{"id":2268,"date":"2024-01-05T10:42:46","date_gmt":"2024-01-05T13:42:46","guid":{"rendered":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/?p=2268"},"modified":"2024-01-05T10:42:46","modified_gmt":"2024-01-05T13:42:46","slug":"desafios-na-distribuicao-de-medicamentos-do-farmacia-popular","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/politicaeresenha.com.br\/desafios-na-distribuicao-de-medicamentos-do-farmacia-popular\/","title":{"rendered":"Desafios na Distribui\u00e7\u00e3o de Medicamentos do Farm\u00e1cia Popular"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/p>\n

Caros leitores,<\/p>\n

A recente auditoria da Controladoria-Geral da Uni\u00e3o (CGU) trouxe \u00e0 luz quest\u00f5es preocupantes sobre o programa Farm\u00e1cia Popular, que tem sido uma pe\u00e7a crucial na promo\u00e7\u00e3o do acesso a medicamentos no Brasil. O relat\u00f3rio revela que, entre julho de 2015 e dezembro de 2020, foram distribu\u00eddos R$ 7,43 bilh\u00f5es em medicamentos a pacientes que j\u00e1 n\u00e3o estavam entre n\u00f3s. Al\u00e9m disso, chama aten\u00e7\u00e3o para a venda de R$ 2,57 bilh\u00f5es em medicamentos sem nota fiscal, indicando uma falha significativa nos controles.<\/p>\n

A falta de um sistema robusto de controle nos ressarcimentos \u00e0s farm\u00e1cias credenciadas \u00e9 apontada como a principal raz\u00e3o para essas irregularidades. A auditoria destaca que a fiscaliza\u00e7\u00e3o, em grande parte, ocorre de forma manual e a dist\u00e2ncia, o que proporciona espa\u00e7o para pr\u00e1ticas indevidas. Esse cen\u00e1rio \u00e9 alarmante e exige uma reflex\u00e3o profunda sobre a efic\u00e1cia dos mecanismos de monitoramento implementados pelo programa.<\/p>\n

No que diz respeito \u00e0 distribui\u00e7\u00e3o a pacientes falecidos, a CGU utilizou uma abordagem inteligente, cruzando dados do Cadastro de Pessoas F\u00edsicas (CPF) dos pacientes com autoriza\u00e7\u00f5es emitidas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e informa\u00e7\u00f5es de diferentes sistemas, como o Sistema Nacional de Registro Civil e o Sistema de Informa\u00e7\u00f5es de Mortalidade. Esse m\u00e9todo revelou um quadro de desperd\u00edcio de recursos p\u00fablicos e evid\u00eancias de fraudes perpetradas por compradores particulares ou pelos pr\u00f3prios estabelecimentos.<\/p>\n

A situa\u00e7\u00e3o apresentada pelo relat\u00f3rio coloca em xeque a efetividade dos atuais protocolos de controle e demanda a\u00e7\u00e3o imediata para aprimorar a gest\u00e3o do Farm\u00e1cia Popular. N\u00e3o podemos permitir que recursos t\u00e3o preciosos se percam devido \u00e0 falta de vigil\u00e2ncia adequada. \u00c9 fundamental investir em tecnologias que possam garantir um monitoramento mais eficiente, reduzindo as brechas para pr\u00e1ticas indevidas.<\/p>\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 imperativo que as autoridades competentes promovam uma revis\u00e3o completa nos processos de fiscaliza\u00e7\u00e3o do Farm\u00e1cia Popular. Somente com medidas en\u00e9rgicas e inovadoras poderemos assegurar que o programa continue desempenhando seu papel vital na sa\u00fade p\u00fablica, sem desperd\u00edcios e fraudes que comprometem a confian\u00e7a da sociedade.<\/p>\n

Que a verdade prevale\u00e7a e que nossos recursos sejam direcionados de forma justa e eficiente para garantir o acesso universal aos medicamentos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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