Política e Resenha

Mutirão contra o Aedes: Uma batalha em conjunto

Nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), Vitória da Conquista se une em um esforço conjunto para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura mobiliza todas as equipes de combate às endemias e de limpeza pública em mutirões nos bairros Patagônia e Lagoa de José Luís.

O bairro Patagônia, com maior número de notificações por dengue, será o foco da ação na sexta-feira. No sábado, o mutirão se concentra no povoado de Lagoa de José Luís, em Iguá, no Dia D Nacional de Mobilização contra a dengue.

Educação e ação:

Agentes de endemias e comunitários percorrerão as ruas, orientando a população sobre como eliminar os criadouros do mosquito. A equipe de limpeza da Sesep fará a coleta de inservíveis com a Operação Cata-Bagulho.

Um compromisso de todos:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede a colaboração da população para receber os agentes e participar das ações de combate ao mosquito. Eliminar os criadouros do Aedes aegypti é um compromisso de todos para proteger a saúde da comunidade.

Dados preocupantes:

Até a 8ª semana epidemiológica de 2024, foram registrados 3.494 casos suspeitos de arboviroses, com 564 confirmações de dengue, 22 de chikungunya e um de zika. Dois óbitos por dengue grave aguardam investigação.

Combater o Aedes é proteger a vida:

Participar do mutirão e manter os cuidados permanentes contra o mosquito são medidas essenciais para prevenir doenças, proteger a saúde da população e evitar sofrimento e perdas irreparáveis.

Autoria: Maria Clara, Articulista de Política e Resenha