Após um longo período de seca e expectativa, a zona rural de Anagé, no sudoeste da Bahia, viveu nesta terça-feira (5) um momento de celebração e alívio. A tão aguardada chuva chegou com intensidade, enchendo reservatórios e dando novo ânimo aos moradores, que sofriam com a estiagem severa. A barragem de Anagé, no curso do Rio Gavião, finalmente começou a acumular água, um verdadeiro alívio para a região.
Entre os vídeos que circularam nas redes sociais e chegaram ao Blog do Sena, o empresário Gil da Hed Car Veículos compartilhou sua alegria com a chuva. “Irapuá, dia 5 de novembro de 2024, olha a barragem lá embaixo, água querendo ‘pocar’ já. Olha a água já derramando”, exclamou Gil, capturando o espírito de alegria que tomou conta dos moradores.
Essa cena é um alívio para a comunidade, que depende da chuva não apenas para o abastecimento doméstico, mas também para a agricultura e o pasto dos animais. As chuvas também ajudam a revitalizar o solo, um benefício que há muito tempo era apenas uma esperança para os agricultores locais.
Vitória da Conquista, cidade vizinha e maior polo da região, tem recebido apenas chuvas isoladas e passageiras. O céu permaneceu nublado ao longo do dia, e a previsão indica apenas uma possibilidade de chuva leve nos próximos dias. Nesta quarta-feira (6), os conquistenses podem esperar sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 19 e 26 graus, segundo o Clima Tempo. A verdadeira expectativa, no entanto, é para o fim de semana, quando há previsão de temporal durante a tarde e a noite de sábado e domingo.
A previsão é ansiosamente aguardada, pois a população espera que o mesmo alívio que chegou a Anagé finalmente se estenda a toda a região.