Política e Resenha

ARTIGO – Dezembro: A Travessia do Tempo (Padre Carlos)

 

 

Turning month calendar page sheets with dates closeup-up. Time for meetings holidays and memories.

 

Turning month calendar page sheets with dates closeup-up. Time for meetings holidays and memories.

Dezembro chegou, trazendo consigo o aroma de um ciclo que se encerra e a promessa de um novo começo. É como se o tempo, cansado de sua corrida incessante, pedisse uma pausa para respirar. As últimas páginas do calendário não são apenas dados; são reflexões, reencontros e esperanças, misturados ao frenesi das compras, às luzes natalinas e aos abraços que ficaram por dar.

O mês das festas também é o mês dos silêncios. Em meio às celebrações, há quem encontre tempo para caminhar sozinho, olhar o pôr do sol e refletir sobre o que ficou para trás. Dezembro nos lembra que o tempo é um misto de nostalgia e renovação, um álbum de memórias que folheamos enquanto olhamos para o horizonte com a promessa de recomeços.

É nesse momento que o Natal se apresenta, repleto de simbolismos. Não importa se religioso ou apenas um tempo de afetos: ele nos conecta ao que há de mais puro. É o Natal do Filho de Deus, do menino Jesus, do reencontro com a alegria interior. Mas é também o Natal das hipocrisias de promessas não cumpridas, uma reflexão sobre a nossa humanidade tão imperfeita.

Quando o relógio anunciar o fim de mais um ano, e o céu se iluminar com fogos de intenção, teremos a oportunidade de agradecer, celebrar e, quem sabe, nos comprometer a ser melhores. Dezembro é assim: um adeus, um até logo, e um lembrete de que tudo o que somos cabe em um instante. E, nesse instante, encontremos a coragem para continuar a travessia.