O deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil) foi eleito, neste sábado (1º), 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Natural de Campo Formoso, na Bahia, Nascimento tem 54 anos e está no terceiro mandato como deputado federal. Advogado de formação, ele já exerceu os cargos de vereador e deputado estadual antes de chegar à Câmara dos Deputados.
Na Câmara, Elmar Nascimento acumula uma trajetória marcada por participações em cargos de relevância. Foi presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e vice-líder do governo. Atualmente, é o líder do União Brasil na Casa. Sua atuação como relator de projetos de lei também chama a atenção. Ele foi responsável pelo Projeto de Lei Complementar 175/24, que deu origem à Lei Complementar 210/24, que trata da proposição e execução de emendas parlamentares à lei orçamentária anual. Além disso, relatou o PL 3944/24, que se transformou na Lei 15.088/25, proibindo a importação de resíduos sólidos.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara coloca Nascimento em uma posição estratégica, onde participará da condução dos trabalhos legislativos e da gestão administrativa da Casa. Sua experiência e atuação em temas como ética parlamentar, orçamento e meio ambiente reforçam seu perfil para o cargo.