O Governo Federal bateu o martelo: as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 terão nova concessão, e a ViaBahia está com os dias contados! Após anos de reclamações sobre a precariedade das estradas, o Ministério dos Transportes aprovou os estudos de viabilidade para a nova concessão dos trechos que ligam Feira de Santana a Salvador e à divisa com Minas Gerais – um total de 663 km de rodovias que devem passar por uma verdadeira transformação.
O QUE VEM POR AÍ?
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) agora abrirá três audiências públicas e um canal online para que a população possa opinar sobre as mudanças antes do novo leilão, previsto para dezembro de 2025. O objetivo? Atrair grandes investimentos para modernizar as estradas, trazendo mais segurança, qualidade e eficiência para os motoristas.
Até lá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assume a manutenção das rodovias, prometendo recuperar pavimentos e garantir a operação dos serviços.
R$ 681 MILHÕES PARA A VIA BAHIA SAIR DE CENA!
Para viabilizar a transição, o Governo fechou um acordo com a ViaBahia, que será indenizada em R$ 681 milhões. Esse valor cobre investimentos não amortizados e litígios, permitindo que a empresa se despeça de vez da concessão.
MOTORISTAS VÃO SENTIR A DIFERENÇA?
A promessa do Governo é que, com uma nova empresa assumindo a concessão, as estradas passem por uma verdadeira revolução na infraestrutura. Mas enquanto isso não acontece, o DNIT terá um grande desafio pela frente: evitar o colapso viário e garantir melhores condições de tráfego até a chegada da nova administradora.
A pergunta que fica: será que dessa vez as rodovias da Bahia finalmente terão a qualidade que os motoristas tanto esperam? 🤔🚗💨