Política e Resenha

Semana do 183º aniversário de Vitória da Conquista começou neste domingo com evento em homenagem a imigrantes

Em uma iniciativa da Câmara de Vereadores com apoio da Prefeitura e da Polícia Militar, o evento denominado Abraço da Paz abriu as comemorações pelo 183 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, na Praça Desembargador Mármore Neto, popularmente conhecida como Praça do Boneco, no bairro Brasil. O ato teve as presenças da prefeita Sheila Lemos, do presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, vereadores, secretários e outros membros do governo, além da representação do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

A praça, inaugurada em 1992, na gestão do então prefeito Murilo Mármore, foi escolhida pelo monumento existente no local, em referência aos chegantes. Para simbolizar o abraço de Vitória da Conquista às pessoas que se mudaram para a cidade e ajudaram em seu desenvolvimento foram convidados os ganhadores do título de Cidadão Conquistense deste ano. Segundo o vereador Hermínio Oliveira, além de homenagear os imigrantes, o ato simbólico tinha o intuito de pedir paz.

Na sua fala, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância dos imigrantes para o desenvolvimento de cidade. “Isso é respeito aos que aqui chegam. Somos uma cidade acolhedora, uma cidade de paz, uma cidade feita a muitas mãos”, destacou Sheila Lemos, que também ressaltou a importância de se viver em paz e de como a Prefeitura vem investindo na segurança da população. “A nova iluminação de LED do Brilha Conquista promove segurança, a nossa Guarda Municipal também, temos diversos investimentos no município, na educação, na limpeza dos terrenos baldios, em assistência social, e tudo isso promove segurança”, disse.

O presidente Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, destacou o papel do Legislativo em promover a integração de todos que aqui chegam.  “Me sinto feliz, nesse momento, nessa integração do povo de nossa terra, um povo de boas relações públicas, que interage, que comunica, um povo educado que preserva e que acolhe, que recebe bem a todos que chegam aqui para esta terra, que vem, constitui família e que trabalha em todo o segmento da nossa sociedade, fazendo-a prosperar cada vez mais” destacou Hermínio.

O subcomandante do CPRSO, tenente-coronel Fernando Leite, que representou o comandante Ivanildo da Silva, lembrou também é um imigrante, que chegou em Vitória da Conquista há 31 anos, e ressaltou o trabalho da Polícia Militar no município, que hoje tem o título de cidade mais segura do Estado. Leite  afirmou que Conquista é a cidade mais segura para se viver na Bahia e no Nordeste. “Eu digo que Conquista, hoje, vive esse momento de tranquilidade porque a comunidade acredita no nosso trabalho”, ressaltou o oficial.

O evento contou com as participações do Grupamento de Motociclistas da PM, do Coral Juvenil do Colégio da PM e da banda de Música Maestro Walter de Santa Rosa, do 9° Beic. Houve apresentações de mensagens de paz de representantes de comunidades religiosas, além de atividades para o público infantil, como escultura de balões, pintura facial, brincadeiras e jogos; teatro de marionetes e a apresentação da banda de percussão do Centro de Referência de Assistência Social (Crás) do Bruno Bacelar, formada por crianças e adolescentes.

A programação do aniversário da cidade prossegue durante a semana, até o ápice, quando estão programaas festas religiosas (Marcha com Jesus) e pagã (trio elétrico na Lagoa das Bateias, marcando a volta da Banda Vuô, sob o comando de Alexandre Magno). Nesta segunda-feira (6), às 9h, será apresentado à comunidade o meliponário do Orquidário Municipal Dona Zilda Gusmão Pereira. O meliponário é um espaço de criação de abelhas sem ferrão. Na terça (7), serão entregues mais de 500 escrituras a moradores do loteamento Nova Cidade beneficiados pelo programa de regularização fundiária da Prefeitura. Às 19h, a Câmara Municipal faz o ato de concessão de títulos de Cidadão Conquistense.