Política e Resenha

ARTIGO – O Evangelho de Marcos: Lições de Amor, Justiça e Liberdade

 

Na passagem do Evangelho segundo Marcos, capítulos 2, versículos 23 a 3, versículo 6, somos confrontados com um ensinamento profundo e transformador sobre a verdadeira essência da lei, do amor e da justiça. É neste trecho que Jesus, confrontado pelos fariseus por permitir que seus discípulos colham espigas no sábado, revela não apenas sua autoridade sobre o sábado, mas também a natureza libertadora de seu evangelho.

O Papa Francisco, em sua sabedoria e humildade, nos recorda que o caminho do Evangelho é o caminho do amor e da justiça. Um caminho que transcende a rigidez da lei e nos conduz à verdadeira compreensão da vontade de Deus. Este caminho, centrado no amor e na misericórdia, contrasta com a abordagem dos doutores da lei, que se preocupavam mais com a observância legalista do que com a verdadeira justiça e compaixão.

Ao permitir que seus discípulos colham espigas no sábado, Jesus não apenas desafia as tradições religiosas da época, mas também revela a primazia do amor sobre a lei. Ele nos ensina que o verdadeiro sentido da lei é promover o bem-estar e a dignidade do ser humano, e não oprimir ou restringir sua liberdade. É por isso que ele proclama: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.”

Neste episódio, Jesus nos convida a transcender as estruturas religiosas e a abraçar um caminho de amor compassivo e inclusivo. Ele nos lembra que a verdadeira observância da lei não está na sua letra, mas sim no seu espírito, que é o espírito do amor e da justiça. Pois, como nos ensina o Papa Francisco, “Cuidar da lei, negligenciar a justiça. Cuidar da lei, negligenciar o amor. Este é o caminho que Jesus nos ensina, totalmente oposto ao dos doutores da lei.”

Ao seguirmos o exemplo de Jesus, somos chamados a priorizar o amor e a compaixão em nossas interações com os outros. Devemos buscar não apenas cumprir as exigências externas da lei, mas também viver de acordo com os princípios do Reino de Deus, onde o amor e a justiça reinam supremos.

Portanto, que possamos aprender com o Evangelho de Marcos a trilhar o caminho do amor, da justiça e da liberdade. Que possamos seguir os passos de Jesus, que veio não para abolir a lei, mas para cumpri-la em seu pleno significado. E que, através do nosso compromisso com o amor e a justiça, possamos verdadeiramente encontrar a santidade, a salvação e o encontro com o próprio Jesus.