Política e Resenha

Quem é o pai da criança? A disputa política pelas obras do PAC em Vitória da Conquista

 

Vitória da Conquista é uma das cidades baianas que mais se desenvolveu nos últimos anos, graças ao trabalho da prefeita Sheila Lemos, que tem buscado parcerias e recursos para melhorar a qualidade de vida da população. No entanto, esse esforço nem sempre é reconhecido ou valorizado por aqueles que querem se aproveitar das conquistas alheias para fins eleitoreiros. É o caso de alguns políticos, que recentemente se apresentaram como responsáveis pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade, sem terem contribuído efetivamente para elas.

O PAC é uma iniciativa do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visa acelerar o crescimento econômico e social do país, por meio de investimentos em infraestrutura e serviços públicos. O programa é dividido em diversas modalidades, que contemplam diferentes áreas e demandas. Para que uma cidade possa receber as obras do PAC, é preciso que a prefeitura apresente projetos e cumpra uma série de exigências técnicas, financeiras e legais, que garantam a viabilidade e a qualidade das intervenções.

A prefeita de Vitória da Conquista, em entrevista ao Blog Política e Resenha, revelou o quanto foi difícil e trabalhoso atender a esses requisitos, que muitas vezes eram alterados ou ampliados pelo governo federal. Ela também afirmou que não teve notícias de que houvesse alguma emenda parlamentar nestas obras do PAC na cidade. Se isso tivesse ocorrido, seria uma questão de ética e elegância que os parlamentares tivessem discutido com a prefeita, que é a gestora municipal e a principal interessada no desenvolvimento de Vitória da Conquista.

No entanto, o que se viu foi uma tentativa de festejar de forma indevida o trabalho e as conquistas alheia, por parte dos deputados, que se apressaram em divulgar no Blog do Anderson que tinham muitas novidades para a cidade, logo após o anúncio oficial do presidente Lula sobre o resultado das seleções do Novo PAC. Eles festejaram como se fossem os pais da criança, ignorando todo o esforço e a dedicação da prefeita e da sua equipe, que correram atrás e conseguiram trazer as obras para a cidade.

Não se trata de negar o mérito do governo Lula, que criou o PAC e destinou recursos para a Bahia e para Vitória da Conquista. Trata-se de questionar a postura dos deputados, que querem se beneficiar politicamente de algo que não fizeram. Eles deveriam reconhecer o papel da prefeita, que foi a verdadeira articuladora e protagonista das obras do PAC na cidade, e não tentar enganar a população com falsas promessas e bravatas.

As obras do PAC são importantes e necessárias para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, e devem ser comemoradas por todos. Mas é preciso que haja transparência e colaboração entre os diferentes níveis de governo e os representantes políticos, para que os benefícios cheguem efetivamente à população. Não se pode admitir que a disputa política se sobreponha ao interesse público, e que alguns queiram se apossar do trabalho feito por outros. Afinal, quem é o pai da criança? A resposta é clara: é a prefeita Sheila Lemos.