{"id":15085,"date":"2025-02-06T07:23:14","date_gmt":"2025-02-06T10:23:14","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=15085"},"modified":"2025-02-06T07:23:14","modified_gmt":"2025-02-06T10:23:14","slug":"artigo-o-tiro-saiu-pela-culatra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/artigo-o-tiro-saiu-pela-culatra\/","title":{"rendered":"ARTIGO \u2013 O TIRO SAIU PELA CULATRA"},"content":{"rendered":"
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A sociedade do Sudoeste baiano lutou, pressionou e, finalmente, conseguiu: a VIABAHIA est\u00e1 de sa\u00edda. A partir de 1\u00ba de abril de 2025, a BR-116 estar\u00e1 livre dessa concession\u00e1ria que, ao longo dos anos, frustrou expectativas e deixou de cumprir o contrato de duplica\u00e7\u00e3o dos 480 km previstos. Mas, agora que a batalha contra a VIABAHIA foi vencida, surge um novo dilema: e a t\u00e3o sonhada duplica\u00e7\u00e3o?
\nO que parecia uma grande vit\u00f3ria pode, paradoxalmente, se tornar um problema ainda maior. Sem a VIABAHIA, n\u00e3o h\u00e1 um plano imediato para iniciar a duplica\u00e7\u00e3o. O governo federal, atolado em demandas e gargalos de infraestrutura por todo o pa\u00eds, dificilmente dar\u00e1 prioridade exclusiva \u00e0 BR-116 na Bahia sem uma forte mobiliza\u00e7\u00e3o pol\u00edtica e financeira.
\nE \u00e9 aqui que entra a quest\u00e3o central: se os 39 deputados federais eleitos com votos em Vit\u00f3ria da Conquista e regi\u00e3o querem realmente demonstrar compromisso com seus eleitores, precisam agir agora. H\u00e1 uma ferramenta poderosa \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o: as emendas parlamentares. Anualmente, o Congresso Nacional destina cerca de R$ 50 bilh\u00f5es em emendas, valores que podem ser canalizados para projetos estruturantes como esse.
\n\u00c9 realista imaginar que uma emenda de bancada consiga cobrir toda a duplica\u00e7\u00e3o dos 480 km? N\u00e3o. Mas \u00e9 vi\u00e1vel financiar o trecho mais cr\u00edtico, entre o entroncamento de Belo Campo e Planalto \u2013 menos de 100 km. \u00c9 pouco? Sim. Mas \u00e9 um come\u00e7o.
\nA duplica\u00e7\u00e3o desse trecho pode salvar vidas, reduzir acidentes e impulsionar a economia regional. Al\u00e9m disso, representaria um primeiro passo concreto, um compromisso real da bancada baiana com a infraestrutura do estado. Se cada deputado que pediu votos na regi\u00e3o colocar essa prioridade na mesa, pressionar o governo federal e garantir recursos, a duplica\u00e7\u00e3o pode finalmente sair do papel.
\nAgora \u00e9 hora de transformar a indigna\u00e7\u00e3o coletiva em a\u00e7\u00e3o efetiva. O Sudoeste baiano n\u00e3o pode ficar no preju\u00edzo. Se a sa\u00edda da VIABAHIA foi uma conquista, que essa vit\u00f3ria n\u00e3o se transforme em um retrocesso. O tiro n\u00e3o pode sair pela culatra.<\/p>\n
JOS\u00c9 MARIA CAIRES
\nDUPLICA SUDOESTE<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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