Candidato à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), Ubiratan Félix, em entrevista, fez duras críticas à atual gestão do Crea-Ba, que, hoje, é comandado pelo presidente e candidato à reeleição Agrimensor Joseval Carqueija.
De acordo com Félix, a atual gestão tem sido “apática e socialmente inexpressiva”. O candidato salientou que, apesar da arrecadação de cerca de R$ 86 milhões do Conselho, este valor não é revertido em atuação no órgão.
“Apesar de ser um órgão importante, a atual gestão é apática e socialmente inexpressiva. Uma instituição importantíssima, administrada com omissão, burocracia atrasada e pequenez. Qual a posição do CREA em relação ao PAC, a duplicação da BR-101, a ampliação da UFSB? Nossa entidade não parece ter voz. O Crea arrecada muito e faz pouco. A receita gira em torno de 86 milhões, mas a fiscalização é deficiente. A Bahia tem 417 municípios e apenas 54 fiscais. Anuidade e as taxas do CREA são incompatíveis com a realidade remuneratória dos profissionais. É um sistema rico que empobrece os profissionais”, disse Ubiratan Félix.
Com eleição marcada para esta sexta-feira (17), no site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), das 8h às 19 h, Ubiratan tem como uma das suas principais bandeiras de campanha que o Confea aprove desconto das anuidades nos moldes de outros conselhos, a exemplo da OAB, para profissionais recém-formados, redução dos valores das anuidades, taxas e ART’S.
“Defendemos a agilização da emissão das Certidões de Acervo Técnico (CAT), que é documento fundamental para as empresas e profissionais possam participar dos processos licitatórios. Existe casos de demora de até 40 dias para emissão”, completou.
Nascido em Itabuna, Ubiratan Félix é técnico em Estradas pela antiga Escola Técnica Federal da Bahia e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da UFBA. Também mestre em Planejamento Territorial e Professor do IFBA. Foi sócio da Engenharia do Ambiente Consultoria e Projetos Ltda, secretário de Obras e Mobilidade de Vitoria da Conquista, assessor da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Além de conselheiro Nacional das Cidades e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Poderá votar todo profissional registrado no CREA-BA em situação regular com anuidade.