Política e Resenha

A pedido de Lídice da Mata, comissão da Câmara vai debater criação do Dia Nacional do Brega

Na próxima terça-feira (21), atendendo requerimento da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para debater a criação do Dia Nacional do Brega. Atualmente, a data é comemorada, de modo informal, em 14 de fevereiro. Já há um projeto em tramitação na Câmara, do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), para oficializar esta data no calendário nacional. 

 

Foram convidados para participar da audiência os cantores Conde, Rodrigo Mell, Betinho Rossi, assim como as cantoras Michelle Melo Resende e Dany Miler. Também poderão estar presentes um representante do Ministério da Cultura, o empresário Alexandre Vinícius, do perfil Brega Bregoso, o cantor e empresário Betinho Rossi, Bega do Babado, entre outros. 

Ao sugerir a realização do debate, a deputada Lídice da Mata disse que o gênero musical brega desempenha um papel fundamental na cultura popular brasileira, e merece ser celebrado e discutido devido à sua relevância social, cultural e histórica. A deputada baiana disse acreditar que a celebração do Dia Nacional do Brega pode abrir portas para a preservação de seu legado, a promoção de novos talentos e o fortalecimento do orgulho cultural em relação a esse gênero.

 

“A música brega possui raízes profundas na diversidade do Brasil, refletindo as nuances culturais de diferentes regiões do país. Ela se destaca por sua capacidade de conectar gerações, servindo como uma trilha sonora para momentos significativos na vida das pessoas. Além disso, o brega é um importante vetor de inclusão social, proporcionando oportunidades a artistas e músicos talentosos que muitas vezes são marginalizados”, defendeu Lídice.

 

Na justificativa de seu projeto, o deputado Pedro Campos afirma que a consolidação da data do Dia Nacional do Brega seria uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi, que nasceu em Recife no dia 14 de fevereiro de 1944, e faleceu em dezembro de 2013. Para o deputado, a criação do dia seria “uma maneira significativa de honrar um dos ícones do gênero e reconhecer sua contribuição para a música brasileira”.