Política e Resenha

A Luz que Transfigura as Trevas

 

 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje nos reunimos para refletir sobre o extraordinário evento da Transfiguração do Senhor, um momento de profunda revelação que resplandece como farol em meio às nossas próprias jornadas. Ao subir ao monte com os três discípulos escolhidos, Jesus não apenas revelou Sua glória, mas também ofereceu uma lição preciosa sobre a esperança que transcende as sombras da vida.

Imaginemos aquele momento: o rosto de Jesus resplandecendo e Suas vestes radiantes, prenunciando a vitória sobre a morte. Ele antecipou a Ressurreição diante de Pedro, Tiago e João, proporcionando-lhes a visão da luz que atravessa as trevas. Nesse instante divino, a voz do Pai ecoou, afirmando que Jesus é Seu Filho amado, e que devemos escutá-Lo.

Este episódio transfigurativo é mais do que uma cena celestial. É uma promessa divina, uma antecipação luminosa que ressoa em nossos corações, especialmente quando enfrentamos as provações da vida. Muitos de vocês conhecem a dor das dificuldades, mas a Transfiguração nos lembra: a morte não é o fim, é uma porta que se abre para a gloriosa Ressurreição.

Pedro, tomado pelo êxtase, exclamou: “É bom para nós estar aqui”. E é verdade, é bom estar neste monte de esperança, neste monte de luz, nesta antecipação da Páscoa. No entanto, como alertou o Papa Francisco, não podemos permitir que este sentimento se transforme em preguiça espiritual. A experiência do monte não é um refúgio, mas um impulso para agir.

Somos convocados a levar esta luz transfiguradora para o mundo, a acender pequenas lâmpadas do Evangelho nos corações das pessoas. Jesus nos chama a sermos agentes da esperança, propagadores da luz divina em meio às trevas. Cada um de nós, como cristãos, tem a missão de irradiar amor e esperança, tornando-se pequenas lâmpadas que dissipam a escuridão ao nosso redor.

Em tempos de provação, quando as nuvens parecem densas, lembremo-nos da Transfiguração. O Senhor ressuscitou, e as trevas nunca terão a última palavra. Que a luz que experienciamos neste monte da fé não seja guardada egoisticamente, mas compartilhada generosamente com todos. Que sejamos portadores dessa luz para iluminar os caminhos daqueles que ainda não conhecem a beleza redentora do Evangelho.

Nesta Quaresma, recordemos a antecipação da luz que vivemos no monte. Que essa experiência transformadora nos mova a sermos luzes vivas, testemunhas do amor e da esperança que emana do Cristo transfigurado. Amém.