainda mais isolado na disputa.
Do PV, assinaram em favor de Rangel, favorito a ocupar a cadeira do conselheiro aposentado Fernando Vita, os deputados Vitor Bonfim, Marquinho Viana e Ludmilla Fiscina. “Decidimos assinar, juntos, porque Roberto Carlos, infelizmente, não conseguiu se viabilizar. Ele estava até aguardando para conversar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o assunto, mas acho que não avançou.
Além de assinar a lista, Vitor Bonfim é um dos maiores articuladores da candidatura de Rangel ao TCM. Ele tem atuado na Assembleia para coletar assinaturas em apoio ao parlamentar do PT desde o final de novembro.
Além dos três deputados do PV, Paulo Rangel já recebeu o apoio das bancadas do PT, do PSD e dos dois blocos informais da Assembleia, totalizando 37 parlamentares. Entretanto, no PSD o deputado Eures Ribeiro ainda não assinou a lista.
Além disso, Rangel tem a seu favor os apoios dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que articulam em seu favor. O governador ainda não se manifestou publicamente sobre quem irá apoiar na disputa. As inscrições dos candidatos ao TCM serão abertas pelo presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), em fevereiro, após o recesso parlamentar.
Para se inscrever, o postulante precisa de no mínimo 13 assinaturas entre os deputados. A eleição deve ocorrer entre fevereiro e março. Da base do governo, quem também coleta assinaturas para entrar na disputa é o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). O ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) é outro que pretende concorrer. A eleição se dá por meio de votação secreta.