“Viver é etcétera” é uma frase do escritor brasileiro Guimarães Rosa, que expressa a ideia de que a vida é feita de muitas coisas além daquelas que planejamos, esperamos ou controlamos. A vida é cheia de surpresas, de imprevistos, de acasos, de mistérios. A vida é mais do que a soma das partes.
Muitas vezes, estamos tão ocupados com as nossas rotinas, com as nossas obrigações, com as nossas metas, que nos esquecemos de prestar atenção no que está ao nosso redor, no que acontece dentro de nós, no que nos faz sentir vivos. Estamos tão focados no futuro, no que queremos alcançar, que nos distanciamos do presente, do que já temos, do que podemos desfrutar.
Por isso, é importante nos permitirmos momentos de pausa, de reflexão, de descanso. Momentos em que possamos nos desconectar do mundo externo e nos conectar com o nosso mundo interno. Momentos em que possamos nos silenciar e nos ouvir. Momentos em que possamos nos contemplar e nos admirar.
São nesses momentos que o “etc” da vida aparece, são as “outras coisas” que nem sempre percebemos, mas que acontecem mesmo sem a nossa percepção. São as pequenas alegrias, as grandes emoções, as sinceras amizades, as profundas inspirações. São as coisas que nos fazem sorrir, nos fazem chorar, nos fazem crescer, nos fazem sonhar.
Aproveite as pausas do seu dia para recarregar as suas baterias de boas vibrações. Respire fundo, medite, ore, agradeça. Observe a natureza, admire a arte, escute a música, leia um livro. Cuide do seu corpo, da sua mente, do seu espírito, do seu coração. Viva o seu etcétera, viva o seu tudo, viva o seu nada. Viva a sua vida.