Política e Resenha

Sínodo: Precisamos fazer um balanço

 

O do Papa Francisco será, sem dúvida, marcado pela audaciosa tentativa de conduzir a Igreja Católica a um modelo mais sinodal, onde a comunidade caminha unida. Essa visão contrasta com a antiga estrutura hierárquica descrita por Pio X, evidenciando a dualidade entre pastores e rebanho, uma dicotomia que, ao longo dos anos, alimentou abusos e afastou muitos fiéis.

O discurso do Papa, durante a 18.ª Congregação Geral, denunciou com veemência o clericalismo, destacando seus efeitos corrosivos na essência da Igreja. Ao descrever as práticas machistas e ditatoriais, Francisco alertou para o perigo de transformar a Igreja em um “supermercado da salvação”, onde os serviços espirituais são precificados como produtos comerciais. O clericalismo, segundo suas palavras, é um flagelo que suja e danifica a face da Igreja, escravizando o povo fiel de Deus.

A realização do Sínodo dos Bispos, com a participação ativa de leigos, foi um marco histórico. A presença de homens e mulheres, com direito a voz e voto, trouxe uma dinâmica inovadora. Contudo, a breve síntese gerada no final levanta mais perguntas do que respostas, servindo como base para reflexões futuras.

A unidade dos cristãos, o diálogo ecuménico e a atenção às necessidades dos jovens, vítimas de abusos e dos excluídos, foram pontos destacados. A chamada para um sínodo ecuménico sobre a missão comum no mundo contemporâneo reflete o desejo de uma abordagem mais inclusiva.

Entretanto, a questão das mulheres permanece um desafio. A crítica ao clericalismo e machismo é evidente, mas a resistência à participação feminina em cargos cimeiros persiste. A reflexão sobre o celibato dos padres e a necessidade de uma abordagem mais profunda nesse aspecto são passos positivos, mas a divisão sobre o diaconado e a omissão sobre a ordenação presbiteral feminina indicam que o caminho para a igualdade de gênero na Igreja ainda é longo.

O Sínodo também levanta a necessidade de reflexão sobre questões éticas relacionadas à Inteligência Artificial, mostrando a disposição da Igreja em dialogar com as complexidades do mundo contemporâneo.

Em suma, o Sínodo representa uma tentativa corajosa de avançar para uma Igreja mais inclusiva e atenta às necessidades da sociedade. No entanto, os desafios persistem, especialmente no que diz respeito à igualdade de gênero e à superação do clericalismo. A segunda sessão em 2024 promete trazer conclusões mais definidas, mas até lá, a reflexão e o diálogo devem ser constantes para que a Igreja avance rumo a uma transformação verdadeira.

 

Sínodo: Precisamos fazer um balanço

 

O do Papa Francisco será, sem dúvida, marcado pela audaciosa tentativa de conduzir a Igreja Católica a um modelo mais sinodal, onde a comunidade caminha unida. Essa visão contrasta com a antiga estrutura hierárquica descrita por Pio X, evidenciando a dualidade entre pastores e rebanho, uma dicotomia que, ao longo dos anos, alimentou abusos e afastou muitos fiéis.

O discurso do Papa, durante a 18.ª Congregação Geral, denunciou com veemência o clericalismo, destacando seus efeitos corrosivos na essência da Igreja. Ao descrever as práticas machistas e ditatoriais, Francisco alertou para o perigo de transformar a Igreja em um “supermercado da salvação”, onde os serviços espirituais são precificados como produtos comerciais. O clericalismo, segundo suas palavras, é um flagelo que suja e danifica a face da Igreja, escravizando o povo fiel de Deus.

A realização do Sínodo dos Bispos, com a participação ativa de leigos, foi um marco histórico. A presença de homens e mulheres, com direito a voz e voto, trouxe uma dinâmica inovadora. Contudo, a breve síntese gerada no final levanta mais perguntas do que respostas, servindo como base para reflexões futuras.

A unidade dos cristãos, o diálogo ecuménico e a atenção às necessidades dos jovens, vítimas de abusos e dos excluídos, foram pontos destacados. A chamada para um sínodo ecuménico sobre a missão comum no mundo contemporâneo reflete o desejo de uma abordagem mais inclusiva.

Entretanto, a questão das mulheres permanece um desafio. A crítica ao clericalismo e machismo é evidente, mas a resistência à participação feminina em cargos cimeiros persiste. A reflexão sobre o celibato dos padres e a necessidade de uma abordagem mais profunda nesse aspecto são passos positivos, mas a divisão sobre o diaconado e a omissão sobre a ordenação presbiteral feminina indicam que o caminho para a igualdade de gênero na Igreja ainda é longo.

O Sínodo também levanta a necessidade de reflexão sobre questões éticas relacionadas à Inteligência Artificial, mostrando a disposição da Igreja em dialogar com as complexidades do mundo contemporâneo.

Em suma, o Sínodo representa uma tentativa corajosa de avançar para uma Igreja mais inclusiva e atenta às necessidades da sociedade. No entanto, os desafios persistem, especialmente no que diz respeito à igualdade de gênero e à superação do clericalismo. A segunda sessão em 2024 promete trazer conclusões mais definidas, mas até lá, a reflexão e o diálogo devem ser constantes para que a Igreja avance rumo a uma transformação verdadeira.

 

Desafios e Perspectivas na Saúde Básica de Vitória da Conquista

O recente anúncio do governador Jerônimo Rodrigues Souza sobre sua nova agenda para debater a Saúde Básica em Vitória da Conquista levanta questões cruciais sobre o estado atual desse setor na nossa cidade. Em sua extensa visita, Jerônimo destacou a importância de abordar a Atenção Básica, especialmente os Postos de Saúde, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

É inegável que a Atenção Básica desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento de condições de saúde, atuando como a primeira linha de assistência. A afirmação do governador, ao ressaltar que a falta de eficiência na Atenção Básica pode sobrecarregar os hospitais, reflete uma realidade preocupante que merece nossa atenção.

No entanto, é crucial abordar esses desafios sem politização excessiva. Reconhecendo que a atenção basica enfrenta obstáculos, é necessário olhar para além das fronteiras partidárias. A referência aos corredores de hospitais cheios durante os vinte anos de governo do PT na cidade ressalta a complexidade do problema, mostrando que a questão não é exclusiva de um único período ou gestão.

Resolver os problemas na área da saúde exige cooperação, transparência e ações práticas. É necessário um esforço conjunto para fortalecer a Atenção Básica, investindo em infraestrutura, capacitação de profissionais e conscientização da população sobre a importância dos serviços preventivos.

A visita do governador em dezembro será uma oportunidade crucial para avaliar as ações concretas que serão implementadas. A atenção sobre o Complexo Hospitalar e a Santa Casa de Misericórdia demonstra a necessidade de abordar não apenas a Atenção Básica, mas também a estrutura hospitalar em si.

Neste cenário, é imperativo que a sociedade esteja atenta e participe ativamente do debate sobre a saúde pública. A busca pela verdade e pela informação é essencial para uma transformação efetiva na sociedade. Esperamos que a agenda do governador resulte em medidas tangíveis para melhorar a Saúde Básica, proporcionando um impacto positivo na vida dos cidadãos de Vitória da Conquista.

 

Desafios e Perspectivas na Saúde Básica de Vitória da Conquista

O recente anúncio do governador Jerônimo Rodrigues Souza sobre sua nova agenda para debater a Saúde Básica em Vitória da Conquista levanta questões cruciais sobre o estado atual desse setor na nossa cidade. Em sua extensa visita, Jerônimo destacou a importância de abordar a Atenção Básica, especialmente os Postos de Saúde, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

É inegável que a Atenção Básica desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento de condições de saúde, atuando como a primeira linha de assistência. A afirmação do governador, ao ressaltar que a falta de eficiência na Atenção Básica pode sobrecarregar os hospitais, reflete uma realidade preocupante que merece nossa atenção.

No entanto, é crucial abordar esses desafios sem politização excessiva. Reconhecendo que a atenção basica enfrenta obstáculos, é necessário olhar para além das fronteiras partidárias. A referência aos corredores de hospitais cheios durante os vinte anos de governo do PT na cidade ressalta a complexidade do problema, mostrando que a questão não é exclusiva de um único período ou gestão.

Resolver os problemas na área da saúde exige cooperação, transparência e ações práticas. É necessário um esforço conjunto para fortalecer a Atenção Básica, investindo em infraestrutura, capacitação de profissionais e conscientização da população sobre a importância dos serviços preventivos.

A visita do governador em dezembro será uma oportunidade crucial para avaliar as ações concretas que serão implementadas. A atenção sobre o Complexo Hospitalar e a Santa Casa de Misericórdia demonstra a necessidade de abordar não apenas a Atenção Básica, mas também a estrutura hospitalar em si.

Neste cenário, é imperativo que a sociedade esteja atenta e participe ativamente do debate sobre a saúde pública. A busca pela verdade e pela informação é essencial para uma transformação efetiva na sociedade. Esperamos que a agenda do governador resulte em medidas tangíveis para melhorar a Saúde Básica, proporcionando um impacto positivo na vida dos cidadãos de Vitória da Conquista.

 

Falsa Médica Presa em Vitória da Conquista

Na tarde de ontem, uma chocante descoberta abalou a comunidade de Vitória da Conquista. Uma falsa médica que utilizava o registro de outra profissional foi presa em flagrante enquanto atendia em uma clínica da região. O incidente levanta sérias questões sobre a segurança e a fiscalização na área da saúde.

A ação, desencadeada após denúncias anônimas, revelou uma situação preocupante. A falsa médica vinha exercendo ilegalmente a profissão, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes que buscavam atendimento na clínica onde ela atuava.

As autoridades locais agiram rapidamente para deter a criminosa, resgatando a integridade do sistema de saúde da cidade. A polícia está investigando a extensão dos danos causados por essa fraude, e a identidade da verdadeira profissional, cujo registro foi indevidamente utilizado, ainda não foi divulgada.

Este incidente destaca a importância de fortalecer os mecanismos de verificação e fiscalização na área da saúde. A confiança da comunidade nos profissionais de saúde é fundamental, e eventos como este abalam essa confiança de maneira significativa.

Vamos acompanhar de perto os desdobramentos dessa história e garantir que a justiça seja feita. A segurança e a qualidade dos serviços de saúde devem ser prioridade, e medidas rigorosas precisam ser implementadas para evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

 

 

 

 

Falsa Médica Presa em Vitória da Conquista

Na tarde de ontem, uma chocante descoberta abalou a comunidade de Vitória da Conquista. Uma falsa médica que utilizava o registro de outra profissional foi presa em flagrante enquanto atendia em uma clínica da região. O incidente levanta sérias questões sobre a segurança e a fiscalização na área da saúde.

A ação, desencadeada após denúncias anônimas, revelou uma situação preocupante. A falsa médica vinha exercendo ilegalmente a profissão, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes que buscavam atendimento na clínica onde ela atuava.

As autoridades locais agiram rapidamente para deter a criminosa, resgatando a integridade do sistema de saúde da cidade. A polícia está investigando a extensão dos danos causados por essa fraude, e a identidade da verdadeira profissional, cujo registro foi indevidamente utilizado, ainda não foi divulgada.

Este incidente destaca a importância de fortalecer os mecanismos de verificação e fiscalização na área da saúde. A confiança da comunidade nos profissionais de saúde é fundamental, e eventos como este abalam essa confiança de maneira significativa.

Vamos acompanhar de perto os desdobramentos dessa história e garantir que a justiça seja feita. A segurança e a qualidade dos serviços de saúde devem ser prioridade, e medidas rigorosas precisam ser implementadas para evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

 

 

 

 

A Ascensão Cearense no Judiciário Brasileiro

Hoje, caro leitor, trago-lhe uma notícia que certamente reverberará nos corredores do poder judiciário brasileiro. O presidente Lula, nesta sexta-feira (10), nomeou três ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e entre eles, destaca-se a nomeação de um cearense para tão nobre posição.

O cearense, cujo nome ainda não ecoou com intensidade nos círculos midiáticos, assume um papel crucial no STJ, instância que desempenha um papel vital na administração da justiça no país. Essa nomeação é mais um exemplo do reconhecimento do talento e competência de profissionais provenientes de diversas regiões do Brasil.

A diversidade regional no mais alto escalão da justiça é um reflexo da riqueza cultural e intelectual que permeia nossa nação. O Ceará, terra de gente trabalhadora e resiliente, agora contribui de maneira direta para as decisões que moldarão o destino jurídico do país.

Contudo, não podemos ignorar o contexto político que envolve essas nomeações. O presidente Lula, estrategista consumado, sabe da importância de moldar o judiciário de acordo com sua visão política. Essa movimentação certamente terá consequências no cenário político e jurídico brasileiro.

No entanto, é vital que mantenhamos um olhar atento e crítico sobre essas mudanças. A independência do judiciário é a pedra angular de um sistema democrático robusto, e qualquer sinal de influência excessiva do poder executivo deve ser escrutinado de perto.

Portanto, diante dessa notícia que ressoa nos bastidores do poder, insto meus leitores a refletirem sobre a importância da imparcialidade e independência do judiciário. A justiça, afinal, deve ser cega à influência política, agindo com base na lei e na equidade.

Que este novo ministro cearense traga consigo a sabedoria e a imparcialidade necessárias para exercer sua função com excelência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

A Ascensão Cearense no Judiciário Brasileiro

Hoje, caro leitor, trago-lhe uma notícia que certamente reverberará nos corredores do poder judiciário brasileiro. O presidente Lula, nesta sexta-feira (10), nomeou três ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e entre eles, destaca-se a nomeação de um cearense para tão nobre posição.

O cearense, cujo nome ainda não ecoou com intensidade nos círculos midiáticos, assume um papel crucial no STJ, instância que desempenha um papel vital na administração da justiça no país. Essa nomeação é mais um exemplo do reconhecimento do talento e competência de profissionais provenientes de diversas regiões do Brasil.

A diversidade regional no mais alto escalão da justiça é um reflexo da riqueza cultural e intelectual que permeia nossa nação. O Ceará, terra de gente trabalhadora e resiliente, agora contribui de maneira direta para as decisões que moldarão o destino jurídico do país.

Contudo, não podemos ignorar o contexto político que envolve essas nomeações. O presidente Lula, estrategista consumado, sabe da importância de moldar o judiciário de acordo com sua visão política. Essa movimentação certamente terá consequências no cenário político e jurídico brasileiro.

No entanto, é vital que mantenhamos um olhar atento e crítico sobre essas mudanças. A independência do judiciário é a pedra angular de um sistema democrático robusto, e qualquer sinal de influência excessiva do poder executivo deve ser escrutinado de perto.

Portanto, diante dessa notícia que ressoa nos bastidores do poder, insto meus leitores a refletirem sobre a importância da imparcialidade e independência do judiciário. A justiça, afinal, deve ser cega à influência política, agindo com base na lei e na equidade.

Que este novo ministro cearense traga consigo a sabedoria e a imparcialidade necessárias para exercer sua função com excelência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

Ataques a Hospitais em Gaza Impedem Saída de Brasileiros

 

A situação crítica na região de Gaza tem impactos diretos na segurança e mobilidade dos brasileiros presentes na área. De acordo com informações da Embaixada do Brasil na Palestina, os recentes ataques a hospitais têm criado um cenário desafiador, tornando difícil a saída de cidadãos brasileiros da região.

Neste contexto tenso, é crucial analisarmos os desdobramentos humanitários e as consequências diretas dessas ações nos residentes e visitantes estrangeiros. A violência em Gaza não apenas coloca em risco a vida dos habitantes locais, mas também gera um impacto significativo na segurança e liberdade de movimento dos brasileiros que buscam deixar a região em busca de segurança.

É imperativo destacar a relevância da diplomacia e ação internacional para buscar soluções que garantam a segurança e a proteção dos cidadãos em meio a conflitos tão complexos. A comunidade internacional, incluindo o Brasil, deve se unir para condenar tais ataques e buscar maneiras eficazes de promover a paz na região.

Este é um momento crucial para reflexão sobre os desafios enfrentados por aqueles que buscam viver em regiões afetadas por conflitos, destacando a importância de esforços conjuntos para promover a estabilidade e a segurança global.

 

Ataques a Hospitais em Gaza Impedem Saída de Brasileiros

 

A situação crítica na região de Gaza tem impactos diretos na segurança e mobilidade dos brasileiros presentes na área. De acordo com informações da Embaixada do Brasil na Palestina, os recentes ataques a hospitais têm criado um cenário desafiador, tornando difícil a saída de cidadãos brasileiros da região.

Neste contexto tenso, é crucial analisarmos os desdobramentos humanitários e as consequências diretas dessas ações nos residentes e visitantes estrangeiros. A violência em Gaza não apenas coloca em risco a vida dos habitantes locais, mas também gera um impacto significativo na segurança e liberdade de movimento dos brasileiros que buscam deixar a região em busca de segurança.

É imperativo destacar a relevância da diplomacia e ação internacional para buscar soluções que garantam a segurança e a proteção dos cidadãos em meio a conflitos tão complexos. A comunidade internacional, incluindo o Brasil, deve se unir para condenar tais ataques e buscar maneiras eficazes de promover a paz na região.

Este é um momento crucial para reflexão sobre os desafios enfrentados por aqueles que buscam viver em regiões afetadas por conflitos, destacando a importância de esforços conjuntos para promover a estabilidade e a segurança global.

 

A democracia tem preço? A proposta orçamentária da Justiça Eleitoral para 2024

A Justiça Eleitoral brasileira é uma das mais complexas e sofisticadas do mundo. Ela é responsável por garantir a lisura, a segurança e a transparência das eleições, que são o pilar da nossa democracia. Mas qual é o preço dessa democracia? Será que vale a pena gastar bilhões de reais com as eleições, enquanto milhões de brasileiros sofrem com a fome, a pobreza e a falta de saúde?

Nesta quinta-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a proposta orçamentária para a Justiça Eleitoral em 2024, ano em que serão realizadas as eleições municipais. O valor aprovado foi de R$ 11,8 bilhões, o que representa um aumento de 14,5% em relação ao orçamento de 2023, que foi de R$ 10,3 bilhões. Esse valor envolve as despesas financeiras obrigatórias e opcionais do TSE e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país, além do Fundo Partidário, que é destinado ao financiamento dos partidos políticos. Parte dos valores ainda servirá para bancar as despesas de organização do pleito do próximo ano, que terá um custo estimado de R$ 2,1 bilhões.

O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, encaminhará a proposta ao Ministério do Planejamento e Orçamento, para posterior envio ao Congresso, responsável por votar o Orçamento da União. O ministro Moraes lembrou que a Constituição assegura ao Poder Judiciário autonomia administrativa e financeira, e determina que os tribunais devem elaborar sua proposta orçamentária dentro de limites estipulados conjuntamente com os demais poderes na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Mas será que esses limites são razoáveis? Será que não há outras prioridades mais urgentes e importantes para o país? Será que não há formas mais eficientes e econômicas de se realizar as eleições? Será que o Fundo Partidário é justo e necessário? Será que os partidos políticos não deveriam se financiar com as contribuições voluntárias de seus filiados e simpatizantes, e não com o dinheiro público?

Essas são perguntas que devem ser feitas por todos os cidadãos brasileiros, que são os verdadeiros donos do poder e do dinheiro. A democracia é um valor inestimável, mas isso não significa que ela não tenha um custo. E esse custo deve ser pago de forma consciente, transparente e responsável, sem comprometer as necessidades básicas da população.

Isso significa que elas não têm acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para uma vida saudável.

Além disso, o Brasil enfrenta uma grave crise sanitária e um sistema de saúde colapsado, que não consegue atender a demanda de pacientes. Nos corredores dos hospitais, pessoas agonizam à espera de um leito, de um medicamento, de um atendimento digno. A falta de recursos, de planejamento, de gestão e de coordenação entre os entes federativos agrava ainda mais o cenário.

Diante dessa realidade, é preciso questionar se o orçamento da Justiça Eleitoral para 2024 é compatível com as necessidades e as prioridades do país. É preciso avaliar se os recursos destinados às eleições não poderiam ser melhor aplicados em áreas essenciais, como a saúde, a educação, a assistência social, a segurança pública, a infraestrutura, entre outras. É preciso cobrar dos poderes públicos uma gestão mais eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos, que devem ser usados em benefício da população, e não de interesses particulares ou corporativos.

A democracia é um valor que deve ser preservado e fortalecido por todos os que acreditam na liberdade, na igualdade, na justiça e na participação popular. Mas a democracia também tem um preço, que deve ser pago de forma consciente, transparente e responsável. Não se trata de negar ou desprezar a importância das eleições, mas de questionar e fiscalizar o uso dos recursos públicos destinados a elas. Afinal, a democracia não se resume a um dia de votação, mas a um conjunto de direitos e deveres que devem ser exercidos e garantidos todos os dias. E entre esses direitos, estão o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade. Sem esses direitos, a democracia perde o seu sentido e o seu valor.

A democracia tem preço? A proposta orçamentária da Justiça Eleitoral para 2024

A Justiça Eleitoral brasileira é uma das mais complexas e sofisticadas do mundo. Ela é responsável por garantir a lisura, a segurança e a transparência das eleições, que são o pilar da nossa democracia. Mas qual é o preço dessa democracia? Será que vale a pena gastar bilhões de reais com as eleições, enquanto milhões de brasileiros sofrem com a fome, a pobreza e a falta de saúde?

Nesta quinta-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a proposta orçamentária para a Justiça Eleitoral em 2024, ano em que serão realizadas as eleições municipais. O valor aprovado foi de R$ 11,8 bilhões, o que representa um aumento de 14,5% em relação ao orçamento de 2023, que foi de R$ 10,3 bilhões. Esse valor envolve as despesas financeiras obrigatórias e opcionais do TSE e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país, além do Fundo Partidário, que é destinado ao financiamento dos partidos políticos. Parte dos valores ainda servirá para bancar as despesas de organização do pleito do próximo ano, que terá um custo estimado de R$ 2,1 bilhões.

O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, encaminhará a proposta ao Ministério do Planejamento e Orçamento, para posterior envio ao Congresso, responsável por votar o Orçamento da União. O ministro Moraes lembrou que a Constituição assegura ao Poder Judiciário autonomia administrativa e financeira, e determina que os tribunais devem elaborar sua proposta orçamentária dentro de limites estipulados conjuntamente com os demais poderes na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Mas será que esses limites são razoáveis? Será que não há outras prioridades mais urgentes e importantes para o país? Será que não há formas mais eficientes e econômicas de se realizar as eleições? Será que o Fundo Partidário é justo e necessário? Será que os partidos políticos não deveriam se financiar com as contribuições voluntárias de seus filiados e simpatizantes, e não com o dinheiro público?

Essas são perguntas que devem ser feitas por todos os cidadãos brasileiros, que são os verdadeiros donos do poder e do dinheiro. A democracia é um valor inestimável, mas isso não significa que ela não tenha um custo. E esse custo deve ser pago de forma consciente, transparente e responsável, sem comprometer as necessidades básicas da população.

Isso significa que elas não têm acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para uma vida saudável.

Além disso, o Brasil enfrenta uma grave crise sanitária e um sistema de saúde colapsado, que não consegue atender a demanda de pacientes. Nos corredores dos hospitais, pessoas agonizam à espera de um leito, de um medicamento, de um atendimento digno. A falta de recursos, de planejamento, de gestão e de coordenação entre os entes federativos agrava ainda mais o cenário.

Diante dessa realidade, é preciso questionar se o orçamento da Justiça Eleitoral para 2024 é compatível com as necessidades e as prioridades do país. É preciso avaliar se os recursos destinados às eleições não poderiam ser melhor aplicados em áreas essenciais, como a saúde, a educação, a assistência social, a segurança pública, a infraestrutura, entre outras. É preciso cobrar dos poderes públicos uma gestão mais eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos, que devem ser usados em benefício da população, e não de interesses particulares ou corporativos.

A democracia é um valor que deve ser preservado e fortalecido por todos os que acreditam na liberdade, na igualdade, na justiça e na participação popular. Mas a democracia também tem um preço, que deve ser pago de forma consciente, transparente e responsável. Não se trata de negar ou desprezar a importância das eleições, mas de questionar e fiscalizar o uso dos recursos públicos destinados a elas. Afinal, a democracia não se resume a um dia de votação, mas a um conjunto de direitos e deveres que devem ser exercidos e garantidos todos os dias. E entre esses direitos, estão o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade. Sem esses direitos, a democracia perde o seu sentido e o seu valor.

PT Define Estratégias para Eleições Municipais de 2024: Reflexões sobre as Candidaturas em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari

A manhã desta sexta-feira trouxe uma declaração decisiva do senador Jaques Wagner, confirmando as candidaturas próprias do Partido dos Trabalhadores (PT) nas cidades estratégicas de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, para as eleições municipais de 2024. Em entrevista à Rádio Metrópole, Wagner destacou os nomes do deputado federal Zé Neto, do deputado federal Waldenor Pereira e do atual secretário de Relação Institucionais, Luiz Caetano, como representantes do partido nessas localidades, respectivamente.

Para Vitória da Conquista, o senador enfatizou a escolha de Waldenor Pereira, um deputado federal reconhecido pela sua qualidade e profundo conhecimento da cidade. Wagner ressaltou a experiência do grupo que governou a cidade por cinco mandatos consecutivos, afirmando que Waldenor é um homem extremamente preparado para liderar o município.

No contexto de Feira de Santana, o fortalecimento da candidatura de Zé Neto foi destacado. Wagner observou o crescimento do candidato na última eleição, chegando ao segundo turno e saindo dela com uma influência ainda maior. O senador enfatizou a trajetória ascendente de Zé Neto, indicando um nome consolidado para a disputa.

Camaçari, por sua vez, tem como representante Luiz Caetano, descrito por Wagner como um nome extremamente consolidado, com reais chances de vitória nas eleições. O senador lembrou a candidatura da esposa de Caetano, Ivoneide, nas eleições de 2020, destacando o desempenho expressivo que reforça a confiança do partido na região.

A estratégia do PT, segundo Wagner, visa não apenas as cidades importantes, mas também as pequenas localidades, mostrando a abrangência e a confiança do partido em diversos contextos municipais.

Nesse cenário, fica evidente a intenção do Partido dos Trabalhadores em consolidar sua presença e influência nas próximas eleições municipais, apostando em candidaturas fortes e experientes para liderar processos de transformação em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari. Resta agora observar como essas escolhas reverberarão entre os eleitores e moldarão o cenário político local em 2024.

PT Define Estratégias para Eleições Municipais de 2024: Reflexões sobre as Candidaturas em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari

A manhã desta sexta-feira trouxe uma declaração decisiva do senador Jaques Wagner, confirmando as candidaturas próprias do Partido dos Trabalhadores (PT) nas cidades estratégicas de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, para as eleições municipais de 2024. Em entrevista à Rádio Metrópole, Wagner destacou os nomes do deputado federal Zé Neto, do deputado federal Waldenor Pereira e do atual secretário de Relação Institucionais, Luiz Caetano, como representantes do partido nessas localidades, respectivamente.

Para Vitória da Conquista, o senador enfatizou a escolha de Waldenor Pereira, um deputado federal reconhecido pela sua qualidade e profundo conhecimento da cidade. Wagner ressaltou a experiência do grupo que governou a cidade por cinco mandatos consecutivos, afirmando que Waldenor é um homem extremamente preparado para liderar o município.

No contexto de Feira de Santana, o fortalecimento da candidatura de Zé Neto foi destacado. Wagner observou o crescimento do candidato na última eleição, chegando ao segundo turno e saindo dela com uma influência ainda maior. O senador enfatizou a trajetória ascendente de Zé Neto, indicando um nome consolidado para a disputa.

Camaçari, por sua vez, tem como representante Luiz Caetano, descrito por Wagner como um nome extremamente consolidado, com reais chances de vitória nas eleições. O senador lembrou a candidatura da esposa de Caetano, Ivoneide, nas eleições de 2020, destacando o desempenho expressivo que reforça a confiança do partido na região.

A estratégia do PT, segundo Wagner, visa não apenas as cidades importantes, mas também as pequenas localidades, mostrando a abrangência e a confiança do partido em diversos contextos municipais.

Nesse cenário, fica evidente a intenção do Partido dos Trabalhadores em consolidar sua presença e influência nas próximas eleições municipais, apostando em candidaturas fortes e experientes para liderar processos de transformação em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari. Resta agora observar como essas escolhas reverberarão entre os eleitores e moldarão o cenário político local em 2024.

Novas regras: veja o que muda nos direitos do consumidor de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que reúne as regras para proteção de quem usa os serviços do setor, como telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), e entram em vigor no dia 2 de setembro de 2024.

Segundo a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, a mudança foi motivada pelas principais reclamações dos usuários dos serviços, que resultaram nas adaptações feitas em toda a regulamentação que trata dos direito dos consumidor.

“A resolução foi revisada de modo a não retrocederem direitos dos consumidores e a permitir que o setor continue se desenvolvendo para a melhoria nessa relação e no serviço prestado”, disse Cristiana.

TRANSPARÊNCIA

De acordo com Cristiana, uma das principais demandas é sobre a falta de transparência dos produtos contratados, direitos e serviços disponibilizados. Diante dessa necessidade, foram estabelecidas novas regras de obrigatoriedade de disponibilização de informações nos canais de atendimento ao consumidor, como por exemplo, dados sobre portabilidade entre operadoras.

 

Também foi estabelecido que o consumidor receberá do operador uma etiqueta padrão, com informações claras sobre as principais características do produto contratado, como a identificação da oferta, os serviços que estão incluídos e os canais de atendimento ao consumidor. “Será uma etiqueta bastante visual e trabalhada pelos espertos nessa área de comunicação, para que o consumidor tenha sempre à mão todas as informações de que precisa, antes mesmo de contratar, e possa consultar todas as vezes que tiver dúvidas sobre o que ele contratou”, explica Cristiana.

 

A resolução prevê que a entrega da etiqueta será feita na forma escolhida pelo consumidor e, segundo Cristiana, as formas que serão disponibilizadas ainda serão discutidas pelo grupo de implantação, que também foi criado pela mudança da regulamentação.

 

De acordo com as regras, o grupo será composto por representantes da Anatel e das operadoras, inclusive as de pequeno porte, em no máximo 20 dias.

 

OFERTAS

 

As ofertas feitas pelas operadoras passarão a ter um número de identificação único e não poderão ser alteradas por elas sem consentimento do consumidor. A empresa não poderá alterar as características da oferta enquanto ela estiver vigente. “A empresa tem o direito de extinguir e não comercializar mais a oferta, mas, nessa hipótese, terá que informar o consumidor com 30 dias de antecedência.”

O consumidor só poderá migrar para outra oferta similar à que foi extinta caso não usufrua do direito de escolher outra oferta vigente.

 

ATENDIMENTO DIGITAL

 

As operadoras poderão ofertar planos e atendimento exclusivamente digital, desde não sejam de adesão obrigatória ao consumidor e que cumpram as exigências previstas para esse meio, como disponibilizar todas as informações do produto ao consumidor, permitirem que este opte pelo não recebimento de chamadas de telemarketing no contrato digital e disponibilizarem um canal de ouvidoria com atendimento telefônico.

 

Segundo Cristiana, essa possibilidade de planos exclusivamente digitais deverá impulsionar as empresas a desenvolverem melhor seus sistemas de atendimento digital de modo a facilitar a vida de todos os consumidores. “É importante destacar que houve uma ordem do conselho diretor para que a Anatel acompanhe esse tipo de oferta e, se forem verificados prejuízos para o consumidor, várias medidas poderão ser adotadas, inclusive a decisão de suspender esse tipo de oferta”, explica.

 

INADIMPLÊNCIA

 

Outra mudança para o consumidor é a oferta e cobrança dos serviços em casos de inadimplência. As novas regras estabelecem que, em caso de falta de pagamento, o consumidor será notificado em 15 dias, após o vencimento, como já determinava a regra anterior. A diferença é que, passados 15 dias da notificação, os serviços já poderão deixar de ser prestados pela operadora até que o consumidor regularize a situação. Nesse período, ele só poderá realizar ligações de emergência ou para a central de atendimento da operadora.

 

Após 60 dias da notificação, a operadora poderá rescindir o contrato, com o envio da rescisão ao consumidor, no prazo de sete dias. Cumpridos esses prazos, o consumidor perde o direito ao número de telefone. Caso quite o débito, a operadora terá um dia para restabelecer o serviço.

 

SUSTENTABILIDADE

 

As novas regras também atribuem ao operador a obrigação de informar ao consumidor sobre a correta destinação dos equipamentos necessários aos serviços, ao fim da vida útil, e os riscos ambientais que o descarte inadequado representa. “Temos um dado divulgado pela ONU [Organização das Nações Unidas] de que 95% dos equipamentos eletrônicos da América Latina não são descartados corretamente e entendemos que esse papel de orientação é das empresas que prestam o serviço”, conclui Cristiana.

Novas regras: veja o que muda nos direitos do consumidor de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que reúne as regras para proteção de quem usa os serviços do setor, como telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), e entram em vigor no dia 2 de setembro de 2024.

Segundo a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, a mudança foi motivada pelas principais reclamações dos usuários dos serviços, que resultaram nas adaptações feitas em toda a regulamentação que trata dos direito dos consumidor.

“A resolução foi revisada de modo a não retrocederem direitos dos consumidores e a permitir que o setor continue se desenvolvendo para a melhoria nessa relação e no serviço prestado”, disse Cristiana.

TRANSPARÊNCIA

De acordo com Cristiana, uma das principais demandas é sobre a falta de transparência dos produtos contratados, direitos e serviços disponibilizados. Diante dessa necessidade, foram estabelecidas novas regras de obrigatoriedade de disponibilização de informações nos canais de atendimento ao consumidor, como por exemplo, dados sobre portabilidade entre operadoras.

 

Também foi estabelecido que o consumidor receberá do operador uma etiqueta padrão, com informações claras sobre as principais características do produto contratado, como a identificação da oferta, os serviços que estão incluídos e os canais de atendimento ao consumidor. “Será uma etiqueta bastante visual e trabalhada pelos espertos nessa área de comunicação, para que o consumidor tenha sempre à mão todas as informações de que precisa, antes mesmo de contratar, e possa consultar todas as vezes que tiver dúvidas sobre o que ele contratou”, explica Cristiana.

 

A resolução prevê que a entrega da etiqueta será feita na forma escolhida pelo consumidor e, segundo Cristiana, as formas que serão disponibilizadas ainda serão discutidas pelo grupo de implantação, que também foi criado pela mudança da regulamentação.

 

De acordo com as regras, o grupo será composto por representantes da Anatel e das operadoras, inclusive as de pequeno porte, em no máximo 20 dias.

 

OFERTAS

 

As ofertas feitas pelas operadoras passarão a ter um número de identificação único e não poderão ser alteradas por elas sem consentimento do consumidor. A empresa não poderá alterar as características da oferta enquanto ela estiver vigente. “A empresa tem o direito de extinguir e não comercializar mais a oferta, mas, nessa hipótese, terá que informar o consumidor com 30 dias de antecedência.”

O consumidor só poderá migrar para outra oferta similar à que foi extinta caso não usufrua do direito de escolher outra oferta vigente.

 

ATENDIMENTO DIGITAL

 

As operadoras poderão ofertar planos e atendimento exclusivamente digital, desde não sejam de adesão obrigatória ao consumidor e que cumpram as exigências previstas para esse meio, como disponibilizar todas as informações do produto ao consumidor, permitirem que este opte pelo não recebimento de chamadas de telemarketing no contrato digital e disponibilizarem um canal de ouvidoria com atendimento telefônico.

 

Segundo Cristiana, essa possibilidade de planos exclusivamente digitais deverá impulsionar as empresas a desenvolverem melhor seus sistemas de atendimento digital de modo a facilitar a vida de todos os consumidores. “É importante destacar que houve uma ordem do conselho diretor para que a Anatel acompanhe esse tipo de oferta e, se forem verificados prejuízos para o consumidor, várias medidas poderão ser adotadas, inclusive a decisão de suspender esse tipo de oferta”, explica.

 

INADIMPLÊNCIA

 

Outra mudança para o consumidor é a oferta e cobrança dos serviços em casos de inadimplência. As novas regras estabelecem que, em caso de falta de pagamento, o consumidor será notificado em 15 dias, após o vencimento, como já determinava a regra anterior. A diferença é que, passados 15 dias da notificação, os serviços já poderão deixar de ser prestados pela operadora até que o consumidor regularize a situação. Nesse período, ele só poderá realizar ligações de emergência ou para a central de atendimento da operadora.

 

Após 60 dias da notificação, a operadora poderá rescindir o contrato, com o envio da rescisão ao consumidor, no prazo de sete dias. Cumpridos esses prazos, o consumidor perde o direito ao número de telefone. Caso quite o débito, a operadora terá um dia para restabelecer o serviço.

 

SUSTENTABILIDADE

 

As novas regras também atribuem ao operador a obrigação de informar ao consumidor sobre a correta destinação dos equipamentos necessários aos serviços, ao fim da vida útil, e os riscos ambientais que o descarte inadequado representa. “Temos um dado divulgado pela ONU [Organização das Nações Unidas] de que 95% dos equipamentos eletrônicos da América Latina não são descartados corretamente e entendemos que esse papel de orientação é das empresas que prestam o serviço”, conclui Cristiana.

Avião com quase meia tonelada drogas pousa na fazenda de Leonardo

Um avião carregado de quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda do cantor Leonardo, em Jussara, cidade a 270 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, houve confronto com os suspeitos que aguardavam para receber o ilícito.

Dois suspeitos foram alvejados e socorridos, mas não resistiram e acabaram mortos e um terceiro conseguiu fugir para região da mata.

 

De acordo com a assessoria de Leonardo, não havia ninguém da família do cantor na casa. Os funcionários presentes notaram a movimentação estranha e ligaram para a polícia. As informações são do G1.

Segundo a polícia, assim que o avião pousou na fazenda, havia uma caminhonete aguardando para recolher a droga. A PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram buscas pelo veículo, que foi localizado na BR-070, entre as cidades de Jussara e Montes Claros de Goiás.

Avião com quase meia tonelada drogas pousa na fazenda de Leonardo

Um avião carregado de quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda do cantor Leonardo, em Jussara, cidade a 270 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, houve confronto com os suspeitos que aguardavam para receber o ilícito.

Dois suspeitos foram alvejados e socorridos, mas não resistiram e acabaram mortos e um terceiro conseguiu fugir para região da mata.

 

De acordo com a assessoria de Leonardo, não havia ninguém da família do cantor na casa. Os funcionários presentes notaram a movimentação estranha e ligaram para a polícia. As informações são do G1.

Segundo a polícia, assim que o avião pousou na fazenda, havia uma caminhonete aguardando para recolher a droga. A PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram buscas pelo veículo, que foi localizado na BR-070, entre as cidades de Jussara e Montes Claros de Goiás.

Aos 80 anos, Nilo Coelho se despede da vida pública

Ex-governador da Bahia e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, aos 80 anos, se despede da vida pública. “Tudo na vida tem um começo e um fim. Esta não é uma decisão repentina, mas fruto de uma profunda reflexão sobre o que é melhor para mim e para continuar a servir da melhor maneira à minha Guanambi que tanto amo. Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”, disse Nilo ao comunicar oficialmente o seu desligamento do mandato municipal na manhã desta sexta-feira. Em seu lugar, assume o vice Arnaldo Pereira de Azevedo.

Eleito por quatro vezes prefeito, as gestões de Nilo Coelho deixaram um legado de desenvolvimento social e econômico em Guanambi. Tornaram a cidade uma das referências de pujança do Sudoeste baiano. “Eu só tenho a agradecer a confiança depositada em mim pelo povo guanambiense por todas as conquistas eleitorais. Em gratidão, sempre dei o melhor de mim e não poupei dedicação e trabalho pela minha cidade”.

A eficiência como gestor público ainda no primeiro mandato em Guanambi, eleito em 1982, despertou a atenção da política baiana para Nilo Coelho. Convidado, integrou como vice a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986. Com a renúncia de Waldir, tornou-se governador. Em um ano e 10 meses de mandato, ele construiu um volume de estradas para a integração de todo o estado, jamais feito por outro governante.

As distantes regiões do Oeste e do Extremo-Sul, enfim, foram integradas ao estado da Bahia pelas rodovias construídas por aquele que ficou conhecido como o “governador estradeiro”. Entre tantas realizações de Nilo Coelho para a ampliação da infraestrutura baiana, consta a ponte que faz a ligação entre as margens do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.

Prefeito, deputado federal e governador, cada uma das funções públicas exercidas por Nilo Coelho foi com a coragem, a força e a determinação de um sertanejo comprometido em servir ao seu povo e apaixonado por sua terra: Guanambi, Bahia.

“Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Cada desafio enfrentado e cada vitória alcançada foi fruto de um esforço coletivo. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, assinalou Nilo.

Aos 80 anos, Nilo Coelho se despede da vida pública

Ex-governador da Bahia e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, aos 80 anos, se despede da vida pública. “Tudo na vida tem um começo e um fim. Esta não é uma decisão repentina, mas fruto de uma profunda reflexão sobre o que é melhor para mim e para continuar a servir da melhor maneira à minha Guanambi que tanto amo. Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”, disse Nilo ao comunicar oficialmente o seu desligamento do mandato municipal na manhã desta sexta-feira. Em seu lugar, assume o vice Arnaldo Pereira de Azevedo.

Eleito por quatro vezes prefeito, as gestões de Nilo Coelho deixaram um legado de desenvolvimento social e econômico em Guanambi. Tornaram a cidade uma das referências de pujança do Sudoeste baiano. “Eu só tenho a agradecer a confiança depositada em mim pelo povo guanambiense por todas as conquistas eleitorais. Em gratidão, sempre dei o melhor de mim e não poupei dedicação e trabalho pela minha cidade”.

A eficiência como gestor público ainda no primeiro mandato em Guanambi, eleito em 1982, despertou a atenção da política baiana para Nilo Coelho. Convidado, integrou como vice a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986. Com a renúncia de Waldir, tornou-se governador. Em um ano e 10 meses de mandato, ele construiu um volume de estradas para a integração de todo o estado, jamais feito por outro governante.

As distantes regiões do Oeste e do Extremo-Sul, enfim, foram integradas ao estado da Bahia pelas rodovias construídas por aquele que ficou conhecido como o “governador estradeiro”. Entre tantas realizações de Nilo Coelho para a ampliação da infraestrutura baiana, consta a ponte que faz a ligação entre as margens do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.

Prefeito, deputado federal e governador, cada uma das funções públicas exercidas por Nilo Coelho foi com a coragem, a força e a determinação de um sertanejo comprometido em servir ao seu povo e apaixonado por sua terra: Guanambi, Bahia.

“Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Cada desafio enfrentado e cada vitória alcançada foi fruto de um esforço coletivo. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, assinalou Nilo.