{"id":10120,"date":"2024-09-26T09:07:54","date_gmt":"2024-09-26T12:07:54","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=10120"},"modified":"2024-09-26T09:17:16","modified_gmt":"2024-09-26T12:17:16","slug":"o-fim-da-concessao-da-viabahia-uma-vitoria-tardia-para-a-bahia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/o-fim-da-concessao-da-viabahia-uma-vitoria-tardia-para-a-bahia\/","title":{"rendered":"O Fim da Concess\u00e3o da ViaBahia: Uma Vit\u00f3ria Tardia para a Bahia"},"content":{"rendered":"
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A recente not\u00edcia do fim da concess\u00e3o da ViaBahia nas rodovias BR-116 e BR-324 \u00e9 um desfecho que, para muitos baianos, demorou a chegar. Ap\u00f3s anos de cr\u00edticas severas de usu\u00e1rios, pol\u00edticos e comunidades afetadas pela m\u00e1 qualidade dos servi\u00e7os prestados pela concession\u00e1ria, finalmente, uma luz no fim do t\u00fanel se acende. Embora a decis\u00e3o ainda precise passar pelas \u00faltimas etapas de homologa\u00e7\u00e3o pelo Tribunal de Contas da Uni\u00e3o (TCU), o an\u00fancio j\u00e1 representa um marco na luta pela melhoria das rodovias na Bahia.<\/p>\n
Durante anos, a ViaBahia esteve no centro de uma pol\u00eamica que envolvia m\u00e1s condi\u00e7\u00f5es de conserva\u00e7\u00e3o das rodovias sob sua gest\u00e3o. As queixas eram recorrentes: buracos, m\u00e1 sinaliza\u00e7\u00e3o, trechos perigosos, e, sobretudo, a sensa\u00e7\u00e3o de que o servi\u00e7o oferecido n\u00e3o correspondia \u00e0s altas tarifas de ped\u00e1gio cobradas. O ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi enf\u00e1tico ao afirmar que as estradas sob supervis\u00e3o da concession\u00e1ria est\u00e3o em um \u201cestado deplor\u00e1vel\u201d e n\u00e3o se comparam, em termos de qualidade, com outras rodovias pedagiadas. Essa \u00e9 uma cr\u00edtica que ecoa os anseios da popula\u00e7\u00e3o, que h\u00e1 muito tempo se sente abandonada e lesada pela concession\u00e1ria.<\/p>\n
A decis\u00e3o de encerrar o contrato com a ViaBahia \u00e9 fruto de uma longa e dif\u00edcil negocia\u00e7\u00e3o entre o governo federal, o TCU, a Ag\u00eancia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a pr\u00f3pria empresa. Apesar da resist\u00eancia inicial da concession\u00e1ria em deixar a gest\u00e3o das rodovias, o consenso foi finalmente alcan\u00e7ado, ainda que o processo de reda\u00e7\u00e3o do distrato esteja em suas fases finais. A ViaBahia, por sua vez, tenta se defender afirmando que buscou atender aos seus deveres contratuais e aos anseios da popula\u00e7\u00e3o baiana, mas, para quem utiliza as rodovias diariamente, essa justificativa soa mais como uma tentativa de salvar as apar\u00eancias do que um reflexo da realidade.<\/p>\n
Um ponto que chama a aten\u00e7\u00e3o \u00e9 o fato de que, apesar das in\u00fameras reclama\u00e7\u00f5es, somente agora, \u00e0s v\u00e9speras do fim de 2024, o contrato com a ViaBahia ser\u00e1 oficialmente encerrado. O ex-governador Rui Costa mencionou que, ao longo de sua gest\u00e3o, discutiu diversos contratos com o TCU, e o da ViaBahia estava entre os mais problem\u00e1ticos. Por\u00e9m, o que fica no ar \u00e9 por que levou tanto tempo para que essa medida fosse tomada, considerando o estado prec\u00e1rio das rodovias por tantos anos. Fica claro que, entre press\u00f5es pol\u00edticas e entraves burocr\u00e1ticos, quem mais sofreu com essa demora foi o cidad\u00e3o comum, que todos os dias enfrenta os riscos e transtornos de transitar por rodovias em condi\u00e7\u00f5es degradantes.<\/p>\n
A frustra\u00e7\u00e3o com a ViaBahia chegou a tal ponto que, na Assembleia Legislativa da Bahia, houve movimenta\u00e7\u00e3o para a cria\u00e7\u00e3o de uma Comiss\u00e3o Parlamentar de Inqu\u00e9rito (CPI) para investigar as falhas da concession\u00e1ria. Embora a CPI n\u00e3o tenha avan\u00e7ado, o fato de essa iniciativa ter sido cogitada reflete o n\u00edvel de insatisfa\u00e7\u00e3o e indigna\u00e7\u00e3o com a situa\u00e7\u00e3o. Pol\u00edticos de diferentes espectros se uniram em torno dessa causa, pressionando para que a concess\u00e3o chegasse ao fim, o que, felizmente, agora est\u00e1 prestes a acontecer.<\/p>\n
O que se espera a partir de agora \u00e9 que o fim do contrato com a ViaBahia abra caminho para uma nova licita\u00e7\u00e3o que traga solu\u00e7\u00f5es concretas e emergenciais para a recupera\u00e7\u00e3o das rodovias BR-116 e BR-324. O an\u00fancio de que uma nova empresa assumir\u00e1 a gest\u00e3o das estradas em 2025 gera uma expectativa enorme, mas tamb\u00e9m uma responsabilidade imensa para o governo federal, que deve garantir que os erros cometidos com a ViaBahia n\u00e3o se repitam. A Bahia n\u00e3o pode mais ser submetida ao descaso e \u00e0 falta de comprometimento com a infraestrutura rodovi\u00e1ria, que \u00e9 essencial n\u00e3o s\u00f3 para a mobilidade da popula\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m para o desenvolvimento econ\u00f4mico da regi\u00e3o.<\/p>\n
As rodovias s\u00e3o art\u00e9rias vitais para a economia de qualquer estado, especialmente para um estado como a Bahia, cuja extens\u00e3o territorial demanda uma malha vi\u00e1ria eficiente e segura. A BR-116 e a BR-324 s\u00e3o rotas estrat\u00e9gicas para o transporte de mercadorias e para o turismo, ligando diversas regi\u00f5es do estado ao restante do pa\u00eds. Uma rodovia bem conservada reduz os riscos de acidentes, melhora a qualidade de vida dos usu\u00e1rios e impulsiona a economia local. Portanto, a nova gest\u00e3o dessas rodovias deve ser pautada pela efici\u00eancia, pela transpar\u00eancia e, sobretudo, pelo compromisso com a seguran\u00e7a e bem-estar dos baianos.<\/p>\n
Rui Costa foi claro ao dizer que a ViaBahia \u201cvai embora sem deixar saudades ao povo da Bahia\u201d. De fato, a concession\u00e1ria deixar\u00e1 para tr\u00e1s um legado de frustra\u00e7\u00e3o e promessas n\u00e3o cumpridas. Mas \u00e9 importante que esse epis\u00f3dio tamb\u00e9m sirva de aprendizado para o futuro. O processo de concess\u00e3o de servi\u00e7os p\u00fablicos precisa ser acompanhado de perto por \u00f3rg\u00e3os de controle, pela sociedade civil e pelos pr\u00f3prios usu\u00e1rios, que t\u00eam o direito de exigir qualidade e responsabilidade por parte das empresas contratadas para gerir servi\u00e7os essenciais.<\/p>\n
Em conclus\u00e3o, o fim do contrato da ViaBahia marca o encerramento de um cap\u00edtulo infeliz na hist\u00f3ria da infraestrutura rodovi\u00e1ria baiana, mas tamb\u00e9m abre a porta para uma nova fase. Que essa nova etapa seja pautada pelo compromisso com a excel\u00eancia, a transpar\u00eancia e o respeito ao cidad\u00e3o. Afinal, as estradas n\u00e3o s\u00e3o apenas vias de transporte \u2014 elas s\u00e3o caminhos para o desenvolvimento e o bem-estar de todos. Que a nova licita\u00e7\u00e3o traga, finalmente, a qualidade que a Bahia merece.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
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