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A recente decis\u00e3o da Ag\u00eancia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de encerrar a concess\u00e3o da Via Bahia, gestora dos trechos da BR-116 e BR-324, deveria ser motivo de al\u00edvio para a popula\u00e7\u00e3o. Afinal, h\u00e1 anos, essas rodovias s\u00e3o sin\u00f4nimos de buracos, acidentes e preju\u00edzos incalcul\u00e1veis. No entanto, ao inv\u00e9s de vermos uma solu\u00e7\u00e3o que nos beneficie, o que enxergamos \u00e9 mais uma vez a confirma\u00e7\u00e3o de que, no Brasil, o povo sempre paga a conta, enquanto os grandes grupos saem ilesos e lucram.<\/p>\n
O acordo prev\u00ea o pagamento de R$ 681 milh\u00f5es por “ativos n\u00e3o amortizados” \u00e0 concession\u00e1ria, al\u00e9m de mais R$ 80 milh\u00f5es para encerrar a sociedade e pagar os lit\u00edgios. Isso sem contar que n\u00f3s, os cidad\u00e3os, vamos arcar com R$ 131 milh\u00f5es em financiamentos que a empresa tomou junto ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil. O total? Uma fatura de impressionantes R$ 892 milh\u00f5es que, de uma forma ou de outra, n\u00f3s pagaremos.<\/p>\n
Agora, cabe a pergunta que ningu\u00e9m da ANTT, do governo ou da Via Bahia parece querer responder: onde est\u00e1 o reembolso para quem realmente sofreu com essa situa\u00e7\u00e3o? Onde est\u00e3o os recursos para aqueles que tiveram seus ve\u00edculos quebrados, danificados pelas crateras da BR-324? E as fam\u00edlias que perderam entes queridos em acidentes que poderiam ter sido evitados, se a rodovia estivesse em condi\u00e7\u00f5es minimamente aceit\u00e1veis?<\/p>\n
A Via Bahia, durante todo o per\u00edodo em que deteve a concess\u00e3o, fez pouco al\u00e9m de capinar as margens da rodovia. A promessa de melhorias, de um servi\u00e7o de qualidade em troca dos altos ped\u00e1gios, nunca foi cumprida. No entanto, ao que parece, quem vai ser indenizado \u00e9 a concession\u00e1ria, enquanto n\u00f3s, que pagamos religiosamente os ped\u00e1gios, ficamos \u00e0 merc\u00ea de rodovias esburacadas e perigosas.<\/p>\n
\u00c9 inaceit\u00e1vel que, ap\u00f3s anos de descaso, a empresa saia de cena com os bolsos cheios, sem arcar com as consequ\u00eancias de sua m\u00e1 gest\u00e3o. E pior: os mesmos R$ 892 milh\u00f5es que ser\u00e3o pagos \u00e0 Via Bahia e aos bancos poderiam ser destinados para o reembolso dos motoristas que perderam tempo, dinheiro e at\u00e9 vidas nas BR-116 e BR-324. Mas, ao inv\u00e9s disso, seremos n\u00f3s a arcar com mais esse \u00f4nus.<\/p>\n
A Via Bahia tem at\u00e9 o dia 31 de dezembro para deixar de operar, e enquanto isso, continuamos sem respostas claras sobre o que ser\u00e1 feito. Mais uma vez, a burocracia e o descaso com o cidad\u00e3o imperam. Mas n\u00e3o podemos aceitar essa situa\u00e7\u00e3o calados. \u00c9 nosso dever, como cidad\u00e3os e contribuintes, exigir que a Via Bahia devolva o que \u00e9 nosso por direito. Que os ped\u00e1gios pagos sem o devido retorno sejam reembolsados, que as indeniza\u00e7\u00f5es cheguem a quem de fato sofreu as consequ\u00eancias desse descalabro.<\/p>\n
N\u00e3o podemos permitir que uma empresa, que n\u00e3o cumpriu suas obriga\u00e7\u00f5es contratuais, saia ilesa, enquanto n\u00f3s continuamos pagando o pre\u00e7o, em todos os sentidos. A Via Bahia deve ser responsabilizada, e os recursos que ela est\u00e1 recebendo deveriam ser revertidos para n\u00f3s, os verdadeiros prejudicados. Vamos cobrar, com firmeza, o que nos \u00e9 devido. \u00c9 o m\u00ednimo que\u00a0podemos\u00a0exigir.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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