Vitória da Conquista, 08 de março de 2024 – Com a chegada do período chuvoso e o aumento do risco de vigilância do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), intensificou as ações de combate ao vetor. A Operação Cata-Bagulho, mutirões de limpeza nos cemitérios municipais e no Cristo de Mário Cravo, além da roçagem de terrenos baldios, são algumas das medidas tomadas para eliminar criadores de mosquitos.
Somente no bairro Patagônia, a Operação Cata-Bagulho já coletou mais de 12 toneladas de material inservível. Tratores também foram disponibilizados para a roçagem de terrenos baldios em diversos bairros da cidade. No entanto, o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, sublinha que a responsabilidade pela manutenção dos terrenos é dos proprietários.
“É importante que cada uma de suas fachadas, descarte o lixo corretamente, nos dias e horários previstos, e elimine qualquer tipo de parada de água em seus quintais e terrenos”, afirma Luís Paulo.
Com o intuito de garantir a limpeza e organização dos cemitérios urbanos durante o período de maior visitação, por razão da Semana Santa e da Páscoa, a Sesep também está realizando mutirões de limpeza nesses locais.
Ações conjuntas e responsabilidade individual
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Meio Ambiente, tem se mobilizado para combater o mosquito Aedes aegypti. No entanto, o sucesso das ações depende da colaboração de toda a população.
“É importante que a comunidade esteja atenta e faça sua parte para evitar a proteção do mosquito. Adotando medidas simples, como manter caixas d’água tampadas, calhas limpas e eliminar qualquer tipo de água parada, podemos evitar a prevenção do mosquito e prevenir doenças como dengue, chikungunya e zika”, alerta a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Maria Clara.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é um compromisso de todos. Faça sua parte!
Maria Clara, articulista da política e resenha