Política e Resenha

ARTIGO – “Guerra, nunca mais”: Papa Leão XIV apela à paz na sua primeira mensagem dominical (Padre Carlos)

 

 

 

O Papa Leão XIV, em sua primeira aparição pública após a eleição, fez um apelo veemente pela paz mundial durante a oração do Regina Caeli na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo, 11 de maio de 2025. Diante de uma multidão de aproximadamente 100 mil fiéis, o pontífice clamou pelo fim dos conflitos armados e por soluções pacíficas e duradouras para as crises globais.

Ele destacou a situação na Ucrânia, pedindo uma “paz autêntica, justa e duradoura”, a libertação de prisioneiros e o retorno das crianças deportadas às suas famílias. Sobre Gaza, expressou profunda tristeza e solicitou um cessar-fogo imediato, assistência humanitária à população civil e a libertação de todos os reféns. O Papa também saudou o recente cessar-fogo entre Índia e Paquistão, expressando esperança de que as negociações levem a um acordo estável.

Em seu discurso, Leão XIV relembrou os horrores da Segunda Guerra Mundial e reforçou a necessidade de um compromisso global para evitar novos conflitos, ecoando as palavras de seu antecessor, Papa Francisco, sobre uma “Terceira Guerra Mundial em pedaços”. Ele concluiu sua mensagem homenageando as mães, já que o dia 11 de maio marca o Dia das Mães em vários países, e pediu orações por aquelas que estão no céu.