{"id":16890,"date":"2025-03-30T14:30:50","date_gmt":"2025-03-30T17:30:50","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=16890"},"modified":"2025-03-30T14:30:50","modified_gmt":"2025-03-30T17:30:50","slug":"nova-concessao-da-br-116-a-luta-pela-audiencia-publica-em-vitoria-da-conquista","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/nova-concessao-da-br-116-a-luta-pela-audiencia-publica-em-vitoria-da-conquista\/","title":{"rendered":"Nova Concess\u00e3o da BR-116: A Luta pela Audi\u00eancia P\u00fablica em Vit\u00f3ria da Conquista"},"content":{"rendered":"

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Estamos a menos de dois meses de um marco hist\u00f3rico para o transporte rodovi\u00e1rio baiano. Em 15 de maio de 2025, o contrato da ViaBahia que administra as BR-116 e BR-324 chegar\u00e1 ao fim. N\u00e3o se trata apenas de uma mudan\u00e7a administrativa ou burocr\u00e1tica \u2013 estamos diante de uma oportunidade \u00fanica para corrigir anos de descaso e promover o desenvolvimento que nossa regi\u00e3o tanto merece e necessita.<\/p>\n

Como cidad\u00e3os do Sudoeste da Bahia, n\u00e3o podemos aceitar passivamente as decis\u00f5es que afetar\u00e3o profundamente nosso futuro. \u00c9 inadmiss\u00edvel que, mais uma vez, as decis\u00f5es sobre nossas estradas sejam tomadas a quil\u00f4metros de dist\u00e2ncia, por pessoas que desconhecem nossa realidade di\u00e1ria. \u00c9 chegada a hora de levantarmos nossa voz e exigirmos: a audi\u00eancia p\u00fablica para a nova concess\u00e3o DEVE acontecer em Vit\u00f3ria da Conquista!<\/p>\n

O Fim da Era ViaBahia e o Futuro das BR-116 e BR-324<\/strong><\/p>\n

Hist\u00f3rico da concess\u00e3o ViaBahia<\/strong><\/p>\n

A concess\u00e3o da ViaBahia, iniciada em 2009, foi marcada por promessas que sistematicamente n\u00e3o se cumpriram. Durante 15 anos, convivemos com obras inacabadas, manuten\u00e7\u00e3o prec\u00e1ria e um modelo de administra\u00e7\u00e3o que priorizou a arrecada\u00e7\u00e3o em detrimento da seguran\u00e7a e do desenvolvimento regional.<\/p>\n

Os n\u00fameros n\u00e3o mentem: em mais de uma d\u00e9cada, vimos pouco avan\u00e7o na duplica\u00e7\u00e3o de trechos cr\u00edticos, enquanto a cobran\u00e7a de ped\u00e1gios continuou ininterrupta. Acidentes graves seguiram ocorrendo em trechos que deveriam ter sido modernizados. A popula\u00e7\u00e3o pagou caro \u2013 tanto financeiramente quanto em vidas perdidas \u2013 por um servi\u00e7o que ficou muito aqu\u00e9m do necess\u00e1rio.<\/p>\n

Transi\u00e7\u00e3o para o DNIT: O que isso significa para os usu\u00e1rios<\/strong><\/p>\n

Com o encerramento do contrato, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumir\u00e1 temporariamente a gest\u00e3o das rodovias. Este per\u00edodo de transi\u00e7\u00e3o n\u00e3o pode significar abandono. Precisamos estar atentos e vigilantes para que a manuten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica seja realizada e as condi\u00e7\u00f5es m\u00ednimas de seguran\u00e7a sejam mantidas at\u00e9 que uma nova concess\u00e3o seja definida.<\/p>\n

A transi\u00e7\u00e3o para o DNIT \u00e9 uma oportunidade para exigirmos transpar\u00eancia e participa\u00e7\u00e3o. Quais ser\u00e3o as prioridades deste \u00f3rg\u00e3o? Como ser\u00e3o alocados os recursos durante este per\u00edodo? Quem fiscalizar\u00e1 as a\u00e7\u00f5es emergenciais? S\u00e3o perguntas que n\u00e3o podem ficar sem resposta!<\/p>\n

Por Que Vit\u00f3ria da Conquista Merece Sediar a Audi\u00eancia P\u00fablica<\/strong><\/p>\n

A import\u00e2ncia estrat\u00e9gica do munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n

Vit\u00f3ria da Conquista n\u00e3o \u00e9 apenas a terceira maior cidade da Bahia \u2013 \u00e9 o cora\u00e7\u00e3o pulsante do Sudoeste baiano, polo econ\u00f4mico regional que interliga estados e regi\u00f5es. Nossa posi\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica faz com que sejamos um ponto nevr\u00e1lgico do sistema rodovi\u00e1rio regional, com a BR-116 atravessando nossa realidade urbana.<\/p>\n

Somos n\u00f3s que convivemos diariamente com os congestionamentos, os acidentes e as limita\u00e7\u00f5es de infraestrutura. Somos n\u00f3s que sentimos na pele o impacto de decis\u00f5es tomadas em gabinetes distantes. \u00c9 simplesmente injusto e irracional que a audi\u00eancia p\u00fablica para decidir o futuro da estrada que corta nosso cotidiano aconte\u00e7a longe daqueles que mais ser\u00e3o afetados pelas decis\u00f5es.<\/p>\n

Os viadutos urbanos e a integra\u00e7\u00e3o com o Centro Industrial<\/strong><\/p>\n

Impacto no desenvolvimento econ\u00f4mico local<\/strong><\/p>\n

Os viadutos no per\u00edmetro urbano e no centro industrial de Vit\u00f3ria da Conquista n\u00e3o s\u00e3o meros detalhes t\u00e9cnicos \u2013 s\u00e3o art\u00e9rias vitais para nosso desenvolvimento econ\u00f4mico. A integra\u00e7\u00e3o adequada entre a rodovia federal e nosso parque industrial \u00e9 essencial para a competitividade de nossas empresas e para a gera\u00e7\u00e3o de empregos.<\/p>\n

Uma audi\u00eancia p\u00fablica em nossa cidade permitir\u00e1 que empres\u00e1rios locais, trabalhadores e t\u00e9cnicos apresentem solu\u00e7\u00f5es adequadas \u00e0 nossa realidade. Quem melhor do que n\u00f3s conhece os gargalos log\u00edsticos que limitam nosso potencial industrial? Quem melhor do que n\u00f3s pode apontar as prioridades para a fluidez do tr\u00e1fego urbano?<\/p>\n

Quest\u00f5es de seguran\u00e7a vi\u00e1ria no per\u00edmetro urbano<\/strong><\/p>\n

N\u00e3o podemos esquecer que a BR-116, em seu trecho urbano, \u00e9 palco de trag\u00e9dias recorrentes. Pedestres e motoristas enfrentam riscos di\u00e1rios em interse\u00e7\u00f5es mal planejadas e em trechos sem a devida sinaliza\u00e7\u00e3o ou infraestrutura de seguran\u00e7a. Cada acidente n\u00e3o \u00e9 apenas uma estat\u00edstica \u2013 s\u00e3o fam\u00edlias destro\u00e7adas, vidas interrompidas, sonhos desfeitos.<\/p>\n

A nova concess\u00e3o precisa priorizar interven\u00e7\u00f5es que salvem vidas. E para isso, \u00e9 fundamental que aqueles que conhecem os pontos cr\u00edticos, que testemunham diariamente as situa\u00e7\u00f5es de risco, possam se manifestar e serem ouvidos. A seguran\u00e7a vi\u00e1ria n\u00e3o pode ser tratada como um item secund\u00e1rio no contrato de concess\u00e3o!<\/p>\n

Projeto de Duplica\u00e7\u00e3o: Os 80 km que Transformar\u00e3o o Sudoeste Baiano<\/strong><\/p>\n

O trajeto de Planalto at\u00e9 o entroncamento de Belo Campo<\/strong><\/p>\n

A duplica\u00e7\u00e3o dos 80 quil\u00f4metros da BR-116, de Planalto at\u00e9 o entroncamento de Belo Campo, n\u00e3o \u00e9 um luxo ou um capricho \u2013 \u00e9 uma necessidade urgente para o desenvolvimento sustent\u00e1vel de toda nossa regi\u00e3o. Este trecho \u00e9 o corredor por onde escoa nossa produ\u00e7\u00e3o, por onde chegam insumos e mercadorias, por onde transitam diariamente milhares de trabalhadores.<\/p>\n

A concess\u00e3o anterior falhou conosco ao n\u00e3o priorizar esta duplica\u00e7\u00e3o, mesmo ap\u00f3s anos de cobran\u00e7a de ped\u00e1gios. N\u00e3o podemos permitir que este erro hist\u00f3rico se repita. A nova concession\u00e1ria precisa ter compromissos claros, com prazos definidos e mecanismos rigorosos de fiscaliza\u00e7\u00e3o para garantir que esta obra priorit\u00e1ria saia do papel.<\/p>\n

Benef\u00edcios socioecon\u00f4micos da duplica\u00e7\u00e3o para a regi\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Redu\u00e7\u00e3o de acidentes e mortes na rodovia<\/strong><\/p>\n

Os n\u00fameros s\u00e3o alarmantes. O trecho n\u00e3o duplicado da BR-116 em nossa regi\u00e3o continua sendo um dos mais letais do pa\u00eds. Fam\u00edlias destru\u00eddas, vidas jovens ceifadas, sequelas permanentes \u2013 este \u00e9 o pre\u00e7o humano que pagamos pela aus\u00eancia de uma infraestrutura adequada.<\/p>\n

A duplica\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de conforto ou de redu\u00e7\u00e3o de tempo de viagem \u2013 \u00e9, literalmente, uma quest\u00e3o de vida ou morte. Cada m\u00eas de atraso nas obras significa mais riscos, mais trag\u00e9dias, mais l\u00e1grimas. N\u00e3o podemos aceitar posterga\u00e7\u00f5es ou justificativas t\u00e9cnicas quando o que est\u00e1 em jogo s\u00e3o vidas humanas!<\/p>\n

Aumento da competitividade regional<\/strong><\/p>\n

Do ponto de vista econ\u00f4mico, a duplica\u00e7\u00e3o representa um salto qualitativo para toda a economia regional. Menores custos log\u00edsticos, maior atratividade para investimentos, amplia\u00e7\u00e3o de mercados \u2013 s\u00e3o benef\u00edcios concretos que impactar\u00e3o desde o grande empres\u00e1rio at\u00e9 o trabalhador mais humilde.<\/p>\n

Estudos internacionais demonstram que investimentos em infraestrutura rodovi\u00e1ria t\u00eam efeito multiplicador sobre a economia local. Para cada real investido na duplica\u00e7\u00e3o, a economia regional receber\u00e1 m\u00faltiplos em retorno. \u00c9 um investimento com retorno garantido que n\u00e3o pode mais ser adiado.<\/p>\n

Mobiliza\u00e7\u00e3o Popular e Pol\u00edtica: Como Garantir Nossa Voz<\/strong><\/p>\n

A import\u00e2ncia da representa\u00e7\u00e3o pol\u00edtica neste momento<\/strong><\/p>\n

\u00c9 hora de cobrarmos de nossos representantes. Deputados estaduais e federais, senadores e ministros que receberam nossos votos precisam se posicionar claramente e agir concretamente. N\u00e3o podemos aceitar discursos vazios ou promessas gen\u00e9ricas.<\/p>\n

Precisamos de parlamentares que batam na mesa, que utilizem seus mandatos e sua influ\u00eancia para garantir que a audi\u00eancia p\u00fablica aconte\u00e7a em Vit\u00f3ria da Conquista e que as demandas de nossa regi\u00e3o sejam incorporadas no edital de concess\u00e3o. \u00c9 para isso que eles foram eleitos, \u00e9 este o trabalho que devem entregar!<\/p>\n

Estrat\u00e9gias de mobiliza\u00e7\u00e3o da sociedade civil<\/strong><\/p>\n

O movimento “Duplica Sudoeste” e seu papel<\/strong><\/p>\n

O movimento “Duplica Sudoeste”, tem sido fundamental para manter viva a chama desta luta. Mas agora precisamos amplificar este movimento, multiplicar suas vozes, transform\u00e1-lo em um clamor que n\u00e3o possa ser ignorado.<\/p>\n

Precisamos ocupar as redes sociais, mobilizar associa\u00e7\u00f5es de moradores, entidades de classe, institui\u00e7\u00f5es de ensino. Precisamos transformar esta pauta t\u00e9cnica em uma bandeira popular. Cada cidad\u00e3o do Sudoeste baiano deve compreender que este \u00e9 um momento decisivo para nosso futuro coletivo.<\/p>\n

O Novo Modelo de Concess\u00e3o: O Que Precisamos Exigir<\/strong><\/p>\n

Li\u00e7\u00f5es aprendidas com a experi\u00eancia ViaBahia<\/strong><\/p>\n

A experi\u00eancia da concess\u00e3o anterior nos deixou li\u00e7\u00f5es amargas que n\u00e3o podemos ignorar. O novo modelo precisa ser radicalmente diferente, com mecanismos robustos de fiscaliza\u00e7\u00e3o, metas claras e consequ\u00eancias reais para o n\u00e3o cumprimento dos compromissos contratuais.<\/p>\n

N\u00e3o podemos aceitar contratos que permitam \u00e0 concession\u00e1ria postergar indefinidamente obras essenciais enquanto mant\u00e9m a arrecada\u00e7\u00e3o dos ped\u00e1gios. O equil\u00edbrio entre direitos e deveres precisa ser restabelecido, com a popula\u00e7\u00e3o e o interesse p\u00fablico no centro das decis\u00f5es.<\/p>\n

Cl\u00e1usulas contratuais essenciais para o desenvolvimento regional<\/strong><\/p>\n

O edital da nova concess\u00e3o precisa incorporar explicitamente as obras priorit\u00e1rias para nossa regi\u00e3o, com cronogramas detalhados e mecanismos que vinculem a cobran\u00e7a de ped\u00e1gios \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o efetiva das melhorias. A duplica\u00e7\u00e3o dos 80 km entre Planalto e o entroncamento de Belo Campo, assim como os viadutos urbanos de Vit\u00f3ria da Conquista, precisam estar entre as obriga\u00e7\u00f5es contratuais com prazos definidos.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, precisamos exigir transpar\u00eancia total na gest\u00e3o da concess\u00e3o, com relat\u00f3rios p\u00fablicos peri\u00f3dicos, canais efetivos de comunica\u00e7\u00e3o com usu\u00e1rios e participa\u00e7\u00e3o da sociedade civil nos mecanismos de fiscaliza\u00e7\u00e3o. Nunca mais podemos aceitar uma “caixa-preta” administrando nossas estradas!<\/p>\n

O momento \u00e9 agora. N\u00e3o temos o direito de nos omitir quando o futuro de nossa regi\u00e3o est\u00e1 em jogo. A audi\u00eancia p\u00fablica em Vit\u00f3ria da Conquista n\u00e3o \u00e9 um favor que estamos pedindo \u2013 \u00e9 um direito que estamos exigindo! E a partir dela, um novo modelo de concess\u00e3o que finalmente respeite nossa dignidade e promova nosso desenvolvimento.<\/p>\n

Conhece um deputado, senador ou ministro? Mobilize-o agora! N\u00e3o temos tempo a perder. O futuro da BR-116, o desenvolvimento do Sudoeste baiano e a seguran\u00e7a de milhares de vidas dependem de nossa capacidade de nos mobilizar e fazer nossa voz ser ouvida. A hora \u00e9 esta!<\/p>\n

Conclus\u00e3o<\/strong><\/p>\n

A luta pela audi\u00eancia p\u00fablica em Vit\u00f3ria da Conquista para discutir a nova concess\u00e3o da BR-116 e a imprescind\u00edvel duplica\u00e7\u00e3o do trecho entre Planalto e o entroncamento de Belo Campo representa mais que uma quest\u00e3o de infraestrutura \u2013 \u00e9 uma quest\u00e3o de justi\u00e7a social e desenvolvimento regional. N\u00e3o podemos mais aceitar que decis\u00f5es que afetam profundamente nosso cotidiano e nosso futuro sejam tomadas sem nossa efetiva participa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A experi\u00eancia de 15 anos com a ViaBahia nos ensinou que n\u00e3o basta confiar em promessas ou em contratos mal elaborados. Precisamos garantir que o novo modelo de concess\u00e3o atenda verdadeiramente \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o, com mecanismos eficazes de fiscaliza\u00e7\u00e3o e consequ\u00eancias reais para o n\u00e3o cumprimento dos compromissos.<\/p>\n

A mobiliza\u00e7\u00e3o da sociedade civil, aliada \u00e0 press\u00e3o sobre representantes pol\u00edticos, \u00e9 fundamental neste momento decisivo. O movimento “Duplica Sudoeste” precisa se ampliar e ganhar for\u00e7a para que nossa voz ecoe nos gabinetes onde as decis\u00f5es s\u00e3o tomadas. Cada cidad\u00e3o pode e deve participar desta mobiliza\u00e7\u00e3o, pois o que est\u00e1 em jogo \u00e9 o futuro coletivo de toda uma regi\u00e3o.<\/p>\n

As rodovias n\u00e3o s\u00e3o apenas faixas de asfalto \u2013 s\u00e3o art\u00e9rias de desenvolvimento, s\u00e3o caminhos de oportunidades, s\u00e3o linhas que ligam pessoas e comunidades. Uma infraestrutura adequada significa vidas preservadas, economia fortalecida e qualidade de vida para todos. \u00c9 por isso que n\u00e3o podemos desistir desta luta. \u00c9 por isso que precisamos insistir: a audi\u00eancia p\u00fablica deve ser em Vit\u00f3ria da Conquista, e a duplica\u00e7\u00e3o dos 80 km no Sudoeste baiano precisa ser prioridade absoluta no novo contrato de concess\u00e3o.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

JOS\u00c9 MARIA CAIRES<\/p>\n

DUPLICA\u00a0SUDOESTE<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

        Estamos a menos de dois meses de um marco hist\u00f3rico para o transporte rodovi\u00e1rio baiano. Em 15 de maio de 2025, o contrato da ViaBahia que administra as BR-116 e BR-324 chegar\u00e1 ao fim. 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