O Que Não Se Disse

Uma meditação sobre o amor que fica guardado, as palavras que engolimos e a saudade que maio traz com ela
Por Padre Carlos | Política e Resenha | Vitória da Conquista, maio de 2026
Maio chegou como sempre chega: discretamente, pelo cheiro da terra que ainda guarda o perfume das chuvas de abril, pela leveza repentina da luz da manhã, pelo azul diferente do céu do sertão baiano. Chegou com suas festas e suas promessas — o mês consagrado a Maria, a mãe de todos os pobres, e o Dia das Mães que a cultura popular elevou à dignidade de quase-feriado sagrado. E comigo, como nos outros anos, chegou também ela: a saudade.
Há datas que não são apenas datas. São portais. A memória os reconhece muito antes da razão e já começa a trabalhar antes que o calendário confirme o que o coração já sabe. O Dia das Mães é um desses portais. Para quem ainda tem a mãe, é festa. Para quem já não a tem, é luto vestido de cravo. Para muitos — talvez para a maioria de nós — é as duas coisas ao mesmo tempo, numa mistura que a língua portuguesa não tem uma única palavra capaz de nomear.
As Palavras que o Amor Não Sabe Dizer
Confesso que neste maio me peguei pensando muito na minha mãe. Não com a dor aguda do luto recente — essa, graças a Deus e ao tempo, vai se tornando outra coisa — mas com aquele desejo manso e invencível de simplesmente estar com ela. Tomar um café. Sentar no mesmo cômodo. Deixar o silêncio acontecer, que entre mãe e filho certo silêncio já é conversa.
Querendo estar perto dela, fui buscar — como se faz quando a pessoa real já não está — as palavras de outros que souberam dizer o que nós, tantas vezes, não soubemos. E encontrei, de novo, aquele texto de Valter Hugo Mãe. Aquele texto que só tem esse nome tão simples — Mãe — e que, toda vez que leio, me pega pelo pescoço com uma força que a prosa racional não tem.
“Mãe, tenho pena. Esperei sempre que entendesses as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz. Sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.”
“Pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te desculpa, mãe. E sei que pedir desculpa não é suficiente.”
“Às vezes quero dizer-te tantas coisas que não consigo. A fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia mais bonita que tenho. Gosto de quando estás feliz. Lê isto, mãe. Amo-te.”
“Eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não escrevi estas palavras. Sim, mãe. Hei de fingir que não escrevi estas palavras e tu hás de fingir que não as leste. Somos assim, mãe. Mas eu sei e tu sabes.”
— Valter Hugo Mãe
“Somos Assim, Mãe”
Que literatura extraordinária essa. E que diagnóstico brutal da condição humana. Valter Hugo Mãe — e já não é por acaso que ele carrega esse sobrenome que é ao mesmo tempo nome e destino — escreve com a precisão cirúrgica de quem abriu o peito e colocou as mãos dentro. Não há artifício. Não há retórica. Só essa confissão nua: esperei que entendesses. Mas esperar não é suficiente.
Quem nunca esperou? Quem nunca ficou à beira da palavra certa — te amo, obrigado, me perdoa, preciso de você — e a engoliu, escondeu, empurrou para dentro de um silêncio que então pareceu proteção e depois virou prisão? Somos assim, mãe. A frase tem a crueza de uma confissão e a ternura de uma absolvição ao mesmo tempo. É a mais honesta descrição de como amamos: muito, imperfeito, e frequentemente em silêncio.
Entre mãe e filho, neste lado do Atlântico que herdou da Ibéria a contenção emocional disfarçada de força, o amor costuma circular em códigos indiretos: no prato quente esperando na mesa, na roupa lavada e dobrada, na pergunta “você comeu?” que é na verdade “você está bem?”, no olhar que acompanha saídas e chegadas. Amamo-nos tremendamente e não sabemos bem como dizê-lo de frente, de pé, de olhos nos olhos. Hei de fingir que não escrevi estas palavras e tu hás de fingir que não as leste.
O amor filial é frequentemente maior do que nossa coragem de expressá-lo. E a vida é curta demais para que essa distância permaneça como hábito.
Maria, a Mãe que Guardava Tudo no Coração
Maio é também o mês de Maria. E há uma linha invisível, mas poderosa, que une a maternidade humana à maternidade de Maria — não pela perfeição inatingível que a devoção popular às vezes projeta sobre ela, mas exatamente pelo contrário: pela humaníssima experiência de amar sem compreender tudo, de guardar sem entender, de sofrer sem abandonar.
O Evangelho diz, a respeito de Maria, algo que me comove mais a cada ano que passa: Maria guardava todas estas coisas e as meditava no seu coração. Ela não entendia tudo. O filho que ela havia gestado e criado fazia coisas que saíam do roteiro que ela havia imaginado. Mas ela guardava. Ela ficava. Ela estava presente. Presente no casamento de Caná. Presente no caminho para o Calvário. Presente debaixo da cruz.
Há em toda mãe um pedaço desse mistério. A mãe que não entende as escolhas do filho, mas fica. A mãe que discorda, que chora às escondidas, que reza baixinho, mas não abandona. A mãe cuja presença é a única constante num mundo que muda mais rápido do que conseguimos acompanhar. Esse amor que persevera sem exigir compreensão prévia — esse amor tem algo de divino.
O Que Ainda Há Tempo de Dizer
Para quem ainda tem a mãe, o texto de Valter Hugo Mãe é um chamado urgente. Não amanhã. Hoje. Não no próximo Dia das Mães. Neste. A fotografia mais bonita que você tem — sabe qual é. O momento em que ela fica feliz — você sabe o que é. As palavras que você ainda não disse — elas estão lá, represadas numa garganta que aprendeu a conter o que o coração transborda.
Posso dizer isso com a autoridade de quem aprendeu pela falta: o que não se diz enquanto se pode dizer, torna-se, com o tempo, um silêncio que dói de uma forma particular. Não é culpa — a culpa é improdutiva e a maioria das mães não quer que os filhos a carreguem. É saudade. É o eco de uma voz que você queria ter respondido com mais ternura, de uma mão que você deveria ter segurado um pouco mais, de um “te amo” que ficou na boca numa tarde qualquer que parecia ter muitos outros dias pela frente.
Não deixe nada por dizer. Essa frase simples é uma das mais difíceis de viver. Requer coragem — a coragem de se fazer vulnerável diante de alguém que nos conhece por inteiro, talvez exatamente por isso. Mas é essa vulnerabilidade partilhada que faz a relação se tornar sagrada. Que a transforma de obrigação afetiva em escolha amorosa.
“Esperar que ela entenda o que não se diz é jogar o amor nas mãos da telepatia. E o amor merece mais do que isso.”
Para Quem Já Não Pode Falar
E para aqueles — para nós — que já não temos mais essa possibilidade? Para quem a mãe é agora uma fotografia emoldurada, uma voz que só vive na memória, um aniversário que passou a ser dia de cemitério ou de silêncio interior?
A fé cristã tem algo a dizer aqui — não como consolo barato, mas como convicção arraigada. A morte não desfaz o amor. O amor que criou, que cuidou, que sofreu, que perdurou — esse amor não se dissolve porque um coração parou. Ele persiste. Transforma-se. Encontra outras formas de circular entre os vivos. Continua a nos formar, mesmo na ausência.
E as palavras que não foram ditas? Creio que elas também encontram seus destinatários. Não sei explicar como — a teologia aqui encontra os limites do que a linguagem pode alcançar, e nesses limites mora o mistério que se chama oração. Mas creio que o amor não prescinde de endereço. Que o “te amo” que ficou retido chega, de alguma forma, porque o amor é mais esperto que a morte e mais persistente que o esquecimento.
Minha mãe, se pudesse ler estas linhas — e neste maio prefiro crer que pode — saberia que a fotografia mais bonita que tenho também é uma em que estou com ela. Que há gestos que não fiz e palavras que não disse e que esse peso pertence a mim, não a ela. Que a esperei entender o que não articulei, e que esperar não era suficiente, e que peço desculpa por isso.
E que a amo. Amo-a com o amor que aprende tarde, que chega com décadas de atraso, que se diz em artigos de jornal porque não há mais como dizer em conversa de cozinha — mas que é, apesar de tudo, amor verdadeiro.
Chegou maio. E com maio chegou Maria — que também ficou debaixo de uma cruz e também ficou sem o filho que amava e também guardou, no coração, tudo o que não cabia em palavras.
Que neste mês os filhos encontrem coragem para dizer o que ainda não disseram. Que os que já não podem mais dizer encontrem paz. E que todas as mães — as de carne, a de Nazaré, as que vivem só em memória — se sintam honradas pelo amor que mereceram e pelo amor que, imperfeito e humano, sempre tentou alcançá-las.
Padre Carlos
Teólogo · Colunista · Vitória da Conquista, Bahia
Política e Resenha · Maio de 2026
Dia das Mães
Mês de Maria
Teologia Pastoral
Padre Carlos




