Nota Oficial do Partido Avante – Comissão Executiva Municipal de Vitória da Conquista
Assunto: Esclarecimento Detalhado sobre a Formação da Chapa de Vereadores e Ações Corretivas
Prezados cidadãos de Vitória da Conquista,
A Comissão Executiva Municipal do Partido Avante vem a público, com total transparência e compromisso com a moralidade pública, esclarecer os eventos recentes que envolveram a formação de nossa chapa de vereadores para as eleições municipais de 2024. Este comunicado visa não apenas informar, mas também reafirmar nosso compromisso com a ética e a legalidade.
Contexto da Formação da Chapa:
Às vésperas do início oficial da campanha, o Partido Avante enfrentou um cenário desafiador na composição de sua chapa de vereadores. Em um esforço para garantir uma participação competitiva, unimos forças com pré-candidatos que haviam sido recentemente desligados do PDT, liderados pelo senhor Marcos Adriano. Esta aliança foi uma tentativa pragmática e pontual de fortalecer nossa presença eleitoral, especialmente considerando que tínhamos como único pré-candidato o Coronel Ivanildo pelo partido à prefeitura de Vitória da Conquista.
Investigação e Descobertas:
Após uma análise minuciosa dos candidatos trazidos pelo senhor Marcos Adriano, constatamos, por meio de revisões de comunicações no grupo de WhatsApp oficial dos candidatos do partido, que a candidata Gilvaneide Teixeira dos Santos não participou de nenhuma atividade relevante de campanha, bem como não participava das constantes reuniões entre os candidatos para debater temas e estratégias de campanha. Além disso, não houve qualquer contato da candidata com a presidência ou outros membros da Comissão Executiva do partido para tratar de assuntos relacionados à campanha, ou qualquer situação acerca de sua candidatura ou problemas que a mesma estaria enfrentando para mantê-la, lembrando e ressaltando que a mesma só tinha contato exclusivamente com Marcos Adriano.
Durante as investigações, chegou ao nosso conhecimento que, através de testemunhos, supostamente desde o período de pré-candidatura, a candidata Gilvaneide Teixeira dos Santos alegava estar com gravidez de risco e que não poderia sair candidata sob forma alguma. Contudo, supostamente, Marcos Adriano a convenceu a permanecer na chapa para não perder a candidatura de dois outros candidatos homens, o que prejudicaria sua campanha à prefeitura.
Agrava o fato de que Gilvaneide Teixeira dos Santos sequer votou em si própria, tendo recebido um único voto em seção diversa da sua. Isso levanta a possibilidade de que esse voto possa ter sido um erro de digitação do cidadão, haja vista a inexistente campanha feita pela mesma. Diante dessas evidências, não podemos, perante os ilustres membros da Policia Federal, do poder judiciário e a respeitável sociedade conquistense, negar que a candidata Gilvaneide Teixeira dos Santos agiu como uma candidata fantasma, depreende-se supostamente então que possivelmente influenciada ou a mando de outrem, permaneceu nessa farsa, comprometendo assim a cota de gênero exigida por lei.
Procedimento Interno e Medidas Adotadas:
Diante dessas descobertas, salienta-se que há semanas já instauramos um procedimento interno para investigar a conduta do senhor Marcos Adriano e da candidata Gilvaneide Teixeira dos Santos. Este procedimento visa apurar as responsabilidades de ambos nas irregularidades constatadas. As evidências sugerem que suas ações podem ter comprometido a integridade do partido e os interesses de nossos candidatos. Dependendo dos resultados da investigação, medidas disciplinares, incluindo a possível expulsão do partido, poderão ser aplicadas.
Esclarecimento sobre Outros Candidatos:
É importante salientar que todos os outros candidatos investigados fizeram campanha e tiveram votos, sendo a investigação proforma, ou seja, seus nomes estão numa lista para que o judiciário consiga separar o joio do trigo, saber se eles sabiam ou não dessa farsa perpetrada por alguns. Supostamente até presente momento o partido não teve conhecimento que algum deles teve qualquer envolvimento com essa fraude, nem sequer supostamente sabiam dos fatos em si. Portanto, administrativamente, o partido exime esses candidatos de qualquer envolvimento no processo, reafirmando sua integridade e compromisso com uma campanha justa e transparente. Importante salientar que a maioria desses candidatos estão sendo representados por um único escritório de advocacia, FERRAZ e CARDOSO ADVOGADOS de propriedade de Ana Maria Ferraz Cardoso e Marcos Adriano Ferraz Cardoso, supostamente grandes interessados em criar uma história única, mais condescendente a Gilvaneide, pois então envolvidos em toda conjuntura de forma intima.
Compromisso com a Verdade e a Confiança Pública:
Diante das recentes descobertas e investigações em curso sobre a formação de nossa chapa de vereadores, queremos deixar claro que preferimos enfrentar as consequências de nossos atos com dignidade e honestidade do que perpetuar qualquer forma de engano ou mentira. Acreditamos que a confiança do público é nosso bem mais valioso, e não mediremos esforços para preservá-la. Quaisquer alegações de candidatos diferentes dessas explicitadas, dadas as circunstâncias, serão contestadas por parte do partido, junto à Polícia Federal e à Justiça Eleitoral, pois defendemos a verdade acima de qualquer outro interesse, e não permitiremos manipulações dos fatos por parte de ninguém, nem que seja preciso cortar da própria carne.
Compromisso com a Transparência e a Ética:
Estamos profundamente comprometidos em garantir que todos os nossos processos internos sejam transparentes e em conformidade com as normas eleitorais. Para isso, estamos revisando nossos procedimentos de seleção de candidatos e implementando medidas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.
Apoio e Colaboração:
Continuamos a colaborar integralmente com as autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas ou irregularidades. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os nossos eleitores e reafirmamos nosso compromisso com uma política justa, ética e representativa.
Conclusão:
Esperamos que a justiça seja feita e que o verdadeiro detentor da cadeira de vereador, dentro dos rigores da lei, seja o mais brevemente levado aos braços de quem o elegeu, o povo! Estamos determinados a aprender com esta experiência e a fortalecer nossos valores e práticas para melhor servir a comunidade de Vitória da Conquista.
Atenciosamente,
Comissão Executiva Municipal do Partido Avante
Vitória da Conquista, Bahia