Política e Resenha

A Quaresma é tempo de viver a Misericórdia de Deus e o Perdão

 

A Quaresma é um tempo especial em que somos convidados a nos aproximar mais de Deus e a experimentar o seu amor infinito por nós. É um tempo em que reconhecemos a nossa fragilidade e a nossa necessidade de conversão. É um tempo em que nos abrimos à graça de Deus que nos perdoa e nos transforma.

O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma deste ano, nos lembra que a Misericórdia de Deus é a fonte da nossa esperança. Ele nos diz que “Deus não se cansa de estender a mão para nos levantar das nossas quedas, de nos curar das nossas feridas, de nos restituir a dignidade e a alegria de seus filhos” (Papa Francisco).

A Misericórdia de Deus é o rosto de Cristo, que se entregou na cruz por nós, para nos salvar do pecado e da morte. A Misericórdia de Deus é a Verdade que nos liberta das mentiras e das ilusões do mundo. A Misericórdia de Deus é a Vida que nos renova e nos faz participar da sua glória.

Mas para receber a Misericórdia de Deus, precisamos também dar o nosso passo de fé e de humildade. Precisamos reconhecer os nossos erros, os nossos pecados, as nossas ofensas a Deus e aos irmãos. Precisamos pedir perdão e perdoar. Precisamos buscar o Sacramento da Reconciliação, que é o lugar privilegiado onde Deus nos abraça com o seu perdão e nos reconcilia com Ele e com a Igreja.

O Papa Francisco nos exorta a sermos, por nossa vez, propagadores do perdão. Ele nos diz que “o perdão de Deus, através também das nossas palavras e gestos, possibilita viver uma Páscoa de fraternidade” (Papa Francisco). O perdão é um dom que recebemos gratuitamente de Deus e que devemos partilhar generosamente com os outros. O perdão é um sinal de amor, de compaixão, de misericórdia. O perdão é um caminho de paz, de harmonia, de comunhão.

O perdão não é fácil, mas é possível. O perdão não é um sinal de fraqueza, mas de força. O perdão não é uma renúncia à justiça, mas uma busca da verdade. O perdão não é uma desculpa para o mal, mas uma vitória sobre o mal.

O perdão é uma escolha, uma decisão, uma atitude. O perdão é uma graça, um dom, uma bênção. O perdão é uma exigência, um compromisso, uma responsabilidade. O perdão é uma missão, um testemunho, um serviço.

O perdão é uma das grandes lições do Evangelho de Cristo. Ele nos ensinou a perdoar sempre, até setenta vezes sete. Ele nos ensinou a perdoar até os nossos inimigos, a rezar por eles e a abençoá-los. Ele nos ensinou a perdoar do fundo do coração, sem ressentimentos, sem condições, sem limites.

Ele nos deu o exemplo supremo de perdão na cruz, quando disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Ele nos deu o mandamento novo do amor, que implica o perdão: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).

• Que a Virgem Maria, que permaneceu aos pés da cruz, nos tome pela mão e nos torne sempre abertos a Deus e aos irmãos. Que o tempo da quaresma nos ajude a acolher com generosidade o perdão de Deus sem nos esquecermos do perdão mútuo com nossos irmãos. Que a Páscoa do Senhor nos encha de alegria e de esperança, pois Ele vive e nos ama para sempre. Amém. 🙏