{"id":16352,"date":"2025-03-15T11:16:13","date_gmt":"2025-03-15T14:16:13","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=16352"},"modified":"2025-03-15T11:16:13","modified_gmt":"2025-03-15T14:16:13","slug":"uma-segunda-faixa-para-a-rio-bahia-solucao-pragmatica-para-um-trecho-critico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/uma-segunda-faixa-para-a-rio-bahia-solucao-pragmatica-para-um-trecho-critico\/","title":{"rendered":"Uma Segunda Faixa para a Rio-Bahia: Solu\u00e7\u00e3o Pragm\u00e1tica para um Trecho Cr\u00edtico"},"content":{"rendered":"

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A rodovia Rio-Bahia, oficialmente conhecida como BR-116, \u00e9 uma das principais art\u00e9rias vi\u00e1rias do Brasil, conectando o Nordeste ao Sudeste e desempenhando um papel vital no transporte de mercadorias e pessoas. No entanto, h\u00e1 um trecho espec\u00edfico que h\u00e1 anos \u00e9 motivo de preocupa\u00e7\u00e3o para motoristas, transportadores e autoridades: o segmento que vai do entroncamento de Belo Campo at\u00e9 Planalto, na Bahia. Este \u00e9, sem d\u00favida, o ponto mais cr\u00edtico da rodovia, marcado por uma alta incid\u00eancia de acidentes e congestionamentos que comprometem a seguran\u00e7a dos usu\u00e1rios e a efici\u00eancia log\u00edstica da regi\u00e3o. Diante da inviabilidade financeira de uma duplica\u00e7\u00e3o completa e da conjuntura agravada pela sa\u00edda da concession\u00e1ria Via Bahia da gest\u00e3o operacional, surge uma proposta sensata e vi\u00e1vel: construir uma segunda faixa em ambos os sentidos desse trecho, em vez de insistir em uma solu\u00e7\u00e3o mais ambiciosa, mas atualmente impratic\u00e1vel.<\/p>\n

Por que uma segunda faixa?<\/h2>\n

A ideia de construir uma segunda faixa em vez de duplicar completamente o trecho entre Belo Campo e Planalto \u00e9, acima de tudo, uma resposta pragm\u00e1tica a um problema urgente. A duplica\u00e7\u00e3o tradicional, com pistas separadas por canteiros centrais e toda a infraestrutura associada, seria a solu\u00e7\u00e3o ideal em um cen\u00e1rio de recursos abundantes. No entanto, os altos custos e a complexidade desse tipo de obra tornam-na invi\u00e1vel no curto e m\u00e9dio prazo, especialmente ap\u00f3s a sa\u00edda da Via Bahia, que deixou um v\u00e1cuo na administra\u00e7\u00e3o da rodovia. A constru\u00e7\u00e3o de uma segunda faixa, por outro lado, oferece uma alternativa mais simples, r\u00e1pida e acess\u00edvel, sem sacrificar os benef\u00edcios essenciais de seguran\u00e7a e fluidez no tr\u00e1fego.<\/p>\n

Vantagens t\u00e9cnicas e pr\u00e1ticas<\/h3>\n

O trecho em quest\u00e3o possui caracter\u00edsticas que favorecem essa proposta. Diferentemente de outras se\u00e7\u00f5es da BR-116, que cortam \u00e1reas montanhosas e exigem interven\u00e7\u00f5es complexas como t\u00faneis, viadutos ou desmatamentos extensos, o segmento entre Belo Campo e Planalto \u00e9 relativamente plano, sem montanhas ou rochas que demandem grandes obras estruturais. N\u00e3o h\u00e1 necessidade de construir pontes ou realizar explos\u00f5es para abrir caminho: a expans\u00e3o da pista pode ser feita aproveitando o terreno existente, o que reduz significativamente os custos e o tempo de execu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Outro ponto forte \u00e9 a aus\u00eancia de necessidade de desapropria\u00e7\u00f5es. Em muitas obras vi\u00e1rias, a aquisi\u00e7\u00e3o de terras e a realoca\u00e7\u00e3o de comunidades s\u00e3o entraves que elevam os gastos e geram atrasos. Aqui, a segunda faixa pode ser constru\u00edda dentro dos limites j\u00e1 estabelecidos da rodovia, evitando impactos sociais e disputas legais. Al\u00e9m disso, os impactos ambientais seriam m\u00ednimos, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o de desmatamento significativo ou interfer\u00eancia em \u00e1reas de preserva\u00e7\u00e3o. Em um mundo que cobra cada vez mais responsabilidade ecol\u00f3gica, essa \u00e9 uma vantagem que n\u00e3o pode ser subestimada.<\/p>\n

Benef\u00edcios para a seguran\u00e7a e a economia<\/h3>\n

Os ganhos com a constru\u00e7\u00e3o de uma segunda faixa seriam sentidos imediatamente. A seguran\u00e7a, principal preocupa\u00e7\u00e3o no trecho, melhoraria de forma substancial. Hoje, a pista \u00fanica for\u00e7a motoristas a realizar ultrapassagens arriscadas, especialmente em trechos com tr\u00e1fego intenso de caminh\u00f5es pesados. Os acidentes, muitos deles fatais, s\u00e3o uma triste rotina. Com uma segunda faixa em ambos os sentidos, haveria mais espa\u00e7o para manobras seguras, reduzindo o risco de colis\u00f5es frontais e outros incidentes.<\/p>\n

A fluidez do tr\u00e1fego tamb\u00e9m seria transformada. Congestionamentos frequentes nesse trecho atrasam viagens, aumentam os custos log\u00edsticos e prejudicam a competitividade das empresas que dependem da BR-116 para escoar suas mercadorias. Uma segunda faixa permitiria um fluxo mais constante de ve\u00edculos, diminuindo os tempos de viagem e os gastos operacionais. Para uma regi\u00e3o como a Bahia, que depende fortemente da rodovia para conectar seus produtos ao resto do pa\u00eds, esse seria um avan\u00e7o econ\u00f4mico de grande relev\u00e2ncia.<\/p>\n

Financiamento: a emenda de bancada como solu\u00e7\u00e3o<\/h2>\n

Um dos maiores desafios para obras p\u00fablicas no Brasil \u00e9 a falta de recursos. Felizmente, a proposta de construir uma segunda faixa pode ser viabilizada por meio de uma ferramenta j\u00e1 existente: a emenda de bancada da Bahia. As emendas de bancada s\u00e3o verbas do Or\u00e7amento Geral da Uni\u00e3o destinadas por deputados e senadores de um estado para projetos priorit\u00e1rios em sua regi\u00e3o. Por se tratar de uma obra de custo relativamente baixo \u2014 em compara\u00e7\u00e3o com a duplica\u00e7\u00e3o completa \u2014, os recursos da emenda poderiam cobrir grande parte ou at\u00e9 a totalidade das despesas, tornando o projeto exequ\u00edvel sem depender de aportes extraordin\u00e1rios do governo federal ou de parcerias p\u00fablico-privadas complexas.<\/p>\n

Esse financiamento n\u00e3o beneficia apenas a Bahia. A BR-116 \u00e9 uma rodovia de interesse nacional, e melhorias em seu trecho cr\u00edtico teriam reflexos positivos em todo o Nordeste e no Sudeste, fortalecendo a log\u00edstica do pa\u00eds. Assim, a emenda de bancada da Bahia seria um investimento estrat\u00e9gico, com retorno garantido em seguran\u00e7a, efici\u00eancia e desenvolvimento regional.<\/p>\n

Responder \u00e0s obje\u00e7\u00f5es<\/h2>\n

Toda proposta enfrenta cr\u00edticas, e esta n\u00e3o \u00e9 exce\u00e7\u00e3o. Alguns podem argumentar que uma segunda faixa n\u00e3o resolve todos os problemas de tr\u00e1fego ou que a duplica\u00e7\u00e3o completa seria uma solu\u00e7\u00e3o mais definitiva. \u00c9 verdade que a duplica\u00e7\u00e3o \u00e9 o cen\u00e1rio ideal, mas tamb\u00e9m \u00e9 uma meta distante diante da realidade financeira atual. Insistir em uma solu\u00e7\u00e3o perfeita enquanto os acidentes e os engarrafamentos persistem \u00e9 condenar os usu\u00e1rios da rodovia a anos de espera \u2014 e risco. A segunda faixa \u00e9 um meio-termo realista: uma melhoria significativa que pode ser implementada agora, sem preju\u00edzo de planos futuros para uma duplica\u00e7\u00e3o, caso as condi\u00e7\u00f5es permitam.<\/p>\n

Outra preocupa\u00e7\u00e3o poderia ser a manuten\u00e7\u00e3o da rodovia ap\u00f3s a sa\u00edda da Via Bahia. No entanto, uma infraestrutura mais segura e eficiente, como a resultante da segunda faixa, pode atrair novas concession\u00e1rias ou modelos de gest\u00e3o que garantam a conserva\u00e7\u00e3o do trecho. A obra, portanto, n\u00e3o \u00e9 apenas uma solu\u00e7\u00e3o imediata, mas tamb\u00e9m um passo para um futuro mais sustent\u00e1vel para a Rio-Bahia.<\/p>\n

O papel da sociedade: \u00e9 hora de cobrar<\/h2>\n

Para que essa proposta saia do papel, a mobiliza\u00e7\u00e3o popular e pol\u00edtica \u00e9 essencial. A emenda de bancada depende da vontade dos deputados e senadores da Bahia, e esses representantes s\u00f3 agir\u00e3o se sentirem a press\u00e3o da sociedade. Motoristas, transportadores, empres\u00e1rios, associa\u00e7\u00f5es civis e cidad\u00e3os comuns precisam unir for\u00e7as para cobrar dos parlamentares a destina\u00e7\u00e3o dos recursos necess\u00e1rios. A m\u00eddia local tem um papel crucial em dar visibilidade ao problema e \u00e0 solu\u00e7\u00e3o proposta, enquanto audi\u00eancias p\u00fablicas podem garantir que a voz das comunidades afetadas seja ouvida.<\/p>\n

N\u00e3o se trata apenas de uma obra de infraestrutura, mas de uma quest\u00e3o de vida e desenvolvimento. Cada acidente evitado, cada hora economizada no tr\u00e2nsito, cada real poupado em custos log\u00edsticos ser\u00e1 um testemunho do impacto positivo dessa iniciativa. A constru\u00e7\u00e3o de uma segunda faixa na BR-116 entre Belo Campo e Planalto \u00e9 uma oportunidade que n\u00e3o podemos deixar escapar.<\/p>\n

Conclus\u00e3o<\/h2>\n

O trecho cr\u00edtico da Rio-Bahia clama por uma solu\u00e7\u00e3o, e a constru\u00e7\u00e3o de uma segunda faixa em ambos os sentidos \u00e9 a resposta mais vi\u00e1vel e eficaz que temos \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o. Simples, barata e sustent\u00e1vel, ela aproveita as condi\u00e7\u00f5es favor\u00e1veis do terreno, evita desapropria\u00e7\u00f5es e impactos ambientais, e pode ser financiada pela emenda de bancada da Bahia. Mais do que isso, \u00e9 uma medida que salva vidas e impulsiona a economia. Cabe a n\u00f3s, cidad\u00e3os e representantes, transformar essa ideia em realidade. Vamos todos cobrar de nossos parlamentares: o futuro da Rio-Bahia \u2014 e de milhares de brasileiros que dela dependem \u2014 n\u00e3o pode esperar.<\/p>\n<\/div>\n

JOS\u00c9 MARIA CAIRES
\nDUPLICA\u00a0SUDOESTE<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

        A rodovia Rio-Bahia, oficialmente conhecida como BR-116, \u00e9 uma das principais art\u00e9rias vi\u00e1rias do Brasil, conectando o Nordeste ao Sudeste e desempenhando um papel vital no transporte de mercadorias e pessoas. 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