Política e Resenha

ARTIGO – O Sucesso do Projeto Piloto “Governando com as Pessoas” em Zabelê e a Promessa de Expansão para Vitória da Conquista

 

O Zabelê, bairro de Vitória da Conquista, tornou-se o palco de um experimento inovador que promete transformar a forma como a administração pública interage com seus cidadãos. O projeto-piloto “Governando com as Pessoas” demonstrou, de maneira contundente, que a voz da comunidade pode moldar as decisões governamentais de maneira eficaz.

Triunfo no Zabelê: Uma Comunidade Empoderada

Ao longo do último ano, o projeto-piloto floresceu no Zabelê, revelando-se um sucesso retumbante. A proposta é simples, mas impactante: a população indica e vota nas prioridades de investimentos em obras e serviços, moldando diretamente o destino de sua localidade. O resultado foi uma verdadeira celebração da democracia participativa.

População no Comando: O Diferencial do “Governando com as Pessoas”

“O povo escolhe e a gente realiza!” Essa máxima resume a essência do programa que coloca nas mãos dos cidadãos o poder de decisão sobre os rumos de sua comunidade. A iniciativa não apenas atende, mas abraça o desejo da gestão municipal em avançar com base nas reais necessidades percebidas pelos moradores.

Expansão para Toda Vitória da Conquista: Um Marco Histórico

A boa nova é que o sucesso não ficará confinado ao Zabelê. A Prefeitura anunciou planos audaciosos de expandir o “Governando com as Pessoas” para toda Vitória da Conquista, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. Será, sem dúvida, o maior programa de escuta popular da história da cidade.

Democracia Participativa Efetiva: O Método do Futuro

A grande vantagem desse método inovador reside na otimização dos recursos e na efetividade da democracia participativa. Ao ouvir diretamente os anseios da população, o governo pode direcionar seus esforços para aquilo que é considerado mais urgente e essencial pelos cidadãos.

Conclusão: Uma Transformação Positiva à Vista

O projeto-piloto “Governando com as Pessoas” em Zabelê não é apenas uma experiência bem-sucedida; é um farol que aponta para um futuro mais inclusivo e participativo. A expansão planejada para toda Vitória da Conquista promete um capítulo inédito na história da cidade, onde a colaboração entre governo e comunidade redefine os padrões tradicionais de governança.

Diante desse panorama promissor, resta-nos aguardar com entusiasmo e expectativa pelo desdobramento dessa iniciativa, que parece destinada a deixar uma marca indelével na trajetória de Vitória da Conquista.

(Padre Carlos)

ARTIGO – O Sucesso do Projeto Piloto “Governando com as Pessoas” em Zabelê e a Promessa de Expansão para Vitória da Conquista

 

O Zabelê, bairro de Vitória da Conquista, tornou-se o palco de um experimento inovador que promete transformar a forma como a administração pública interage com seus cidadãos. O projeto-piloto “Governando com as Pessoas” demonstrou, de maneira contundente, que a voz da comunidade pode moldar as decisões governamentais de maneira eficaz.

Triunfo no Zabelê: Uma Comunidade Empoderada

Ao longo do último ano, o projeto-piloto floresceu no Zabelê, revelando-se um sucesso retumbante. A proposta é simples, mas impactante: a população indica e vota nas prioridades de investimentos em obras e serviços, moldando diretamente o destino de sua localidade. O resultado foi uma verdadeira celebração da democracia participativa.

População no Comando: O Diferencial do “Governando com as Pessoas”

“O povo escolhe e a gente realiza!” Essa máxima resume a essência do programa que coloca nas mãos dos cidadãos o poder de decisão sobre os rumos de sua comunidade. A iniciativa não apenas atende, mas abraça o desejo da gestão municipal em avançar com base nas reais necessidades percebidas pelos moradores.

Expansão para Toda Vitória da Conquista: Um Marco Histórico

A boa nova é que o sucesso não ficará confinado ao Zabelê. A Prefeitura anunciou planos audaciosos de expandir o “Governando com as Pessoas” para toda Vitória da Conquista, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. Será, sem dúvida, o maior programa de escuta popular da história da cidade.

Democracia Participativa Efetiva: O Método do Futuro

A grande vantagem desse método inovador reside na otimização dos recursos e na efetividade da democracia participativa. Ao ouvir diretamente os anseios da população, o governo pode direcionar seus esforços para aquilo que é considerado mais urgente e essencial pelos cidadãos.

Conclusão: Uma Transformação Positiva à Vista

O projeto-piloto “Governando com as Pessoas” em Zabelê não é apenas uma experiência bem-sucedida; é um farol que aponta para um futuro mais inclusivo e participativo. A expansão planejada para toda Vitória da Conquista promete um capítulo inédito na história da cidade, onde a colaboração entre governo e comunidade redefine os padrões tradicionais de governança.

Diante desse panorama promissor, resta-nos aguardar com entusiasmo e expectativa pelo desdobramento dessa iniciativa, que parece destinada a deixar uma marca indelével na trajetória de Vitória da Conquista.

(Padre Carlos)

“Embasa Facilita” oferece condições especiais para quitação de dívidas

 

Clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com contas em aberto já podem negociar a dívida com condições facilitadas de parcelamento, anistia de juros e multas por inadimplência, entre outras vantagens. Até o dia 31 de dezembro, as condições da campanha “Embasa Facilita” podem ser acessadas no Atendimento Virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br e App Embasa para celular), pelo 0800 0555 195 e nos pontos de atendimento presencial, incluindo a rede SAC.

A simulação do pagamento da dívida pode ser realizada previamente no Atendimento Virtual, ambiente digital em que é possível optar quanto às formas de pagamento: parcelamento diretamente na fatura mensal da conta de água e/ou esgoto ou no cartão de crédito. “A simulação garante que cada usuário saiba quais são as facilidades oferecidas pela Embasa e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar seu débito”, explica a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira.

Para quem optar pela renegociação de forma presencial nas lojas de atendimento e postos do SAC, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc). O solicitante do parcelamento deverá, obrigatoriamente, ser o titular da matrícula. É importante ressaltar que, no momento do atendimento, o cliente pode fazer sua atualização cadastral. Assim, ao alterar a titularidade da ligação, estará habilitado para negociar o débito.

REDUÇÃO DO ENDIVIDAMENTO | Segundo o presidente da Embasa, Leonardo Góes, a negociação facilitada é dirigida a todos os clientes da empresa, proporcionando a regularização do abastecimento e o índice de adimplência. Ele reforça que as vantagens oferecidas podem reduzir significativamente o valor do débito. “A campanha visa incentivar a renegociação de dívidas de clientes inscritos no cadastro de inadimplentes, reduzindo o endividamento das famílias baianas e facilitando o retorno dessas pessoas ao mercado de crédito”, afirma.

 

“Embasa Facilita” oferece condições especiais para quitação de dívidas

 

Clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com contas em aberto já podem negociar a dívida com condições facilitadas de parcelamento, anistia de juros e multas por inadimplência, entre outras vantagens. Até o dia 31 de dezembro, as condições da campanha “Embasa Facilita” podem ser acessadas no Atendimento Virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br e App Embasa para celular), pelo 0800 0555 195 e nos pontos de atendimento presencial, incluindo a rede SAC.

A simulação do pagamento da dívida pode ser realizada previamente no Atendimento Virtual, ambiente digital em que é possível optar quanto às formas de pagamento: parcelamento diretamente na fatura mensal da conta de água e/ou esgoto ou no cartão de crédito. “A simulação garante que cada usuário saiba quais são as facilidades oferecidas pela Embasa e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar seu débito”, explica a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira.

Para quem optar pela renegociação de forma presencial nas lojas de atendimento e postos do SAC, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc). O solicitante do parcelamento deverá, obrigatoriamente, ser o titular da matrícula. É importante ressaltar que, no momento do atendimento, o cliente pode fazer sua atualização cadastral. Assim, ao alterar a titularidade da ligação, estará habilitado para negociar o débito.

REDUÇÃO DO ENDIVIDAMENTO | Segundo o presidente da Embasa, Leonardo Góes, a negociação facilitada é dirigida a todos os clientes da empresa, proporcionando a regularização do abastecimento e o índice de adimplência. Ele reforça que as vantagens oferecidas podem reduzir significativamente o valor do débito. “A campanha visa incentivar a renegociação de dívidas de clientes inscritos no cadastro de inadimplentes, reduzindo o endividamento das famílias baianas e facilitando o retorno dessas pessoas ao mercado de crédito”, afirma.

 

Ressentimento e Espólio Político: Carla e Edilson Gusmão na Tentativa de Resgate da Ultra Direita

 

Em meio às intricadas tramas da política local, deparei-me recentemente com uma notícia que alegava denúncias gravíssimas feitas pela sobrinha do saudoso prefeito. No entanto, após uma análise atenta, confesso aos senhores que o que encontrei foi mais ressentimento do que algo verdadeiramente grave. Carla e Edilson Gusmão, imersos nas intricadas teias da política, parecem não aceitar seu afastamento do cenário político, e surge, nesse contexto, o polêmico componente do espólio político de Herzem Gusmão, reivindicado com veemência por eles.

A proposta apresentada é a de resgatar a ultra direita e abraçar fervorosamente o bolsonarismo. Essa tentativa de ressurgimento político levanta questões pertinentes sobre a seriedade e a responsabilidade na condução dos assuntos públicos. É inegável que a política, por natureza, é um campo de disputas e estratégias, mas é preciso questionar a motivação por trás dessa busca desesperada pelo retorno ao poder.

A política, quando feita com responsabilidade, é um instrumento poderoso de transformação social. No entanto, quando motivações pessoais e ressentimentos prevalecem, a integridade e a eficácia das ações políticas podem ser comprometidas. O resgate da ultra direita e a tentativa de abraçar o bolsonarismo parecem ser estratégias que, em vez de contribuir para o bem comum, alimentam um ciclo de polarização e confronto.

É válido lembrar que a participação na esfera política deve ser pautada pela responsabilidade, transparência e compromisso com o interesse público. A utilização de rótulos ideológicos e a busca por alianças questionáveis podem minar a credibilidade e a confiança da população.

Os deserdados e viúvos políticos têm o dever de contribuir para o debate público de maneira séria e construtiva. É preciso ir além das estratégias de ressentimento e buscar propostas que efetivamente atendam às necessidades da comunidade. A sociedade anseia por lideranças comprometidas com a ética e a eficiência, capazes de promover uma verdadeira transformação.

Portanto, enquanto Carla e Edilson Gusmão buscam seu espaço na cena política, é essencial que reflitam sobre o verdadeiro propósito de seu retorno. A política deve ser um meio para o bem coletivo, não um palco para disputas pessoais e ressentimentos mal resolvidos. A construção de uma sociedade mais justa e equitativa exige mais do que jogadas políticas, exige um compromisso sincero com o bem-estar de todos.

Ressentimento e Espólio Político: Carla e Edilson Gusmão na Tentativa de Resgate da Ultra Direita

 

Em meio às intricadas tramas da política local, deparei-me recentemente com uma notícia que alegava denúncias gravíssimas feitas pela sobrinha do saudoso prefeito. No entanto, após uma análise atenta, confesso aos senhores que o que encontrei foi mais ressentimento do que algo verdadeiramente grave. Carla e Edilson Gusmão, imersos nas intricadas teias da política, parecem não aceitar seu afastamento do cenário político, e surge, nesse contexto, o polêmico componente do espólio político de Herzem Gusmão, reivindicado com veemência por eles.

A proposta apresentada é a de resgatar a ultra direita e abraçar fervorosamente o bolsonarismo. Essa tentativa de ressurgimento político levanta questões pertinentes sobre a seriedade e a responsabilidade na condução dos assuntos públicos. É inegável que a política, por natureza, é um campo de disputas e estratégias, mas é preciso questionar a motivação por trás dessa busca desesperada pelo retorno ao poder.

A política, quando feita com responsabilidade, é um instrumento poderoso de transformação social. No entanto, quando motivações pessoais e ressentimentos prevalecem, a integridade e a eficácia das ações políticas podem ser comprometidas. O resgate da ultra direita e a tentativa de abraçar o bolsonarismo parecem ser estratégias que, em vez de contribuir para o bem comum, alimentam um ciclo de polarização e confronto.

É válido lembrar que a participação na esfera política deve ser pautada pela responsabilidade, transparência e compromisso com o interesse público. A utilização de rótulos ideológicos e a busca por alianças questionáveis podem minar a credibilidade e a confiança da população.

Os deserdados e viúvos políticos têm o dever de contribuir para o debate público de maneira séria e construtiva. É preciso ir além das estratégias de ressentimento e buscar propostas que efetivamente atendam às necessidades da comunidade. A sociedade anseia por lideranças comprometidas com a ética e a eficiência, capazes de promover uma verdadeira transformação.

Portanto, enquanto Carla e Edilson Gusmão buscam seu espaço na cena política, é essencial que reflitam sobre o verdadeiro propósito de seu retorno. A política deve ser um meio para o bem coletivo, não um palco para disputas pessoais e ressentimentos mal resolvidos. A construção de uma sociedade mais justa e equitativa exige mais do que jogadas políticas, exige um compromisso sincero com o bem-estar de todos.

Prefeitura de Vitória da Conquista Anuncia Fim do “Turnão”

 

Hoje, trago uma notícia relevante para todos os cidadãos de Vitória da Conquista: a Prefeitura anuncia o encerramento do regime de jornada ininterrupta, popularmente conhecido como “turnão”. Essa mudança significativa entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2024, marcando o retorno ao horário convencional de trabalho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O “turnão” foi introduzido como uma medida experimental, com o intuito de otimizar os serviços municipais e reduzir custos. Durante esse período de teste, a Administração Municipal conduziu uma avaliação criteriosa para entender os impactos dessa alteração, tanto em termos de economia de recursos quanto na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.

O governo municipal tomou a decisão de encerrar esse experimento após analisar cuidadosamente os custos e benefícios associados. Ficou claro que a preferência da população é pelo retorno às atividades no expediente ordinário.

Edimário Freitas, secretário municipal de Gestão e Inovação, ressaltou: “A nossa prioridade é sempre oferecer o melhor serviço à população, mantendo também a eficiência administrativa. Após a análise do período experimental, percebemos que o retorno ao horário convencional é a decisão mais acertada para atender às necessidades da nossa cidade.”

A partir do próximo ano, os órgãos públicos municipais de Vitória da Conquista retomarão o expediente normal. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência, buscando constantemente as melhores práticas para servir aos cidadãos.

Essa mudança não apenas reflete a sensibilidade da Administração Municipal em ouvir as demandas da população, mas também destaca a importância de adaptar as políticas públicas para atender de maneira mais efetiva às necessidades da comunidade. É um passo significativo em direção à construção de uma gestão mais participativa e alinhada com os anseios dos cidadãos de Vitória da Conquista.

Prefeitura de Vitória da Conquista Anuncia Fim do “Turnão”

 

Hoje, trago uma notícia relevante para todos os cidadãos de Vitória da Conquista: a Prefeitura anuncia o encerramento do regime de jornada ininterrupta, popularmente conhecido como “turnão”. Essa mudança significativa entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2024, marcando o retorno ao horário convencional de trabalho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O “turnão” foi introduzido como uma medida experimental, com o intuito de otimizar os serviços municipais e reduzir custos. Durante esse período de teste, a Administração Municipal conduziu uma avaliação criteriosa para entender os impactos dessa alteração, tanto em termos de economia de recursos quanto na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.

O governo municipal tomou a decisão de encerrar esse experimento após analisar cuidadosamente os custos e benefícios associados. Ficou claro que a preferência da população é pelo retorno às atividades no expediente ordinário.

Edimário Freitas, secretário municipal de Gestão e Inovação, ressaltou: “A nossa prioridade é sempre oferecer o melhor serviço à população, mantendo também a eficiência administrativa. Após a análise do período experimental, percebemos que o retorno ao horário convencional é a decisão mais acertada para atender às necessidades da nossa cidade.”

A partir do próximo ano, os órgãos públicos municipais de Vitória da Conquista retomarão o expediente normal. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência, buscando constantemente as melhores práticas para servir aos cidadãos.

Essa mudança não apenas reflete a sensibilidade da Administração Municipal em ouvir as demandas da população, mas também destaca a importância de adaptar as políticas públicas para atender de maneira mais efetiva às necessidades da comunidade. É um passo significativo em direção à construção de uma gestão mais participativa e alinhada com os anseios dos cidadãos de Vitória da Conquista.

Novo ministro do STF, Dino pode ficar no cargo até 2043

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Flávio Dino foi aprovado pelo plenário do Senado Federal nesta quarta-feira. Aos 55 anos, o ex-governador do Maranhão poderá ficar na Corte até 2043, já que ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente aos 75.

A aprovação do nome de Dino fez com que a Corte — composta por 11 ministros — volte a ter sete magistrados indicados em governos do PT. Dino ganhou visibilidade à frente do Ministério da Justiça e passou a ser cotado para a vaga em setembro passado, às vésperas da aposentadoria de Rosa Weber, indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Eleito para o Senado em 2022 pelo PSB, Dino se licenciou do posto no Legislativo para ser ministro da Justiça. O mandato parlamentar será assumido em definitivo por Ana Paula Lobato, também do PSB.

Lista dos ministros do STF e quem indicou:

  • Gilmar Mendes – Indicado por Fernando Henrique Cardoso em 2002
  • Cármen Lúcia – Indicado por Lula em 2006
  • Dias Toffoli – Indicado por Lula em 2009
  • Luiz Fux – Indicado por Dilma em 2011
  • Luís Roberto Barroso – Indicado por Dilma em 2013
  • Edson Fachin – Indicado por Dilma em 2015
  • Alexandre de Moraes – Indicado por Temer em 2017
  • Kassio Nunes Marques – Indicado por Bolsonaro em 2020
  • André Mendonça – Indicado por Bolsonaro em 2021
  • Cristiano Zanin – Indicado por Lula em 2023
  • Flávio Dino – Indicado por Lula em 2023

 

Novo ministro do STF, Dino pode ficar no cargo até 2043

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Flávio Dino foi aprovado pelo plenário do Senado Federal nesta quarta-feira. Aos 55 anos, o ex-governador do Maranhão poderá ficar na Corte até 2043, já que ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente aos 75.

A aprovação do nome de Dino fez com que a Corte — composta por 11 ministros — volte a ter sete magistrados indicados em governos do PT. Dino ganhou visibilidade à frente do Ministério da Justiça e passou a ser cotado para a vaga em setembro passado, às vésperas da aposentadoria de Rosa Weber, indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Eleito para o Senado em 2022 pelo PSB, Dino se licenciou do posto no Legislativo para ser ministro da Justiça. O mandato parlamentar será assumido em definitivo por Ana Paula Lobato, também do PSB.

Lista dos ministros do STF e quem indicou:

  • Gilmar Mendes – Indicado por Fernando Henrique Cardoso em 2002
  • Cármen Lúcia – Indicado por Lula em 2006
  • Dias Toffoli – Indicado por Lula em 2009
  • Luiz Fux – Indicado por Dilma em 2011
  • Luís Roberto Barroso – Indicado por Dilma em 2013
  • Edson Fachin – Indicado por Dilma em 2015
  • Alexandre de Moraes – Indicado por Temer em 2017
  • Kassio Nunes Marques – Indicado por Bolsonaro em 2020
  • André Mendonça – Indicado por Bolsonaro em 2021
  • Cristiano Zanin – Indicado por Lula em 2023
  • Flávio Dino – Indicado por Lula em 2023

 

Lula Admite Dificuldades Cruciais para Conquistar Salvador em 2024

 

O cenário político em Salvador ganhou destaque recentemente com as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os desafios enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2024. Em uma entrevista à rádio Metrópole, Lula reconheceu as dificuldades que o partido enfrenta para conquistar a prefeitura da cidade, atualmente governada pelo DEM há 16 anos.

Diálogo e Reconhecimento de Erros

Uma das principais orientações de Lula foi a necessidade de o PT reconhecer os erros cometidos no passado. O ex-presidente enfatizou a importância de apresentar um projeto alternativo para a cidade, buscando uma abordagem que vá além das fronteiras partidárias. Dialogar com movimentos sociais, lideranças comunitárias e setores produtivos torna-se crucial nesse processo de reconstrução e reaproximação com a população.

Alianças e Articulação Política

Lula destacou a importância de buscar alianças com outras forças políticas de esquerda, reconhecendo que a união desses grupos pode fortalecer a candidatura petista. O governador Rui Costa, do PT, foi apontado como um possível articulador dessa empreitada, elogiado por seu trabalho e visão política. A necessidade de construir pontes e consolidar alianças estratégicas foi ressaltada como uma estratégia fundamental para superar os desafios eleitorais.

Desafios Além de Salvador

É notório que a dificuldade do PT não se restringe apenas à capital baiana, estendendo-se às grandes cidades do estado. A candidatura de Waldenor Pereira, mesmo com o apoio de todos os santos baianos, encontra-se atrás das duas concorrentes. Esse cenário evidencia a complexidade do momento político, demandando uma análise aprofundada sobre os fatores que influenciam a aceitação e rejeição do eleitorado.

A Esperança e a Realidade Política

Apesar das dificuldades, Lula expressou sua esperança de que o PT possa retomar o governo de Salvador. Contudo, foi realista ao reconhecer que essa conquista não será fácil, indicando a necessidade de um esforço conjunto do partido para superar os obstáculos. A busca pela verdade,  deve guiar os passos do PT nesse processo, construindo uma narrativa política transparente e alinhada com os anseios da população.

Considerações Finais

O desafio do PT em Salvador transcende a esfera local, refletindo uma conjuntura política mais ampla. A autocrítica, o diálogo, as alianças e a articulação política emergem como pilares essenciais para a construção de um novo projeto partidário. Que o partido, encontre na medicina política os remédios necessários para curar as feridas do passado e construir um futuro mais promissor para a cidade e seus cidadãos.

 

Lula Admite Dificuldades Cruciais para Conquistar Salvador em 2024

 

O cenário político em Salvador ganhou destaque recentemente com as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os desafios enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2024. Em uma entrevista à rádio Metrópole, Lula reconheceu as dificuldades que o partido enfrenta para conquistar a prefeitura da cidade, atualmente governada pelo DEM há 16 anos.

Diálogo e Reconhecimento de Erros

Uma das principais orientações de Lula foi a necessidade de o PT reconhecer os erros cometidos no passado. O ex-presidente enfatizou a importância de apresentar um projeto alternativo para a cidade, buscando uma abordagem que vá além das fronteiras partidárias. Dialogar com movimentos sociais, lideranças comunitárias e setores produtivos torna-se crucial nesse processo de reconstrução e reaproximação com a população.

Alianças e Articulação Política

Lula destacou a importância de buscar alianças com outras forças políticas de esquerda, reconhecendo que a união desses grupos pode fortalecer a candidatura petista. O governador Rui Costa, do PT, foi apontado como um possível articulador dessa empreitada, elogiado por seu trabalho e visão política. A necessidade de construir pontes e consolidar alianças estratégicas foi ressaltada como uma estratégia fundamental para superar os desafios eleitorais.

Desafios Além de Salvador

É notório que a dificuldade do PT não se restringe apenas à capital baiana, estendendo-se às grandes cidades do estado. A candidatura de Waldenor Pereira, mesmo com o apoio de todos os santos baianos, encontra-se atrás das duas concorrentes. Esse cenário evidencia a complexidade do momento político, demandando uma análise aprofundada sobre os fatores que influenciam a aceitação e rejeição do eleitorado.

A Esperança e a Realidade Política

Apesar das dificuldades, Lula expressou sua esperança de que o PT possa retomar o governo de Salvador. Contudo, foi realista ao reconhecer que essa conquista não será fácil, indicando a necessidade de um esforço conjunto do partido para superar os obstáculos. A busca pela verdade,  deve guiar os passos do PT nesse processo, construindo uma narrativa política transparente e alinhada com os anseios da população.

Considerações Finais

O desafio do PT em Salvador transcende a esfera local, refletindo uma conjuntura política mais ampla. A autocrítica, o diálogo, as alianças e a articulação política emergem como pilares essenciais para a construção de um novo projeto partidário. Que o partido, encontre na medicina política os remédios necessários para curar as feridas do passado e construir um futuro mais promissor para a cidade e seus cidadãos.

 

Urgente: Acusado de assassinar a empresária Gilvanete Nogueira vai a júri popular em fevereiro, em Conquista

O acusado de assassinar a empresária Gilvanete Nogueira, de 51 anos, em Vitória da Conquista, em janeiro de 2021, vai a júri popular em fevereiro do ano que vem. O corpo da vítima foi encontrado em Barra do Choça.

Everton Bruno dos Santos Miranda teria assasinado a empresária porque tinha uma dívida de R$ 15 mil com ela. Ele era dono de um comércio próximo ao de Gilvanete e utilizava o CNPJ da vítima para realizar compras. Ele já havia passado um cheque sem fundos para saldar a dívida.

No dia do seu desaparecimento, Gilvanete disse a uma amiga que iria encontrar um homem que lhe deixa dinheiro e estava apreensiva. Depois disso, não deu mais notícias.

O autor vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Na ocasião, ele não contribuiu com as investigações, conforme informou a Polícia Civil.

Urgente: Acusado de assassinar a empresária Gilvanete Nogueira vai a júri popular em fevereiro, em Conquista

O acusado de assassinar a empresária Gilvanete Nogueira, de 51 anos, em Vitória da Conquista, em janeiro de 2021, vai a júri popular em fevereiro do ano que vem. O corpo da vítima foi encontrado em Barra do Choça.

Everton Bruno dos Santos Miranda teria assasinado a empresária porque tinha uma dívida de R$ 15 mil com ela. Ele era dono de um comércio próximo ao de Gilvanete e utilizava o CNPJ da vítima para realizar compras. Ele já havia passado um cheque sem fundos para saldar a dívida.

No dia do seu desaparecimento, Gilvanete disse a uma amiga que iria encontrar um homem que lhe deixa dinheiro e estava apreensiva. Depois disso, não deu mais notícias.

O autor vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Na ocasião, ele não contribuiu com as investigações, conforme informou a Polícia Civil.

Urgente: Matagal pega fogo e se aproxima do campus da UESB, em Conquista

Uma grande área verde arde em chamas desde a manhã desta quarta-feira (13), nas proximidades do Campus da UESB, em Vitória da Conquista.

As chamas se espalharam com facilidade em razão do calor e do tempo seco, chegando a se aproximar do campus. As equipes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando o dia todo na tentativa de debelar as chamas.

Agora há pouco, imagens recebidas pela nossa Equipe mostram as labaredas altas no local. De longe é possível ver o clarão provocado pelo fogo. O incêndio de grandes proporções está trazendo muita dor de cabeça e apresentando dificuldades de ser combatido.

O reitor da UESB já acionou as equipes para que fiquem de prontidão e evitem que o fogo chegue à Universidade.

Tudo indica que se trata de mais um incêndio criminoso que se espalhou com facilidade pela região de mata.

Urgente: Matagal pega fogo e se aproxima do campus da UESB, em Conquista

Uma grande área verde arde em chamas desde a manhã desta quarta-feira (13), nas proximidades do Campus da UESB, em Vitória da Conquista.

As chamas se espalharam com facilidade em razão do calor e do tempo seco, chegando a se aproximar do campus. As equipes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando o dia todo na tentativa de debelar as chamas.

Agora há pouco, imagens recebidas pela nossa Equipe mostram as labaredas altas no local. De longe é possível ver o clarão provocado pelo fogo. O incêndio de grandes proporções está trazendo muita dor de cabeça e apresentando dificuldades de ser combatido.

O reitor da UESB já acionou as equipes para que fiquem de prontidão e evitem que o fogo chegue à Universidade.

Tudo indica que se trata de mais um incêndio criminoso que se espalhou com facilidade pela região de mata.

PIS/Pasep em 2024: veja datas de pagamento

 

O calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2024 foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) em reunião nesta quarta-feira (13).

As liberações de valores no ano que vem começam em fevereiro e vão até o final de dezembro.

O conselho, que reúne representantes de trabalhadores, empregadores e do governo federal, aprovou as datas sugeridas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por unanimidade, como tem feito há alguns anos.

 

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PIS EM 2024

Nascidos em Recebem a partir de Data final de pagamento
Janeiro 15/02/2024 27/12/2024
Fevereiro 15/03/2024 27/12/2024
Março e abril 15/04/2024 27/12/2024
Maio e junho 15/05/2024 27/12/2024
Julho e agosto 17/06/2024 27/12/2024
Setembro e outubro 15/07/2024 27/12/2024
Novembro e dezembro 15/08/2024 27/12/2024

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PASEP em 2024

Final da inscrição Recebem a partir de Data final de pagamento
0 15/02/2024 27/12/2024
1 15/03/2024 27/12/2024
2 e 3 15/04/2024 27/12/2024
4 e 5 15/05/2024 27/12/2024
6 e 7 17/06/2024 27/12/2024
8 15/07/2024 27/12/2024
9 15/08/2024 27/12/2024

Para trabalhadores da iniciativa privada que recebem o PIS (Programa de Integração Social), o pagamento do abono leva em consideração o mês do aniversário.

O dinheiro é liberado automaticamente para quem é cliente da Caixa Econômica Federal.

O pagamento do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), devido a profissionais de órgãos públicos que se encaixam nas regras do programa, é liberado no Banco do Brasil —para esses casos o dinheiro é pago conforme o número final de inscrição.

QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL EM 2024

O abono do PIS que será pago pela Caixa em 2024 é destinado a profissionais que trabalharam com carteira assinada em 2022.

O do Pasep, pago pelo Banco do Brasil, é devido a servidores federais, estaduais e municipais que se encaixam nas regras do programa e também usa como referência o trabalho exercido em 2022.

Para ter direito ao abono de até um salário mínimo é preciso:
– Estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– Ter trabalhado formalmente no mínimo 30 dias no ano de 2022;
– Ter recebido, no ano de referência (2022), média mensal de até dois salários mínimos;
– O empregador precisa ter informado corretamente os dados do funcionário na Rais (Relatório Anual de Informações Sociais) do ano-base

 

PIS/Pasep em 2024: veja datas de pagamento

 

O calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2024 foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) em reunião nesta quarta-feira (13).

As liberações de valores no ano que vem começam em fevereiro e vão até o final de dezembro.

O conselho, que reúne representantes de trabalhadores, empregadores e do governo federal, aprovou as datas sugeridas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por unanimidade, como tem feito há alguns anos.

 

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PIS EM 2024

Nascidos em Recebem a partir de Data final de pagamento
Janeiro 15/02/2024 27/12/2024
Fevereiro 15/03/2024 27/12/2024
Março e abril 15/04/2024 27/12/2024
Maio e junho 15/05/2024 27/12/2024
Julho e agosto 17/06/2024 27/12/2024
Setembro e outubro 15/07/2024 27/12/2024
Novembro e dezembro 15/08/2024 27/12/2024

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PASEP em 2024

Final da inscrição Recebem a partir de Data final de pagamento
0 15/02/2024 27/12/2024
1 15/03/2024 27/12/2024
2 e 3 15/04/2024 27/12/2024
4 e 5 15/05/2024 27/12/2024
6 e 7 17/06/2024 27/12/2024
8 15/07/2024 27/12/2024
9 15/08/2024 27/12/2024

Para trabalhadores da iniciativa privada que recebem o PIS (Programa de Integração Social), o pagamento do abono leva em consideração o mês do aniversário.

O dinheiro é liberado automaticamente para quem é cliente da Caixa Econômica Federal.

O pagamento do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), devido a profissionais de órgãos públicos que se encaixam nas regras do programa, é liberado no Banco do Brasil —para esses casos o dinheiro é pago conforme o número final de inscrição.

QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL EM 2024

O abono do PIS que será pago pela Caixa em 2024 é destinado a profissionais que trabalharam com carteira assinada em 2022.

O do Pasep, pago pelo Banco do Brasil, é devido a servidores federais, estaduais e municipais que se encaixam nas regras do programa e também usa como referência o trabalho exercido em 2022.

Para ter direito ao abono de até um salário mínimo é preciso:
– Estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– Ter trabalhado formalmente no mínimo 30 dias no ano de 2022;
– Ter recebido, no ano de referência (2022), média mensal de até dois salários mínimos;
– O empregador precisa ter informado corretamente os dados do funcionário na Rais (Relatório Anual de Informações Sociais) do ano-base

 

Novo cálculo: salário mínimo a partir de janeiro; saiba tudo o que muda

O salário mínimo de 2024 deve ser de ao menos R$ 1.412, segundo perspectivas do mercado financeiro, que consideram a inflação de 12 meses acumulada até novembro, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça (12). O valor atual é de R$ 1.320.

O valor final do salário mínimo, que também é o piso de benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ainda precisa ser oficializado pelo governo para começar a valer e vai servir de base para outros indicadores econômicos.

Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, diz que os cálculos para chegar ao salário mínimo de 2024 levaram em conta a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 12 meses até novembro, que ficou em 3,85%.

Para chegar ao valor final, é preciso considerar também a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, ou seja, de 2022, que ficou em 3%. Com isso, o mínimo seria de R$ 1.411,95, mas foi arredondado para R$ 1.412.

No PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), o governo previu o salário mínimo no valor de R$ 1.413, por utilizar uma estimativa de inflação de 3,9%, que não se confirmou.

O efeito fiscal sobre as despesas indexadas ao piso nacional será de R$ 35 bilhões no ano, segundo Salto. O economista diz que a nova lei do salário mínimo determina como base a inflação de 12 meses até novembro do ano anterior. O governo pode dar reajuste maior, mas não menor.

Para Salto, ter uma política de valorização do salário mínimo é um ponto positivo para a organização fiscal do país, “porque dá previsibilidade”, mas seria necessário discutir “algo relacionado à evolução da produtividade”.

“Seria importante também desvincular política social de política de salário mínimo, mas não vejo espaço para essa discussão agora. É um debate estrutural fundamental, ao lado de muitos outros”, afirma.

 

O QUE MUDA COM O NOVO SALÁRIO MÍNIMO

1 – APOSENTADORIAS, PENSÕES, AUXÍLIOS E BPC

Os benefícios previdenciários no valor de um salário mínimo devem subir de R$ 1.320 para pelo menos R$ 1.412, caso o valor seja confirmado pelo governo, a partir do pagamento referente à competência de janeiro, que é paga no final do mês. Quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) também terá o reajuste.

2 – ATRASADOS DO INSS

As ações iniciadas nos JEFs (Juizados Especiais Federais) são limitadas a 60 salários mínimos. Quando o salário mínimo sobe, o valor máximo para esse tipo de processo também tem reajuste.

Se o novo salário mínimo for confirmado em R$ 1.412, poderão entrar com ação nos JEFs em 2024 segurados cujo valor total do processo seja de até R$ 84.720.

Neste ano, o valor está em R$ 79,2 mil. Essas ações são chamadas de RPVs (Requisições de Pequeno Valor).

Têm direito de receber por RPV segurados que iniciaram ações de concessão ou revisão do benefício previdenciário no JEF com causa de até 60 salários.

São devidos atrasados de até cinco anos anteriores ao pedido de revisão, mais o tempo de espera até receber o aumento, se houver direito.

O pagamento é feito em até dois meses após a ordem do juiz para quitar os valores, quando o processo chega totalmente ao final.

3 – ABONO DO PIS/PASEP

O abono do PIS/Pasep é pago a trabalhadores que, no ano-base, tiveram atividade profissional com carteira assinada ou como servidores recebendo até dois salários mínimos.

É preciso estar inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

O valor pago varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base. Quem trabalhou 12 meses, por exemplo, recebe o salário mínimo, que em 2024 poderá ser de R$ 1.412.

4 – SEGURO-DESEMPREGO

O reajuste do salário mínimo altera também o valor mínimo do seguro-desemprego em 2024, que pode subir de R$ 1.320 para R$ 1.412.

O benefício é liberado conforme uma fórmula que considera a média dos três salários anteriores à demissão. São três faixas de renda possível, sendo que a menor delas é o salário mínimo.

5 – CAUSAS NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

Quem vai entrar com ação no Juizado Especial Cível, antigo Juizado de Pequenas Causas, também terá alteração no valor-limite da ação, que é de até 40 salários mínimos. Atualmente, esse total está em R$ 52,8 mil e pode ir para R$ 56.480.

As causas de até 20 salários, que permitem acionar a Justiça sem advogado, podem subir para R$ 28.240.

Novo cálculo: salário mínimo a partir de janeiro; saiba tudo o que muda

O salário mínimo de 2024 deve ser de ao menos R$ 1.412, segundo perspectivas do mercado financeiro, que consideram a inflação de 12 meses acumulada até novembro, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça (12). O valor atual é de R$ 1.320.

O valor final do salário mínimo, que também é o piso de benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ainda precisa ser oficializado pelo governo para começar a valer e vai servir de base para outros indicadores econômicos.

Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, diz que os cálculos para chegar ao salário mínimo de 2024 levaram em conta a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 12 meses até novembro, que ficou em 3,85%.

Para chegar ao valor final, é preciso considerar também a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, ou seja, de 2022, que ficou em 3%. Com isso, o mínimo seria de R$ 1.411,95, mas foi arredondado para R$ 1.412.

No PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), o governo previu o salário mínimo no valor de R$ 1.413, por utilizar uma estimativa de inflação de 3,9%, que não se confirmou.

O efeito fiscal sobre as despesas indexadas ao piso nacional será de R$ 35 bilhões no ano, segundo Salto. O economista diz que a nova lei do salário mínimo determina como base a inflação de 12 meses até novembro do ano anterior. O governo pode dar reajuste maior, mas não menor.

Para Salto, ter uma política de valorização do salário mínimo é um ponto positivo para a organização fiscal do país, “porque dá previsibilidade”, mas seria necessário discutir “algo relacionado à evolução da produtividade”.

“Seria importante também desvincular política social de política de salário mínimo, mas não vejo espaço para essa discussão agora. É um debate estrutural fundamental, ao lado de muitos outros”, afirma.

 

O QUE MUDA COM O NOVO SALÁRIO MÍNIMO

1 – APOSENTADORIAS, PENSÕES, AUXÍLIOS E BPC

Os benefícios previdenciários no valor de um salário mínimo devem subir de R$ 1.320 para pelo menos R$ 1.412, caso o valor seja confirmado pelo governo, a partir do pagamento referente à competência de janeiro, que é paga no final do mês. Quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) também terá o reajuste.

2 – ATRASADOS DO INSS

As ações iniciadas nos JEFs (Juizados Especiais Federais) são limitadas a 60 salários mínimos. Quando o salário mínimo sobe, o valor máximo para esse tipo de processo também tem reajuste.

Se o novo salário mínimo for confirmado em R$ 1.412, poderão entrar com ação nos JEFs em 2024 segurados cujo valor total do processo seja de até R$ 84.720.

Neste ano, o valor está em R$ 79,2 mil. Essas ações são chamadas de RPVs (Requisições de Pequeno Valor).

Têm direito de receber por RPV segurados que iniciaram ações de concessão ou revisão do benefício previdenciário no JEF com causa de até 60 salários.

São devidos atrasados de até cinco anos anteriores ao pedido de revisão, mais o tempo de espera até receber o aumento, se houver direito.

O pagamento é feito em até dois meses após a ordem do juiz para quitar os valores, quando o processo chega totalmente ao final.

3 – ABONO DO PIS/PASEP

O abono do PIS/Pasep é pago a trabalhadores que, no ano-base, tiveram atividade profissional com carteira assinada ou como servidores recebendo até dois salários mínimos.

É preciso estar inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

O valor pago varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base. Quem trabalhou 12 meses, por exemplo, recebe o salário mínimo, que em 2024 poderá ser de R$ 1.412.

4 – SEGURO-DESEMPREGO

O reajuste do salário mínimo altera também o valor mínimo do seguro-desemprego em 2024, que pode subir de R$ 1.320 para R$ 1.412.

O benefício é liberado conforme uma fórmula que considera a média dos três salários anteriores à demissão. São três faixas de renda possível, sendo que a menor delas é o salário mínimo.

5 – CAUSAS NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

Quem vai entrar com ação no Juizado Especial Cível, antigo Juizado de Pequenas Causas, também terá alteração no valor-limite da ação, que é de até 40 salários mínimos. Atualmente, esse total está em R$ 52,8 mil e pode ir para R$ 56.480.

As causas de até 20 salários, que permitem acionar a Justiça sem advogado, podem subir para R$ 28.240.