{"id":16978,"date":"2025-04-02T08:30:46","date_gmt":"2025-04-02T11:30:46","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=16978"},"modified":"2025-04-02T08:30:46","modified_gmt":"2025-04-02T11:30:46","slug":"a-transparencia-tardia-das-emendas-pix-um-resgate-da-cidadania-fiscal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/a-transparencia-tardia-das-emendas-pix-um-resgate-da-cidadania-fiscal\/","title":{"rendered":"A transpar\u00eancia tardia das emendas Pix: um resgate da cidadania fiscal"},"content":{"rendered":"
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A decis\u00e3o do ministro Fl\u00e1vio Dino exigindo presta\u00e7\u00e3o de contas das “emendas Pix” representa finalmente um avan\u00e7o contra a obscuridade que tem marcado o uso de recursos p\u00fablicos em nosso pa\u00eds. \u00c9 profundamente desconcertante que tenhamos chegado a um cen\u00e1rio com mais de 6.200 emendas sem plano de trabalho para que, enfim, medidas b\u00e1sicas de controle fossem tomadas!<\/p>\n
O quadro revelado \u00e9 desolador: oito estados – Acre, Alagoas, Maranh\u00e3o, Para\u00edba, Pernambuco, Piau\u00ed, Rond\u00f4nia e Sergipe – sequer se dignaram a manifestar-se sobre as novas regras de execu\u00e7\u00e3o dessas emendas. Como consequ\u00eancia, tiveram suspensos os repasses para suas institui\u00e7\u00f5es de ensino superior estaduais. Por que tanto sil\u00eancio? Por que tanta resist\u00eancia \u00e0 transpar\u00eancia?<\/p>\n
Mais alarmante ainda \u00e9 a situa\u00e7\u00e3o dos sete estados que se manifestaram de forma insuficiente – Bahia, Esp\u00edrito Santo, Goi\u00e1s, Par\u00e1, Paran\u00e1, Rio de Janeiro e Tocantins. Agora ter\u00e3o 15 dias para apresentar informa\u00e7\u00f5es complementares. N\u00e3o podemos normalizar essa postura de indiferen\u00e7a com o dinheiro suado dos contribuintes!<\/p>\n
Como cidad\u00e3os, pagamos impostos com rigorosa fiscaliza\u00e7\u00e3o. Qualquer atraso gera multa, juros e at\u00e9 mesmo consequ\u00eancias criminais. Enquanto isso, “dezenas de bilh\u00f5es de reais” circularam sem rastreabilidade, sem presta\u00e7\u00e3o de contas, sem transpar\u00eancia. \u00c9 um insulto \u00e0 intelig\u00eancia e \u00e0 dignidade de cada brasileiro que trabalha honestamente!<\/p>\n
O prazo de 90 dias concedido pelo ministro \u00e9 um marco importante, mas devemos perguntar: por que precisamos de decis\u00f5es judiciais para implementar o que deveria ser pr\u00e1tica padr\u00e3o na administra\u00e7\u00e3o p\u00fablica? Por que o TCU s\u00f3 agora realiza um “pente-fino” em emendas que datam desde 2020?<\/p>\n
N\u00e3o podemos esquecer que essas emendas Pix – transfer\u00eancias sem objeto predeterminado – representam uma anomalia em qualquer sistema s\u00e9rio de gest\u00e3o p\u00fablica. Em estados como Maranh\u00e3o e Piau\u00ed, onde indicadores sociais ainda demandam aten\u00e7\u00e3o urgente, a falta de transpar\u00eancia no uso desses recursos \u00e9 ainda mais dolorosa, pois significa oportunidades perdidas para melhorar a vida de milh\u00f5es de brasileiros.<\/p>\n
Na Para\u00edba, em Pernambuco, em Alagoas – estados que enfrentam desafios hist\u00f3ricos de desenvolvimento – como aceitar que recursos federais n\u00e3o tenham destina\u00e7\u00e3o clara e fiscaliza\u00e7\u00e3o adequada? No Acre e em Rond\u00f4nia, regi\u00f5es amaz\u00f4nicas que precisam urgentemente de investimentos sustent\u00e1veis, como admitir que verbas p\u00fablicas n\u00e3o estejam sujeitas a escrut\u00ednio?<\/p>\n
E estados com maior capacidade institucional, como Rio de Janeiro e Paran\u00e1, que desculpa apresentam para informa\u00e7\u00f5es “insuficientes” sobre o uso dessas verbas? O Esp\u00edrito Santo, a Bahia, o Par\u00e1, Goi\u00e1s e Tocantins – todos t\u00eam responsabilidade perante seus cidad\u00e3os de explicar cada centavo recebido e aplicado.<\/p>\n
Esta n\u00e3o \u00e9 uma quest\u00e3o partid\u00e1ria ou regional. \u00c9 um princ\u00edpio b\u00e1sico de cidadania: quem recebe dinheiro p\u00fablico deve prestar contas. Precisamos transformar nossa indigna\u00e7\u00e3o em a\u00e7\u00e3o c\u00edvica construtiva. Organiza\u00e7\u00f5es da sociedade civil, cidad\u00e3os e a imprensa precisam acompanhar atentamente esse processo de presta\u00e7\u00e3o de contas em cada um desses estados.<\/p>\n
Devemos exigir que nossos representantes locais expliquem como usaram esses recursos. Devemos cobrar de nossos governadores e prefeitos total transpar\u00eancia. Devemos criar observat\u00f3rios cidad\u00e3os em cada estado mencionado para fiscalizar n\u00e3o apenas o cumprimento desta decis\u00e3o espec\u00edfica, mas para instituir uma cultura permanente de vigil\u00e2ncia c\u00edvica.<\/p>\n
A decis\u00e3o do ministro Dino nos oferece uma oportunidade valiosa para resgatar princ\u00edpios b\u00e1sicos de gest\u00e3o p\u00fablica respons\u00e1vel. N\u00e3o podemos desperdi\u00e7\u00e1-la permitindo que esta seja apenas mais uma not\u00edcia ef\u00eamera. \u00c9 hora de transformar indigna\u00e7\u00e3o em participa\u00e7\u00e3o ativa e construtiva.<\/p>\n
O caminho para a moraliza\u00e7\u00e3o das finan\u00e7as p\u00fablicas em todos esses estados mencionados \u00e9 desafiador, mas necess\u00e1rio. Somente com mobiliza\u00e7\u00e3o cidad\u00e3 persistente poderemos garantir que este n\u00e3o seja apenas um epis\u00f3dio isolado, mas o in\u00edcio de uma nova era de transpar\u00eancia e responsabilidade fiscal em nosso pa\u00eds. Nossa indigna\u00e7\u00e3o tem prop\u00f3sito – construir uma democracia onde o dinheiro p\u00fablico seja tratado com o respeito que merece.<\/p>\n
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\u00c9 absolutamente crucial destacar o trabalho investigativo exemplar do blog Pol\u00edtica e Resenha, que realizou uma minuciosa an\u00e1lise sobre a distribui\u00e7\u00e3o das emendas Pix na Bahia. Como um farol de cidadania em meio \u00e0 obscuridade fiscal, o blog teve a coragem e o compromisso c\u00edvico de apresentar aos seus leitores exatamente quais cidades baianas receberam esses recursos p\u00fablicos – informa\u00e7\u00e3o que deveria estar facilmente acess\u00edvel a qualquer cidad\u00e3o, mas que permanecia nas sombras da burocracia! Este esfor\u00e7o de transpar\u00eancia n\u00e3o \u00e9 apenas jornalismo; \u00e9 um instrumento de empoderamento cidad\u00e3o que permite a cada baiano cobrar diretamente de seus representantes e gestores municipais a devida aplica\u00e7\u00e3o desses recursos que, nunca \u00e9 demais lembrar, pertencem ao povo. \u00c9 assim, com iniciativas como esta, que come\u00e7amos a transformar nossa justa indigna\u00e7\u00e3o em a\u00e7\u00e3o concreta para resgatar a dignidade da gest\u00e3o p\u00fablica.<\/em><\/p>\n \u00a0<\/em><\/p>\n \u00a0<\/em><\/p>\n No contexto do or\u00e7amento p\u00fablico brasileiro, as emendas parlamentares representam um instrumento pelo qual os membros do Congresso Nacional podem direcionar recursos para atender necessidades espec\u00edficas de suas bases eleitorais e regi\u00f5es. Tradicionalmente, essas emendas envolvem processos burocr\u00e1ticos mais extensos, com a necessidade de apresenta\u00e7\u00e3o de projetos e celebra\u00e7\u00e3o de conv\u00eanios para a libera\u00e7\u00e3o dos fundos. Em contraste, surgiu uma modalidade mais recente denominada “emendas PIX,” caracterizada por sua forma de transfer\u00eancia direta e simplificada para estados e munic\u00edpios.1<\/sup><\/p>\n As “emendas PIX” se distinguem por serem “recursos na modalidade de \u2018transfer\u00eancia especial\u2019 direta para estados, Distrito Federal ou munic\u00edpios, sem a necessidade de conv\u00eanio ou instrumento similar para os repasses”.<\/p>\n 1<\/sup> Essa caracter\u00edstica de transfer\u00eancia direta, embora possa agilizar a chegada de recursos \u00e0s localidades, suscita questionamentos imediatos sobre os mecanismos de supervis\u00e3o e controle desses fundos. A aus\u00eancia dos tr\u00e2mites burocr\u00e1ticos tradicionais levanta preocupa\u00e7\u00f5es acerca da transpar\u00eancia e da possibilidade de uso discricion\u00e1rio dos valores alocados. A designa\u00e7\u00e3o or\u00e7ament\u00e1ria dessas emendas como “RP6” e seu status de pagamento obrigat\u00f3rio conferem-lhes uma relev\u00e2ncia ainda maior no cen\u00e1rio da execu\u00e7\u00e3o or\u00e7ament\u00e1ria.1<\/sup><\/p>\n A transpar\u00eancia fiscal desempenha um papel fundamental na garantia da responsabiliza\u00e7\u00e3o dos gestores p\u00fablicos, na preven\u00e7\u00e3o da corrup\u00e7\u00e3o e na promo\u00e7\u00e3o de uma governan\u00e7a eficaz. Quando os gastos p\u00fablicos s\u00e3o transparentes, os cidad\u00e3os t\u00eam a capacidade de monitorar a aplica\u00e7\u00e3o dos recursos, cobrar seus representantes e participar de forma mais informada nas decis\u00f5es sobre o destino do dinheiro p\u00fablico. Nesse contexto, a an\u00e1lise das “emendas PIX” na Bahia, especialmente \u00e0 luz do artigo “A transpar\u00eancia tardia das emendas Pix: um resgate da cidadania fiscal,” torna-se essencial para compreender os desafios e as implica\u00e7\u00f5es dessa modalidade de transfer\u00eancia para a cidadania fiscal no estado.<\/p>\n O presente relat\u00f3rio tem como objetivo analisar as “emendas PIX” no estado da Bahia, buscando definir seu funcionamento no or\u00e7amento brasileiro, identificar os munic\u00edpios baianos que foram beneficiados com esses recursos, detalhar os valores e a finalidade (quando dispon\u00edvel) das emendas recebidas, examinar a situa\u00e7\u00e3o da transpar\u00eancia em torno dessas aloca\u00e7\u00f5es no estado, e investigar os mecanismos de fiscaliza\u00e7\u00e3o e presta\u00e7\u00e3o de contas existentes.<\/p>\n As “emendas PIX,” formalmente conhecidas como emendas parlamentares na modalidade de “transfer\u00eancia especial,” representam uma forma espec\u00edfica de aloca\u00e7\u00e3o de recursos no or\u00e7amento federal. Sua principal caracter\u00edstica reside na transfer\u00eancia direta dos fundos para os cofres dos estados, do Distrito Federal ou dos munic\u00edpios, sem a exig\u00eancia de celebra\u00e7\u00e3o de conv\u00eanios ou outros instrumentos similares.<\/p>\n 1<\/sup> Essa modalidade integra o conjunto das emendas parlamentares individuais, que s\u00e3o indica\u00e7\u00f5es de cada deputado e senador, sendo identificadas no or\u00e7amento pela rubrica “RP6” e possuindo a particularidade de serem de pagamento obrigat\u00f3rio.1<\/sup><\/p>\n A natureza direta e menos burocr\u00e1tica das “emendas PIX” as tornou um tema de debate e at\u00e9 mesmo de lit\u00edgio entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Essa disputa sugere que a implementa\u00e7\u00e3o e a pr\u00f3pria legalidade dessa modalidade de emenda geraram questionamentos no \u00e2mbito do poder judici\u00e1rio. A utiliza\u00e7\u00e3o do sistema de pagamento instant\u00e2neo PIX para a transfer\u00eancia desses recursos refor\u00e7a a agilidade e a imediatismo da sua disponibiliza\u00e7\u00e3o, diferenciando-as ainda mais das emendas tradicionais. Em reconhecimento \u00e0 necessidade de maior clareza e controle sobre essas transfer\u00eancias, existe um projeto em tramita\u00e7\u00e3o com o objetivo de regulamentar as “chamadas-emendas-pix”.<\/p>\n O processo de destina\u00e7\u00e3o dessas emendas ocorre por meio da indica\u00e7\u00e3o individual de cada deputado federal e senador.<\/p>\n 1<\/sup> Diferentemente de outras modalidades de emendas parlamentares que podem requerer a apresenta\u00e7\u00e3o de um projeto detalhado e a assinatura de um conv\u00eanio com o \u00f3rg\u00e3o federal respons\u00e1vel, as “emendas PIX” dispensam essa etapa.1<\/sup> Os recursos s\u00e3o transferidos diretamente para a conta do ente federativo beneficiado, sem a necessidade de especificar previamente a finalidade para a qual devem ser utilizados. Essa aus\u00eancia de uma destina\u00e7\u00e3o predefinida no momento da transfer\u00eancia \u00e9 um ponto crucial que as distingue de outras emendas e que contribui significativamente para as preocupa\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 transpar\u00eancia e \u00e0 fiscaliza\u00e7\u00e3o de seu uso. A obrigatoriedade de pagamento das emendas RP6 1<\/sup> implica que o Poder Executivo tem margem de manobra limitada para impedir a libera\u00e7\u00e3o desses recursos, aumentando a influ\u00eancia dos parlamentares na execu\u00e7\u00e3o do or\u00e7amento.<\/p>\n Em 2024, o estado da Bahia e seus munic\u00edpios receberam um volume expressivo de recursos por meio das “emendas PIX.” Somente no m\u00eas de dezembro, 217 munic\u00edpios baianos foram contemplados com repasses que totalizaram R$ 209 milh\u00f5es. Esse montante representou a segunda parcela de uma remessa iniciada em julho do mesmo ano, elevando o montante total de “emendas parlamentares” (incluindo as “PIX”) para os munic\u00edpios baianos e o estado para R$ 513 milh\u00f5es ao longo de 2024.<\/p>\n 2<\/sup> Adicionalmente, no m\u00eas de dezembro, o estado da Bahia em si recebeu R$ 65 milh\u00f5es atrav\u00e9s dessa modalidade.<\/p>\n Um aspecto not\u00e1vel do fluxo desses recursos para a Bahia em 2024 reside no momento de sua libera\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s elei\u00e7\u00f5es municipais. Um total de 114 munic\u00edpios baianos receberam recursos de “emendas PIX” somente ap\u00f3s a divulga\u00e7\u00e3o dos resultados das elei\u00e7\u00f5es municipais de 2024, totalizando mais de R$ 80 milh\u00f5es.<\/p>\n 2<\/sup> Entre esses munic\u00edpios…source<\/a> Ubaitaba, Boninal, Cacul\u00e9, Cafarnaum, Itaparica, Jaguarari, Pintadas, Rio do Pires, Sim\u00f5es Filho, Ant\u00f4nio Gon\u00e7alves,…source<\/a> Iti\u00faba, Nova Reden\u00e7\u00e3o, Wanderley, Aiquara, Barro Preto, Can\u00e1polis, F\u00e1tima, Saubara, Ibirataia, Boa Nova, Conde\u00faba, Cotegipe, El\u00edsio Medrado, Nova F\u00e1tima, S\u00e3o Desid\u00e9rio, S\u00e3o F\u00e9lix do Coribe, Cordeiros e Santa Cruz da Vit\u00f3ria.2<\/sup><\/p>\n A an\u00e1lise dos repasses revela tamb\u00e9m varia\u00e7\u00f5es significativas nos montantes recebidos por diferentes munic\u00edpios e ao longo do tempo. O munic\u00edpio de Riach\u00e3o do Jacu\u00edpe, por exemplo, experimentou um aumento expressivo no valor recebido em dezembro de 2024, alcan\u00e7ando R$ 4.437.691,05. Esse valor representou um incremento de 483,77% em rela\u00e7\u00e3o ao primeiro repasse do ano, ocorrido em julho de 2024, que foi de R$ 917.367,95. No total, Riach\u00e3o do Jacu\u00edpe recebeu R$ 5.355.059,00 em 2024.<\/p>\n 3<\/sup><\/p>\n Em 2024, diversos munic\u00edpios da Bahia foram beneficiados com recursos provenientes de emendas PIX. A tabela a seguir apresenta uma lista dos munic\u00edpios identificados nos snippets como receptores desses fundos, juntamente com a fonte da informa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\nEmendas PIX na Bahia: An\u00e1lise da Aloca\u00e7\u00e3o, Transpar\u00eancia e Fiscaliza\u00e7\u00e3o<\/h1>\n
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\n Munic\u00edpio<\/strong><\/td>\n Fonte da Informa\u00e7\u00e3o (Snippet ID)<\/strong><\/td>\n<\/tr>\n \n Presidente Dutra<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Dias D \u00c1vila<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Serra Preta<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itapicuru<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Umburanas<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Piat\u00e3<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Dom Bas\u00edlio<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Nova Ibi\u00e1<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n D\u00e1rio Meira<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Mairi<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Mortugaba<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Acajutiba<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Barro Alto<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Casa Nova<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Concei\u00e7\u00e3o do Almeida<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ibipeba<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Igrapi\u00fana<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Igua\u00ed<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itaju\u00edpe<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Jussiape<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Medeiros Neto<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Nazar\u00e9<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Planalto<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Pojuca<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Sento S\u00e9<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Souto Soares<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Urandi<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Macarani<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Morpar\u00e1<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Planaltino<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ant\u00f4nio Cardoso<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n \u00c1gua Fria<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Bonito<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Retirol\u00e2ndia<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Uba\u00edra<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Uru\u00e7uca<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Boa Vista do Tupim<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Len\u00e7\u00f3is<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itapetinga<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Muqu\u00e9m de S\u00e3o Francisco<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Serra Dourada<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Senhor do Bonfim<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ubaitaba<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Boninal<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Cacul\u00e9<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Cafarnaum<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itaparica<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Jaguarari<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Pintadas<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Rio do Pires<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Sim\u00f5es Filho<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ant\u00f4nio Gon\u00e7alves<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Arataca<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Barra do Mendes<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Buerarema<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Caldeir\u00e3o Grande<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Coaraci<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Filad\u00e9lfia<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Gl\u00f3ria<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ibirataia<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ibiquera<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Ichu<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Inhambupe<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itamari<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Itapebi<\/td>\n S_11, 2<\/sup>, S_15, 4<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Jacaraci<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n Jo\u00e3o Dourado<\/td>\n S_11, 2<\/sup><\/td>\n<\/tr>\n \n