Na última quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) da Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu uma comovente confraternização de final de ano no Abrigo Institucional Pernoite, destinado às pessoas em situação de rua. O evento reuniu não apenas os usuários beneficiados pelo abrigo, mas também a dedicada equipe de trabalho e as coordenações da Semdes.
O jantar, que antecipou as celebrações do ano novo, não foi apenas uma festividade comum, mas uma iniciativa que visou, sobretudo, promover a inclusão social por meio de momentos de diversão e afeto. Essa nobre ação teve como foco principal a população em situação de rua que encontra acolhida no abrigo, proporcionando-lhes uma experiência memorável e contribuindo para a construção de vínculos sociais.
Wadson Ribeiro, gerente do abrigo, enfatizou a importância dessa confraternização como um momento significativo de socialização para os usuários atendidos pelo serviço. “Nosso objetivo, ao realizar esse jantar, está além de um simples gesto de solidariedade. Nós queremos também fortalecer nosso vínculo com os usuários, demonstrar nosso compromisso social e conscientizar nossos colaboradores sobre a importância do apoio aos mais necessitados, no caso, nossos usuários. Além disso, também buscamos iniciar esse movimento contínuo de pessoas que estão comprometidas em ser um agente transformador na sociedade”, explicou o gerente.
Desde o início da pandemia, o abrigo tem desempenhado um papel crucial ao acolher pessoas em situação de rua, oferecendo-lhes abrigo a partir das 16h para pernoite. O serviço vai além do simples fornecimento de um lugar para dormir, incluindo roupa de cama, produtos de higiene pessoal para banho, alojamento, jantar e café da manhã. Para Marcos Pimentel, um dos usuários do serviço que teve a oportunidade de expressar sua gratidão durante a celebração, o abrigo proporciona segurança e dignidade.
“Eu só tenho a agradecer pelo atendimento, pela educação dos funcionários comigo e também com os outros, sem acepção de pessoas. E, aos meus amigos, que estão obrigados comigo, também é preciso ter essa visão. Muitas vezes, algumas pessoas, não são todas, não reconhecem esse trabalho que vocês fazem de acolhimento. Aqui, a gente tem alimentação, pode tomar um banho, você chega aqui e está tudo limpinho. Às vezes, eu noto uma minoria reclamando e, muitas vezes, esquece que estava na rua, dormindo no relento, arriscando sua vida. Eu só tenho a agradecer a vocês todos”, afirmou Marcos.
A celebração não apenas aqueceu os corações dos presentes, mas também evidenciou a importância do trabalho desempenhado pela Semdes e pelo Abrigo Institucional Pernoite na promoção da dignidade e inclusão social. Que iniciativas como essa sirvam de inspiração para toda a sociedade, reforçando o compromisso de cada um como agente transformador na construção de um mundo mais justo e solidário.