Uma exposição rica em memórias e detalhes preserva a história da Igreja Católica em Vitória da Conquista no Museu Pedagógico Padre Palmeira, na Praça Sá Barreto. Através desta exposição, convidamos o visitante a caminhar pela história e a conhecer a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias, reproduzida no Colégio Padre Palmeira.
Para isso, voltemos no tempo para compreender a história antes da criação da diocese. A presença dos Freios Capuchinhos é fundamental para a história da Igreja Católica em Vitória da Conquista. Esses missionários atuaram na região antes mesmo da criação da diocese, contribuindo para a formação da comunidade católica local.
Em 1957, a diocese de Vitória da Conquista se desmembrou do território da diocese de Amargosa, e um ano depois, em agosto de 1958, a cidade recebeu seu primeiro bispo, Dom Jackson Berenguer Prado. Ao longo dos anos, foram Bispos, como Dom Climério, e personalidades importantes, como Dom Celso e Dom Geraldo que contribuíram para a história da igreja na região.
A exposição comemorativa dos 70 anos da diocese e arquidiocese de Vitória da Conquista não se limita a apresentar objetos e documentos históricos, como mitras, missais, cálices e paramentos. Ela também destaca a contribuição de diversas pessoas, clérigos e leigos, que dedicaram suas vidas à missão da igreja e do Evangelho.
A beleza da exposição convida o visitante a reviver a igreja em si e a apreciar os detalhes que fazem com que a história seja mais palpável. Como o tradicional pãozinho de Santo Antônio, ela apela a todos os sentidos, permitindo que o visitante experimente uma conexão profunda com o passado e a história da igreja católica em Vitória da Conquista.
Neste passeio pela história, percebemos que a igreja é uma exposição permanente em si mesma, repleta de significado e importância. Ela é uma história bela e vibrante, que deve ser preservada e celebrada, agradecendo a todas as pessoas que contribuíram para a construção dessa comunidade de fé.
Padre Carlos