Nesta terça-feira (18), a Polícia Civil da Bahia concluiu uma investigação chocante que abalou a comunidade de Vitória da Conquista. Um cirurgião-dentista foi indiciado por exercer ilegalmente a medicina e causar lesão corporal gravíssima em um paciente, durante procedimentos estéticos realizados na Avenida Otávio Santos, no Bairro Recreio.
Os crimes, que ocorreram entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, envolvem a prática de rinomodelação, um procedimento de preenchimento não cirúrgico do nariz. No entanto, investigações revelaram que o dentista, de forma ilegal, realizou uma rinoplastia – uma cirurgia que altera a estrutura nasal e deve ser feita por um médico qualificado.
Laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e relatórios médicos confirmaram que a intervenção do dentista resultou em uma deformidade permanente no nariz do paciente, configurando lesão corporal gravíssima. Além disso, a prática do procedimento cirúrgico por cirurgiões-dentistas é expressamente proibida pela Resolução n. 230/2020 do Conselho Federal de Odontologia.
A investigação revelou que o profissional rotineiramente exercia a medicina sem autorização legal em sua clínica, promovendo procedimentos cirúrgicos como alectomia, blefaroplastia, otoplastia, rinoplastia e ritidoplastia em suas redes sociais. Cópias do inquérito foram enviadas ao Conselho Regional de Odontologia da Bahia para providências administrativas.
A pena máxima para os crimes de exercício ilegal da medicina e lesão corporal gravíssima pode chegar a 10 anos de reclusão. O cirurgião-dentista indiciado responderá ao processo em liberdade, enquanto a comunidade espera justiça para o paciente afetado e uma ação firme contra tais práticas ilegais.